Pesquisar

segunda-feira, 20 de junho de 2011

19 de junho 2011 - JORNAL DO BRASIL


SEGURANÇA PÚBLICA
Começa ocupação policial no Morro da Mangueira

O Morro da Mangueira já está sendo ocupado por cerca de 700 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque, e de outros batalhões, além de unidades da Marinha e Exército, para a instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Seis blindados da Marinha deram início à retomada da comunidade. Quatro helicópteros auxiliam na ação. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e a chefe da Polícia Civil, delegada Marta Rocha, acompanham a operação. Não houve troca de tiros com traficantes.
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, a implantação da nova UPP beneficiará direta ou indiretamente cerca de 300 mil pessoas.
A nova unidade fecha o cinturão de segurança do Maciço da Tijuca, que compreende também as comunidades dos morros do Turano, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João, todas próximas ao Maracanã e Maracanãzinho, dois dos principais equipamentos esportivos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Com o fechamento deste cinturão, o trajeto até o complexo esportivo poderá ser feito desde a Zona Sul, passando pelo Centro da cidade, sem que se passe ao lado de favelas dominadas por traficantes.
No dia 19 de maio, o Bope, com o apoio de quatro batalhões, fez uma operação que envolveu 115 policiais militares, abrindo caminho para a ofensiva contra o tráfico.  A incursão resultou na apreensão de drogas e a descoberta de um túnel de 200 metros, com revestimento e iluminação para abrigar traficantes. A mobilização foi ordenada pelo comando-geral da PM e faz parte da estratégia de enfraquecimento do tráfico.

Alemão e Penha terão UPPs até o fim do ano
A Secretaria de Segurança já implantou 17 UPPs, além da ocupação dos complexos do Alemão e da Penha, que devem ganhar nove unidades até o fim do ano. As 17 UPPs instaladas são: Santa Marta, em Botafogo; Cidade de Deus, em Jacarepaguá; Batan, em Realengo; Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme; Pavão-Pavãozinho/ Cantagalo, em Copacabana/Ipanema; Ladeira dos Tabajaras/Cabritos, em Copacabana; Providência, na Zona Portuária; Fallet/Fogueteiro, em Santa Teresa; Prazeres/Escondidinho, em Santa Teresa; São Carlos/Mineira, no Estácio; Turano, no Rio Comprido; Salgueiro, Formiga, Andaraí e Borel, na Tijuca: Macacos, em Vila Isabel; e São João/Matriz, no Engenho Novo.


Blindados e helicópteros são usados na ocupação da Mangueira

A ocupação no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio,  é coordenada pela Secretaria de Segurança, pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, com apoio da Marinha do Brasil (Corpo de Fuzileiros Navais), da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros, da Defensoria Pública do estado e da Prefeitura do Rio. Exército e Força Aérea Brasileira também apoiam a operação.
Seis blindados da Marinha entraram na comunidade, auxiliados por quatro helicópteros. Policiais do Bope inspecionam as ruas da Mangueira. No alto da favela, na localidade conhecida como Caixa D'água, uma bandeira do Brasil será colocada ainda hoje.
O Bope entrou na favela pela localidade conhecida como Buraco Quente, onde funcionava uma boca de fumo. Pela primeira vez, a polícia usa rádios com GPS. A movimentação dos agentes é acompanhada por equipes num centro de operações que foi montado na 111ª Cia. de Apoio de Material Bélico, próximo ao local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário