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segunda-feira, 20 de junho de 2011

20 de junho 2011 - JORNAL DO COMMERCIO


ACIDENTE
Licença de piloto vencida há seis anos
Helicóptero pilotado pelo empresário Marcelo de Almeida caiu sexta, matando 4 pessoas. Três estão desaparecidas

Mário Bittencourt
Agência A Tarde

SALVADOR – A Força Aérea Brasileira (FAB) informou ontem que abrirá procedimento investigatório para saber como o piloto do helicóptero de que caiu em Trancoso, distrito de Porto Seguro, a 709 km de Salvador, extremo sul da Bahia, na noite de sexta-feira, Marcelo Mattoso de Almeida atuava sem licença de voo há seis anos. A irregularidade foi constatada pela reportagem no site da Agência de Aviação Civil (Anac).
Sete pessoas, sendo duas crianças, estavam na aeronave. Três corpos foram encontrados ainda na sexta. Uma pessoa foi salva, mas morreu no hospital ainda no sábado. Outras três – inclusive o piloto – ainda continuavam desaparecidas, informou o Corpo de Bombeiros de Porto Seguro.
A Anac informou que só se manifestará após o fim das apurações do acidente, a cargo do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2), com sede no Recife. O site da Anac, no setor de consulta de licenças, aponta que Almeida está com todas as quatro licenças de voo vencidas.
A licença do helicóptero que caiu, de prefixo PR-OMO, é a H350, que venceu em junho de 2005. Pelo site, é possível constatar ainda que o certificado de capacidade física de Marcelo está inválido desde agosto de 2006. As outras licenças que ele tinha pra voar são de aeronaves dos modelos BH06, (vencida em outubro de 2004), EC30 (dezembro de 2006) e RHBS (desde julho de 2005).
Toda vez que um piloto apresenta um plano de vôo tem de ser checada a situação da sua licença de pilotagem, cujo código é informado junto com o plano. “Talvez ele tenha informado algum código diferente. É uma situação que, sem dúvida, vai ser investigada e qualquer juízo de valor agora é precipitação”, declarou um tenente da assessoria da FAB, que preferiu não ter seu nome relevado.
A Marinha divulgou ontem à noite a informação de que um barco pesqueiro teria localizado o helicóptero. Lanchas e mergulhadores noturnos foram enviados ao local para checar a informação.
Ontem, as buscas passaram a ser feitas também com ajuda de um navio varredor, que possui um sonar de varredura capaz de identificar objetos no fundo do mar.
Além de Almeida, ainda não foram encontrados a empresária Jordana Kfouri Cavendish e Mariana Noleto, namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador do Rio, Sérgio Cabral. Pai e filho ficaram o fim de semana em Porto Seguro e permanecerão mais dias na cidade, segundo informou a assessoria de imprensa do governador.


Polícia do Rio ocupa Morro da Mangueira

RIO – Quando os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entraram nos blindados da Marinha, perto das 6h, para instalar a 18ª Unidade de Polícia Pacificadora, na Mangueira, a Polícia Federal sabia que nenhum chefe do tráfico estaria no morro.
Ao fechar o chamado cinturão de segurança em torno do Maracanã, na Zona Norte do Rio, a Secretaria Estadual de Segurança Pública reforça o modelo de retomar territórios, mas não prender os líderes do tráfico.
Nas áreas de oito UPPs instaladas no raio de dois quilômetros do estádio, palco de jogos da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos de 2016, cinco traficantes da região ainda estão foragidos.
“Ontem, um território foi devolvido para cerca de 20 mil pessoas. É preciso pensar que a saída dos traficantes deste território os deixa vulneráveis. Nós preferimos mil vezes isso”, afirma o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame.
Durante a ocupação, um helicóptero da Polícia Militar jogou sobre a comunidade panfletos com os nomes e fotos de foragidos. A prática, comum em ações do Exército, é uma tentativa de conquistar a comunidade.
De acordo com policiais civis, militares e federais, os traficantes deixaram a Mangueira nas últimas duas semanas. Com o anúncio prévio da instalação da UPP, levaram drogas e armas.

CLÁUDIO HUMBERTO

Uns com tanto...
O ministério da defesa busca patrocínio de empresas privadas para um livro sobre a FEB na 2ª Guerra na Itália, enquanto o ministério da Cultura aprova quase R$ 2 milhões para blog de Maria Bethânia e para show e CD de Bebel Gilberto, sobrinha da ministra Ana de Hollanda.

Pensando bem...
... sigilo eterno começou com a consultoria de Palocci e terminou com a licitação das obras da Copa.

Vou de busão
Usuários do aeroporto internacional do Galeão, no Rio, invejam a rodoviária de Estocolmo, exibida no Jornal Nacional, há dias. Além de melhor, é movida a oxigênio dos passageiros. Sem Copa do Mundo de 2014.


CONCURSOS
Oportunidade para marítimos
SELEÇÃO Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante estão com 386 vagas abertas. Participantes têm emprego garantido

Raissa Ebrahim

O mercado de trabalho brasileiro está de portas abertas para os marítimos, em todos os níveis. Os cargos têm atraído muita gente, porque, atualmente, quem se forma na área consegue sair do curso de especialização com emprego garantido em uma das inúmeras empresas de transporte de cargas do País. Este mês, a Diretoria de Portos e Costas lançou o edital anual para o processo seletivo de admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomms) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro (RJ), e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA). Ao todo, são 386 vagas, sendo 238 para o Ciaga e 148 para o Ciaba. A seleção, que é de âmbito nacional, está aberta para ambos os sexos. Vinte e duas cidades brasileiras funcionarão como locais de prova, incluindo o Recife.
De acordo com os planos da Transpetro, subsidiária da Petrobras, a expectativa é contratar cerca de 1.700 pessoas na área até 2013. A exploração e a produção de petróleo, assim como as descobertas dos campos de pré-sal, naturalmente demandam a operação de mais navios, sondas, plataformas e embarcações de apoio. Suape, por exemplo, tem sido apontado como o responsável pelo renascimento da indústria naval no Nordeste.
O processo seletivo para entrar na Efomm é composto de duas etapas. A básica é composta por exames de conhecimento, com provas de português, inglês, redação, matemática e física. Já a etapa complementar compreende reunião para instruções, exame psicológico, inspeção de saúde, teste de suficiência física e período de adaptação.
É importante esclarecer que a seleção não é um concurso público para provimento de empregos ou ingresso nas Forças Armadas, e sim um processo para admissão às escolas de formação, que têm como propósito habilitar o profissional a exercer as funções inerentes ao oficial de náutica ou de máquinas, em empresas da iniciativa privada, especialmente as navegação.
Os cursos de náutica são destinados a formar o segundo oficial de náutica, a quem compete o gerenciamento e a operação dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações do navio. Já os curso de máquinas tem por objetivo formar o segundo oficial de máquinas, que terá como responsabilidade o gerenciamento e a operação das instalações e equipamentos de máquinas do navio.
Os cursos constituem-se de dois períodos: um acadêmico, de seis semestres letivos de duração, realizado no Ciaga ou Ciaba, em regime de internato, com saídas permitidas somente nos fins de semana, feriados e nas férias escolares, e um Período de Estágio de Praticagem (Prest), com a duração mínima de seis meses (para o curso de máquinas) e 12 meses (para o curso de náutica), quando o aluno será embarcado em navios mercantes e terá a oportunidade de praticar, de forma supervisionada, os conhecimentos adquiridos. A opção para o curso de náutica ou de máquinas só é feita ao término do segundo semestre do primeiro ano letivo, obedecendo rigorosamente ao critério de classificação.
Simultaneamente ao curso realizado pela Marinha Mercante, o aluno será também matriculado, mesmo que já tenha prestado o Serviço Militar, no curso do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (Nform), na condição de aluno do Órgão de Formação de Oficiais da Reserva.


Inscrições vão até 3 de julho

Quem estiver interessado em concorrer a uma das vagas disponíveis para ingressar na Efomm este ano tem até o próximo dia 3 de julho para se inscrever, através dos sites www.ciaga.mar.mil.br ou www.ciaba.mar.mil.br, dependendo do local escolhido, se o Rio de Janeiro ou Belém. A taxa custa R$ 50 e o exame de conhecimentos está marcado para 14 de agosto.
É preciso ficar atento aos pré-requisitos: o candidato deve ser solteiro, não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos, ter entre 17 e 23 anos de idade no dia 30 de janeiro de 2012 e ter concluído, com aproveitamento, o curso de ensino médio ou equivalente até o ato da pré-matrícula.
Durante o período de estágio de praticagem, na condição de praticantes-alunos, recebem auxílio financeiro. Dentre as vantagens de quem é selecionado, estão também a gratuidade dos cursos, sendo oferecidas ainda algumas facilidades como alojamento, uniforme, alimentação, roupa de cama e assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa.
Em relação à formação, após o período de estágio de praticagem, o aluno será declarado oficial da Marinha Mercante e bacharel em ciências náuticas, já que o curso é legalmente reconhecido como de graduação em nível superior. Os salários podem ultrapassar R$ 8 mil depois da formação.
Dentre as inúmeras cidades selecionadas no Nordeste para abrir os exames, está o Recife. Quem quiser tirar dúvidas ou obter mais informações pode se dirigir ou ligar para a Capitania dos Portos de Pernambuco, que fica na Rua São Jorge, nº 25, no Recife Antigo. O telefone é (81) 3424-7111.


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