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sexta-feira, 17 de junho de 2011

17 de junho 2011 - ESTADO DE MINAS


INFRAESTRUTURA
Exército conclui pontes
Dnit promete liberar amanhã trânsito em travessias provisórias no Rio das Velhas. Reunião define hoje os detalhes da fiscalização na rodovia

Paula Sarapu

Com a finalização da montagem da segunda ponte de estrutura metálica sobre o Rio das Velhas, em Sabará, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve liberar amanhã o trânsito na BR-381. Hoje, uma reunião entre representantes do Dnit, do Exército, responsável pela montagem das pontes, e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que vai controlar o tráfego no local, vai definir os detalhes da operação de abertura. Segundo o departamento, os acessos nas duas margens do rio já estão prontos e as placas de sinalização serão instaladas hoje. Não há um horário marcado para a liberação do trânsito.
A montagem da ponte foi concluída na manhã de ontem, depois de 12 dias de trabalho. Os militares do exército já voltaram para Santa Catarina. A primeira ponte, erguida por soldados do Batalhão Escola de Engenharia do Exército do Rio de Janeiro, ficou pronta no início da semana, mas ainda não está em funcionamento. Neste período, serviu apenas para o trânsito de caminhões da obra de construção da ponte definitiva. De acordo com o chefe da Comunicação Social da 4ª Região Militar do exército, tenente-coronel João Vicente Ferreira, os testes nas duas estruturas foram feitos com guindaste, tratores e viaturas pesadas da corporação. Cerca de 130 militares participaram da montagem das estruturas.
"Está tudo pronto. As pontes estão em condição de funcionar. Faltam as sinalizações, balizamento e iluminação, questões que estão sendo resolvidas pelo Dnit. Manteremos duas equipes no local, uma para fazer a manutenção das estruturas, se necessário, e outra para proteger o material da ponte", explicou o oficial do exército.
Na reunião de hoje, a Polícia Rodoviária Federal vai apresentar um planejamento técnico e operacional. De acordo com o inspetor Aristides Junior, relações-públicas da PRF, o órgão vai apresentar propostas sobre a fiscalização e sugerir o que pode ou não passar pelas pontes. "O policiamento na rodovia é responsabilidade nossa. Fizemos um estudo e vamos definir o que deve ou não ser feito", afirmou.

VELOCIDADE
As peças das pontes são de encaixe e poderão suportar carretas de até 60 toneladas. Veículos pesados vão passar um de cada vez e deverão manter velocidade contínua de 20km/h a 30km/hora, sem frear sobre a estrutura. As pistas metálicas foram montadas entre a passagem de pedestres e as fundações para a construção da ponte definitiva de cimento. Elas estão a cinco metros de altura do leito do rio e os militares farão inspeções diárias nas estruturas.
Desde o dia 20 de abril o trânsito está interrompido na região, por causa de uma possível erosão no fundo do rio, que provocou desnível e rachaduras na antiga ponte de cimento. A nova ponte definitiva e seus acessos serão elevados em um metro de altura, antecipando o projeto de duplicação da rodovia BR-381. A previsão de conclusão da obra é de no máximo seis meses. No futuro, a ponte será uma via de mão única e outra será construída para atender motoristas no sentido contrário.

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