Pesquisar

sexta-feira, 17 de junho de 2011

17 de junho 2011 - DIÁRIO DO NORDESTE - CE


AEROPORTO PINTO MARTINS
Queda de placa fere 2 pessoas
Incidente expõe as demais fragilidades estruturais do local que dará suporte para a Copa do Mundo de 2014

Parte da armação de ferro do teto do Aeroporto Internacional Pinto Martins caiu, ontem de manhã, deixando duas pessoas feridas. Uma placa metálica se deslocou de uma altura de cerca de cinco metros, atingindo o representante comercial Alexandre Magalhães e a sua cunhada, Nicéa Paula, que estavam no desembarque. O novo terminal de passageiros foi inaugurado há 13 anos, mas já sofre com problemas estruturais. Funcionários relatam que quedas no abastecimento elétrico, danificação de ar-condicionado, escada rolante e elevador, goteiras e mosquitos são constantes.
Com cortes no nariz e reclamando de dor de cabeça, Magalhães criticou a falta de manutenção, o que pode comprometer a funcionalidade de um dos principais equipamentos de suporte para a Copa do Mundo de 2014. "Os danos só não foram piores, pois o movimento ainda estava pequeno. O aeroporto precisa de melhorias urgentes", disse o representante comercial, temendo a vida do filho, de apenas 11 meses, que estava no colo da esposa e, por pouco, não foi atingido. O desabamento parece ser apenas a ponta do iceberg. Turistas e funcionários relataram a queda de energia por mais de uma hora durante a manhã de ontem e o não funcionamento de uma das escadas rolantes, parada há dias.
O funcionário de uma locadora de carros, Dário Teixeira, viu o exato momento do acidente. Um grande estrondo, segundo ele, assustou todo mundo. Ele ressalta que o local não está mais suportando a grande demanda de viagens. "O prédio é novo, não deveria estar tão ruim assim. Desse jeito, não vamos conseguir receber bem os turistas que devem chegar no próximo mês, na alta estação", frisa. Durante o mês de maio, mais de 432 mil passageiros passaram pelo aeroporto.

Explicações
A assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) lamentou a queda de parte da estrutura do teto, mas informou ter prestado socorro médico aos feridos. A empresa prometeu, ainda, fazer revisão completa da estrutura e isolou a área para proteção dos transeuntes.
Sobre as quedas de energia, a Infraero confirmou que, entre 8h e 9h30min de ontem, o local funcionou à base de geradores por conta de reparos programados. A escada rolante voltará a funcionar no fim de semana, segundo a assessoria.


AEROPORTO
Histórico

O aeroporto teve suas origens na pista do Alto da Balança, construída na década de 1930 e utilizada até 2000 pelo Aeroclube do Ceará. Em 1952, o local ganhou o nome de Pinto Martins. O primeiro terminal de passageiros e o pátio de aeronaves foram construídos em 1966. O aeroporto recebeu novo e moderno terminal com 32 mil metros quadrados, inaugurado em 1998.
IVNA GIRÃO - REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário