Pesquisar

quinta-feira, 2 de junho de 2011

02 de junho 2011 - JORNAL DO SENADO


AGENDA
02 de junho de 2011

Diretoria da Anac — 9h
A Comissão de Serviços de Infraestrutura analisa, entre outros itens, a indicação de Marcelo Pacheco dos Guaranys para diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


SAÚDE
Rejeitado serviço alternativo para médicos na Amazônia

O projeto (PLS 192/09) do senador Gilvam Borges (PMDB-AP), que propunha a realização do serviço militar ou do serviço alternativo de médicos, farmacêuticos ou dentistas na Amazônia Legal, preferencialmente em municípios com menos de 200 mil habitantes, foi rejeitado pela CAS. Alguns senadores reconheceram o mérito do projeto, mas entenderam não ser essa a solução adequada para a falta de assistência à saúde em certas regiões brasileiras.
Apesar de admitir a existência de municípios sem nenhum médico sequer, a relatora, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), comentou que as Forças Armadas já têm colocado à disposição barcos-assistência, que circulam pelas margens dos rios prestando atendimento à saúde da população.
A CAS também instalou grupo de trabalho para estudar estímulos fiscais à doação de recursos a instituições de combate ao câncer.


MEIO AMBIENTE
Anibal defende equilíbrio no Código Florestal

Para o senador Anibal Diniz (PT-AC), na análise do novo Código Florestal, o Senado deve buscar o equilíbrio para definir proposta que contemple tanto as necessidades de ampliar a produção agrícola — para atender à demanda interna e de exportação — como a manutenção da sustentabilidade e a proteção das florestas, mananciais hídricos e biomas.
Anibal afirmou ainda que a ideia de proteção ao meio ambiente não é nova nem "invencionice de ambientalista" e vem desde os tempos do Império, quando havia regras para a extração de madeira.


AEROPORTOS
Randolfe critica privatização de aeroportos

A decisão do governo de privatizar os aeroportos de Cumbica e Viracopos, em São Paulo e Campinas, e de Brasília, reduzindo a 49% a particpação da Infraero, foi criticada por Randolfe Rodrigues (PSOL-PA).
— Fico assustado quando o governo de Dilma Rouseff começa a tomar decisões cedendo aos interesses do mercado — afirmou.
O senador acredita que o governo devia ter exigido em contrapartida que as empresas privadas assumissem também aeroportos deficitários.
Randolfe protestou também contra a demissão do presidente da Telebrás, Rogério Santanna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário