Pesquisar

quinta-feira, 7 de abril de 2011

07 de abril de 2011 - JORNAL DO COMMERCIO


VOO 447
MP receberá relatório de buscas ao voo 447

Wagner Sarmento

O procurador da República em Pernambuco Anderson Vágner Gois dos Santos, que realiza uma investigação paralela sobre o acidente com o voo 447, receberá do Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil da França (BEA), órgão que faz a apuração oficial, uma cópia do relatório sobre a quarta fase de buscas pelas caixas-pretas.
Ainda em andamento, esta etapa já resultou na localização de destroços e restos mortais a quase 4 mil metros de profundidade no Oceano Atlântico. A queda da aeronave ocorreu em 31 de maio de 2009, na rota entre o Rio e Paris. As 228 pessoas a bordo morreram e as causas do desastre aéreo ainda não foram esclarecidas.
No dia 22 de março, três dias antes da retomada das buscas, Gois dos Santos encaminhou à França uma solicitação de assistência judiciária em matéria penal, por meio da qual o Ministério Público Federal (MPF) pediu ao BEA que as provas obtidas fossem compartilhadas. O envio do pedido ocorreu por meio do Ministério da Justiça. “O requerimento visa instruir as peças de informação atualmente em trâmite. Dentre as informações a serem encaminhadas pela França estará o relatório referente às buscas”, informou nota enviada à reportagem pelo 4º Ofício Criminal da Procuradoria da República em Pernambuco (PRPE), que tem o procurador como titular.
Gois dos Santos enviou ao governo francês um relatório com diligências feitas pela PRPE a pedido do BEA. O documento incluiu oitivas com representantes da Polícia Federal (PF), do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 3) e da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447 (AFVV447).
Amanhã, às 17h, parentes de vítimas brasileiras terão encontro em Brasília com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para cobrar que o Brasil participe do resgate dos destroços e restos mortais. Eles pedirão ainda que o trabalho de identificação dos corpos seja feito no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, para onde foram levados os 50 primeiros cadáveres, achados logo após o acidente. Antes, às 14h, se encontrarão com um assessor da presidente Dilma Rousseff. O presidente da AFVV447, Nelson Marinho, busca audiência com Dilma.
 FONTE: JORNAL DO COMMERCIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário