Pesquisar

terça-feira, 19 de abril de 2011

19 de abril de 2011 - JORNAL DO SENADO


COMISSÕES - CDH
Paim diz que é preciso entender a juventude e propõe debates mensais

Todo o Brasil sofre com a questão da violência no ambiente escolar, disse o presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS).
 No Rio Grande do Sul, foram pegos alunos com armas de fogo dentro da sala de aula. Um deles disse simplesmente que sofreu bullying e estava ali preparado para se defender — lamentou.
O senador destacou que a audiência foi além da questão do desarmamento. Para Paim, "não é saudável transformar a escola em uma prisão, com cercas elétricas e seguranças armados".
 Claro que tem que ter segurança, mas precisamos entender qual é a juventude que estamos construindo no país — afirmou.
Ele também anunciou a intenção de realizar uma reunião por mês, na CDH, para "discutir caminhos e apontar soluções" para os problemas no ambiente escolar.
O senador lembrou ainda a comemoração, ontem, do Dia Nacional do Livro Infantil, "uma oportunidade para lembrar, ponderar e refletir sobre a importância que a leitura pode ter na vida das crianças. Eu diria que a leitura faz a diferença".


PLENÁRIO
Romero Jucá celebra ampliação de aeroporto de Boa Vista

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) anunciou ontem o término da licitação para a construção do terminal de carga do aeroporto de Boa Vista. Segundo o senador, a informação foi dada pelo presidente da Infraero, Gustavo do Vale, que visitou o gabinete de Jucá ontem de manhã. O novo terminal funcionará também como armazém alfandegário para atender às cargas da área de livre comércio de Boa Vista.
Romero Jucá informou que termina nesta sexta-feira o prazo para que as empresas que participam da licitação apresentem eventuais recursos contra o processo. Caso não haja recursos, a ordem de serviço para a construção do terminal deve ser assinada já na próxima semana. A obra, com valor estimado superior a R$ 2 milhões, deve ser concluída em oito meses.
O senador afirmou que vai apresentar requerimentos para sessão conjunta das comissões de Infraestrutura (CI), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), a fim de debater a situação dos aeroportos com o presidente da Infraero e representantes da Secretaria de Aviação Civil e da Anac.
Segundo Romero Jucá, o presidente da Infraero lhe assegurou que o governo já está tomando as providências para que os aeroportos brasileiros melhorem o atendimento aos usuários antes mesmo da Copa do Mundo de 2014.
 Nós não temos que esperar a Copa do Mundo para atender bem à população brasileira. O brasileiro tem o direito de ser bem atendido, independentemente de Copa do Mundo, independentemente de Jogos Olímpicos — disse Jucá.


Alvaro homenageia procurador que fez denúncia do mensalão
Segundo o parlamentar, o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza reafirma que parte relevante dos valores do esquema teve origem em recursos públicos

Alvaro Dias (PSDB-PR) homenageou ontem o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza, que fez a denúncia contra os 38 réus citados no processo do mensalão, como ficou conhecido o escândalo de compra de votos parlamentares durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula. O senador solicitou à Mesa que fosse transcrita a entrevista concedida pelo ex-procurador ao jornal Folha de S.Paulo em que critica a demora da Polícia Federal na investigação do caso e cobra celeridade.
Antonio Fernando de Souza constatou haver elementos suficientes para condenar os 38 réus citados na denúncia do mensalão e reafirma que parte relevante dos valores teve origem em recursos públicos. Indagado sobre o fato de alguns personagens terem retornado ao cenário da política e se esse fato esvaziaria o julgamento, ele rechaçou a hipótese, afirmando que a reabilitação política não pode sugerir que tudo não passou de uma invencionice. Esse fato por si só condena o governo — afirmou o parlamentar.
Alvaro também lamentou a notícia de corte de recursos da Polícia Federal. Ele salientou que o corte ocorre justamente num momento de grande comoção com os assassinatos de estudantes em uma escola do Rio de Janeiro, e quando o Senado discute a hipótese de realização de um plebiscito sobre o comércio de armas.
O senador disse que a violência nos grandes centros urbanos começa na chamada tríplice fronteira, por onde entra a maior parte do contrabando de armas e do tráfico de drogas. Observou que o governo anuncia recursos bilionários para a Copa, o trem-bala e as Olimpíadas, mas corta os recursos para o combate ao tráfico e ao contrabando de armas.
 O Ipea afirma que dez dos aeroportos das cidades onde teremos sedes e subsedes da Copa do Mundo não estarão em condições ideais por ocasião do evento — disse o senador.

fonte; jornal do senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário