PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS
Guarulhos, Viracopos e Brasília serão privatizados
O governo anunciou que entregará à iniciativa privada a administração dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). A presidente Dilma Rousseff afirmou que o edital de licitação sairá até dezembro.
Atualmente, esses três aeroportos registram movimento de 43,7 milhões de passageiros por ano. As concessões serão feitas via Sociedades de Propósito Específico (SPE), a serem constituídas por investidores privados, com participação de até 49% da Infraero. Na prática, a medida tira poder da estatal na gestão de aeroportos considerados estratégicos. Dilma estava insatisfeita com o modelo de gestão da Infraero e julgava que não estava dando conta da demanda.
Na reunião com governadores e prefeitos, Dilma afirmou que, com esse novo modelo, a Infraero vai ser tornar mais “atrativa’’ para uma futura abertura de capital.
– É mais fácil abrir o capital da Infraero depois de ela tomar um choque de competitividade – disse a presidente.
Segundo o ministro dos Esportes, Orlando Silva, será permitido que empresas aéreas brasileiras e estrangeiras participem da licitação:
– Isso vai trazer capacidade operacional e tecnologia, além de agilidade em obras.
Os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais, são os próximos na lista de privatizações do governo, anunciou Silva. O Salgado Filho, em Porto Alegre, está de fora da lista de privatizações.
Conforme o prefeito José Fortunati, que buscava na reunião com Dilma respostas para a lentidão na ampliação do terminal, o governo federal garantiu acelerar, daqui para frente, o processo – no entanto, o assunto não foi discutido em detalhes ontem. O aeroporto de Porto Alegre deverá receber R$ 335 milhões para a ampliação do terminal de passageiros, além da extensão da pista e da instalação de um equipamento antineblina.
VOO RIO-PARIS
Pai de vítima vai desenvolver sensor
Pai de uma das vítimas do voo 447 da Air France, o professor Renato Cotta é um dos coordenadores de laboratório anunciado ontem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para o desenvolvimento de sensores de velocidade mais seguros para as aeronaves.
A pane no equipamento, conhecido como pitot, foi apontada pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês) como ponto de partida para a série de eventos que levaram à queda da aeronave.
Ontem, fez dois anos da queda do Airbus que seguia do Rio para Paris.
ALLENDE EXUMADO
Investigação põe em dúvida suicídio
Reportagem de TV contradiz versão oficial de suicídio do ex-presidente chileno Salvador Allende e é duramente criticada
O presidente socialista chileno Salvador Allende pode ter sido assassinado, segundo material revelado pela TV estatal, que contradiz a versão oficial de suicídio divulgada pela ditadura do general Augusto Pinochet e adotada até por socialistas como prova de um certo heroísmo do líder deposto. O programa “Informe Especial”, da Televisão Nacional, exibiu na noite de segunda-feira relatório feito pela Promotoria Militar do Chile com os testes de balística, as impressões digitais na arma, testemunhos e necropsia elaborada no mesmo dia em que Allende morreu, durante o golpe de 11 de setembro de 1973.
O legista uruguaio Hugo Rodríguez analisou os registros e concluiu: Allende foi atingido por duas balas – uma de guerra e outra de menor calibre. O documento que serviu de base para a análise foi encontrado em uma casa demolida no ano passado em Vitacura, onde morou o coronel José Horacio Ritz Undurraga, que havia sido relator da Corte Marcial. As conclusões de Rodríguez coincidem com o relatório do legista chileno Luis Ravanal, de 2008, que comparou a necropsia dos militares com perícias policiais e, com isso, chegou à conclusão de que houve dois disparos.
O uruguaio explicou que o fragmento ósseo descrito na necropsia oficial, onde haveria o orifício pelo qual saiu uma das balas, é “chave” para esclarecer a morte de Allende, mas é possível que esse fragmento tenha se perdido durante uma exumação noturna, sem peritos, quando os ossos de Allende foram transferidos a um caixão menor. Allende foi enterrado de forma semiclandestina em 12 de setembro de 1973, no balneário de Viña del Mar, e exumado em 1990, após a restauração da democracia, e o corpo transferido para Santiago, onde recebeu honras de chefe de Estado. Rodríguez afirma que as novas conclusões reforçariam a tese do assassinato de Allende. E foi além: na veste de gola alta usada pelo presidente ou até mesmo no seu peito não foram encontrados vestígios de sangue.
– O buraco de bala era grande. O fato de não haver sangue é contra a lógica – acrescentou o legista, que acredita que Allende recebeu a segunda bala já morto, não mais de pé.
A senadora Isabel Allende, filha do político, criticou duramente a reportagem da TV, afirmando que não apresentou nenhuma novidade e que foi uma falta de respeito à investigação sobre a morte do ex-presidente.
Santiago
DO LEITOR
Hino Nacional
O polêmico vídeo de soldados de Dom Pedrito dançando o Hino Nacional em versão funk provocou comentários de 13 leitores que enviaram e-mails à Redação. Entre eles, Magda Regina Leite Machado da Luz, para quem “bem pior que desrespeitar um símbolo do país é roubar e humilhar seu povo, não lhe oferecer educação, saúde e segurança, usar o dinheiro dos impostos para pagar mordomias e corruptos”.
Aristeu Romagna entende que “é melhor ver o brasileiro cantando o Hino Nacional em qualquer ritmo do que não vê-lo cantar em ritmo nenhum”.
Marcelo Regius Gomes Bastos considerou a repercussão “desproporcional” e destacou que seria melhor voltar a atenção para “acontecimentos que realmente dizem respeito à vida da população”. O mesmo pensamento foi compartilhado por Paloma Martinez Gularte Schultz.
Odemir Jose Rigo pensa que a brincadeira, “ingênua e de mau gosto”, foi fruto de um “momento de descontração após uma penosa jornada de trabalho”, enquanto João Marcondes Vargas Trindade questionou:
– Foi um ato antipatriótico desses jovens ou um reflexo da atual sociedade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário