Pesquisar

quinta-feira, 9 de junho de 2011

09 de junho 2011 - FOLHA DE BOA VISTA


ENCHENTES EM RR
Marinha e Exército anunciam ajuda para Roraima enfrentar enchentes
Representantes da Marinha se reúnem com as demais autoridades envolvidas nas ações em Roraima

VANESSA LIMA

A Marinha do Brasil autorizou o envio de um navio de Assistência Hospitalar e outro de Patrulha Fluvial, sediados no Comando da Flotilha do Amazonas, em Manaus, para atender as vítimas do inverno rigoroso que atinge Roraima.
A previsão é de chegada dos navios ao Estado ainda hoje. As duas equipes atenderão as comunidades do Baixo Rio Branco, a maioria isolada pelas águas, e os moradores do Município de Caracaraí, o mais afetado pelas fortes chuvas (veja matéria na página 10A).
O navio de Assistência Hospitalar prestará auxílio médico às famílias atendendo a casos de emergência e outras áreas específicas, como de odontologia. O navio de Patrulha Fluvial prestará socorro às pessoas que estão isoladas, auxiliando assim os trabalhos da Defesa Civil.
O capitão-de-mar-e-guerra dos Portos da Amazônia Ocidental, Odilon Leite de Andrade Neto, que está no Estado desde ontem junto com chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, capitão-de-corveta Renato Ferreira, informou que a Marinha também dará apoio auxiliando à Defesa Civil na orientação quanto à navegação de embarcações nos rios, que registram nível elevado de cheia.
“Viemos verificar a situação de perto. Oficiais irão levantar as condições de navegabilidade entre Caracaraí e Boa Vista para evitar um possível desabastecimento da capital devido ao rompimento das estradas. Em tudo o que nós pudermos ajudar será feito pelo Estado de Roraima”, informou o capitão.
A navegação feita ano passado pelo navio Patrulha Fluvial até Boa Vista servirá como base para os levantamentos. Todo o registro feito da navegação, com os pontos críticos do trecho entre as cidades, foi disponibilizado para a Defesa Civil para que possa ser debatido, caso seja necessário, o trajeto.
Roraima integra a jurisdição da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, da qual fazem parte ainda os estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

PROJETO – Decorrente da Estratégia Nacional de Defesa definida pelo governo federal, no qual a Amazônia Legal foi priorizada, a Marinha do Brasil tem projetos de instalação de unidades em Roraima.
Prevendo a implementação e o crescimento da atuação na Amazônia, serão criadas diversas organizações militares para controlar o fluxo de embarcações em toda a região. São capitanias, delegacias e agências fluviais configuradas por meio de calhas de rio, aumentando assim a segurança de navegação na Amazônia.
No Estado, a intenção é que sejam instaladas pelo menos duas unidades da Marinha: uma em Boa Vista e outra em Caracaraí, as duas sobre as águas do rio Branco. “Esse é um projeto que carece de estudos e levantamento de pessoal, mas já há a intenção”, informou o capitão Odilon Leite.


Exército vai auxiliar vítimas das enchentes em quatro municípios

O Exército Brasileiro definiu ontem estratégias para minimizar os problemas causados pelas cheias dos rios e igarapés, atendendo a solicitação feita pela Defesa Civil. Os militares vão atuar em quatro municípios, onde estradas estão bloqueadas e há dificuldade de transporte de pessoas.
De acordo com o major André Luciano Bittencourt, oficial de Inteligência do Exército, ontem à noite, após a reunião que definiu o planejamento das ações, os militares foram para as regiões, levando todos os equipamentos que serão utilizados no apoio aos desabrigados. Aproximadamente 100 homens estão envolvidos.
Em Caracaraí, militares do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS) utilizarão pequenas embarcações para transportar pessoas de uma margem a outra da rodovia que está interditada e prestará atendimento de saúde.
O mesmo serviço será realizado em Mucajaí, por militares do 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada. Após a ponte dos Macuxi até a entrada do bairro Cidade Santa Cecília, militares também transportarão pessoas em pequenas embarcações de uma ponta a outra da estrada que está interditada e prestarão atendimento médico.
O ponto considerado mais delicado fica no Baixo Rio Branco, em Caracaraí. Lá, militares do 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva desenvolverão atividades em embarcações de maior porte, inclusive com uso de aeronaves do Exército.
Além disso, Pelotões de Fronteira situados em Bonfim, Normandia, Pacaraima e Uiramutã já estão auxiliando moradores de comunidades próximas, com o transporte de moradores e de utensílios de casas alagadas. Os pelotões ainda receberão doações para ao desabrigados e farão a distribuição.
(AT)

08/06/2011

Planejamento apontará necessidades de recursos em RR

O Subcomandante de Ações de Defesa Civil do Amazonas (Subcomadec), Coronel Roberto Rocha, está colaborando no planejamento que apontará as prioridades de recuperação das áreas afetadas pela cheia em Roraima.
Roberto Rocha disse que será com base neste planejamento que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, tomará sua decisão de liberar recursos para ajudar Roraima.
Rocha não quis adiantar os valores estimados que serão necessários para sanaR os estragos causados pela cheia, mas disse que grande parte do volume orçamentário deve ser destinado à recuperação das rodovias que hoje estão comprometidas.
“O ministro Fernando Bezerra chega amanhã [09] a Roraima e analisará o planejamento. Como nós já temos experiência neste assunto, devido à situação que tivemos no Amazonas e Roraima ainda não tem uma defesa civil experiente com mobilização para socorros. Nossa preocupação no momento é no socorro às pessoas”, disse Rocha.
Duas das primeiras ações que deverão ser realizadas no Estado é a atuação da Brigada de Soldados do Exército (150 homens), que deverão atuar como voluntários, e da Patrulha Naval da Marinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário