Pesquisar

segunda-feira, 20 de junho de 2011

20 de junho 2011 - FOLHA DE BOA VISTA


19/06/2011 08h46
Comando Naval da Marinha libera terminal para embarcações regionais

O terminal hidroviário do município de Parintins recebeu autorização da Marinha do Brasil para voltar a operar e receber embarcações de pequeno e médio portes. A reabertura do porto foi comandada pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que vistoriou a reforma e recebeu a ordem de tráfego das mãos do Comandante do 9 Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Carlos Frade.
“Parintins vive hoje um outro ano novo, um ano que começa diferente com a entrega dessa obra”, disse Nascimento. “Estou satisfeito em passar o documento que coloca o porto em operação. Essa liberação é uma garantia de segurança para toda a população da cidade e do estado”, comentou o comandante Frade.
Alfredo Nascimento foi recebido pela população de Parintins, que acompanhou a visita dele às instalações do terminal hidroviário e também ao cais do porto. Em seu discurso, o ministro frisou que a entrega da obra resgata seu compromisso com o povo de Parintins e que em sua nova gestão à frente do Ministério dos Transportes retomou a responsabilidade de implantar e administrar os portos do Amazonas. Segundo o Alfredo, nos próximos dois meses todos os portos do estado serão retomados pelo Ministério.
“O Amazonas me fez um político respeitado e um gestor reconhecido em todo o país. Eu devo ao Amazonas cuidar de nossas obras sem dividir responsabilidade com ninguém”, afirmou. “O meu compromisso é tirar Manaus e o Amazonas do isolamento”.
A reforma do porto de Parintins envolveu o investimento de R$ 9,3 milhões. O custo total do projeto, considerando sua primeira etapa, alcança R$ 25 milhões. Com recursos do Ministério dos Transportes, e reforma foi executada pelo Exército Brasileiro, sob a supervisão da Ahimoc, do DNIT/AM-RR e da Capitania dos Portos. O porto tem capacidade para 2,5 mil toneladas e pode receber até 100 embarcações regionais.
Com a reforma, o terminal passa a contar com salas de embarque e desembarque climatizadas, elevador para portadores de necessidades especiais, área para lojas e restaurantes. Toda a estrutura do terminal foi elevada para evitar dificuldades ou eventuais prejuízos durante a cheia.
O porto possui ainda espaços para a Capitania dos Portos, Juizado Especial, agências bancárias, posto de saúde, espaço para exposições artísticas e para a representação dos bois Garantido e Caprichoso. “Contamos com a parceria de vários órgãos federais, estaduais e municipais para que o porto funcione e atenda toda a população do município” disse o Superintendente da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), Sebastião Reis.
Para marcar a solenidade, Alfredo Nascimento foi homenageado com uma queima de fogos sincronizada com música. Em seguida, os bois Caprichoso e Garantido deram continuidade à festa na ilha, que se prepara para receber milhares de turistas na próxima semana, durante o Festival Folclórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário