Pesquisar

segunda-feira, 18 de abril de 2011

18 de abril de 2011 - O GLOBO


NACIONAL

18/04/2011 06h33 - Atualizado em 18/04/2011 06h35
Abrimos as portas para a China, diz Dilma após visita ao país asiático
Presidente disse que parcerias vão gerar milhares de emprego no Brasil.
Viagem à China gerou 20 acordos comerciais e a venda de 35 novos aviões.
Do G1, em São Paulo

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (18), em seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, que a visita feita por ela à China na semana passada novas oportunidades para o fortalecimento da economia brasileira. "Nós alcançamos os nossos principais objetivos, o de abrir as portas para que mais produtos brasileiros", disse.
"São investimentos que, além de trazer dinheiro e novas tecnologias, também vão gerar emprego para milhares de trabalhadores", afirmou. A viagem de Dilma ao país asiático resultou na venda de 35 novos aviões e na assinatura de 20 acordos comerciais, principalmente na área de ciência e tecnologia.
Dilma também afirmou que é preciso investir em capacitação para atender às novas demandas. "Nós vamos ter muito trabalho pela frente, vamos ter de formar brasileiros e brasileiras capacitados para trabalhar nesta área de tecnologia de informação".
A presidenta valorizou a reunião com os países que compõem o Brics, o grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Para ela, as discussões foram importantes na luta contra a pobreza, por um comércio mundial mais equilibrado e pelo controle da especulação financeira.

Viagem à China
A comitiva brasileira realizou uma viagem de seis dias à China. Dilma e o presidente chinês, Hu Jintao, assinaram uma série de acordos de cooperação nas áreas de política, defesa, ciência e tecnologia, recursos hídricos, inspeção e quarentena, esporte, educação, agricultura, energia, telecomunicações e aeronáutica.
Em um comunicado conjunto, Dilma e Hu Jintao reiteraram o compromisso de promover "o desenvolvimento das relações bilaterais com visão estratégica e de longo alcance".


18/04/2011 06h30 - Atualizado em 18/04/2011 07h18
Onze dias após ataque em Realengo, alunos começam a retomar rotina
Nos primeiros dias, previsão é de que eles tenham apenas atividades lúdicas.
Aulas deverão ser repostas gradativamente em até três semanas.

Alunos da Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, onde 12 crianças morreram baleadas no dia 7 de abril por Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, retornam ao local a partir das 13h desta segunda-feira (18) para readaptação.
Nos primeiros dias, a previsão é de que eles participem apenas de atividades lúdicas, como arteterapia e pintura e poesia, para aliviar o trauma provocado pelo crime. As aulas deverão ser retomadas gradativamente em até três semanas.
“No início, pensamos em fazer uma cerimônia de reinvenção da escola, mas os psicólogos sugeriram evitar a superexposição das crianças e fazer um trabalho mais individualizado, permitindo o retorno seja por grupo, de uma forma gradativa”, explicou a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, na semana passada.
Na manhã do último sábado (16), cerca de 50 ex-alunos e voluntários se reuniram para pintar de branco o muro da escola. A iniciativa partiu do projeto “Mãos que Ajudam”, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que conseguiu recursos junto à prefeitura para comprar a tinta, pincel e lanche para os voluntários. A parte interna da escola também será pintada, com cores vivas, por profissionais voluntários do projeto.
 “A prefeitura resolveu que vai indenizar as famílias que perderam seus entes queridos. Essas famílias passaram por um sofrimento que é indescritível, que nada compensa, nada resolve. É uma perda irreparável, mas a gente entende que algum tipo de indenização deve ser discutido”, afirmou Paes na sexta-feira (15).
O prefeito explicou que já entrou em contato com o defensor público geral do estado e o procurador geral do município para tratar dos critérios técnicos e calcular o valor da indenização. A data do pagamento também ainda não foi definida.


18/04/2011 06h54 - Atualizado em 18/04/2011 07h23
‘Única coisa que peço é justiça’, diz filho de morta em festa de casamento
Crime aconteceu na madrugada de domingo, em Santo André.
Após atropelamento de mulher, homem foi para casa, onde foi preso.

Abalado com a morte da mãe, a aposentada Rosa Maria Leite Alves, de 56 anos, após uma festa de casamento em Santo André, no ABC, Leonardo Alves, quer que o assassino seja punido. “A única coisa que eu peço é justiça”, disse.
O crime aconteceu na madrugada de domingo (17), próximo a um bufê onde aconteciam duas festas de casamento. O principal suspeito de matar a mulher, segundo a polícia, é um rapaz de 29 anos, noivo que celebrava o casamento. Em vez de ir para lua-de-mel, ele foi preso por homicídio doloso (quando há intenção de matar) e lesão corporal.
A vítima foi com o marido, o filho e a namorada dele para comemorar o casamento de uma sobrinha. A família já estava indo embora quando sentiu falta do dinheiro que tinha ficado no carro. O filho de Rosa tentou reclamar com a gerência, mas sem explicação foi impedido pelo noivo de uma outra festa de casamento, que acontecia no salão ao lado.
Leonardo levou vários socos e pontapés. Uma testemunha que viu toda a confusão disse à polícia que o jovem apanhou do noivo e de mais três amigos. “Na hora que eu virei, que eu vi que ia dar confusão, eu tentei voltar para o carro. Ele me puxou pela camisa e me deu uma cabeçada.”
Rosa e o marido viram tudo e desceram do carro para ajudar o filho. Mas também foram espancados pelo grupo. Depois disso, o noivo, segundo a polícia, entrou no carro da família, deu marcha ré e atingiu a mulher, que acabou prensada em outro carro. "Quando ele prensou, ele engatou a primeira e saiu do carro. Uma mulher já estava acudindo a minha mãe, mas ele empurrou a mulher e ainda deu um chute na cabeça dela", disse o filho da vítima.
Equipes do resgate ainda tentaram reanimar Rosa. O noivo foi embora em um carro importado preto. Horas depois do crime, policiais foram à sua casa e o encontraram dormindo. Ele foi levado para uma delegacia e disse que não se lembrava de nada que tinha acontecido. Só que o noivo foi reconhecido por três pessoas como o homem que atropelou a aposentada.
O corpo da aposentada deve ser enterrado às 11h desta segunda-feira (18), no Cemitério de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.


17/04/2011 23h09 - Atualizado em 17/04/2011 23h09
Sobrevoo de caças assusta moradores na Barra da Tijuca
Aviões da FAB sobrevoaram a Ilha da Gigóia na tarde deste domingo (17).
Aeronáutica confirmou, mas não informou a razão da movimentação.

Moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, se assustaram na tarde deste domingo (17) com a presença de caças da Força Aérea Brasileira que sobrevoaram o bairro.
“Eles passaram três vezes, sempre muito baixo e fazendo um barulho enorme, ensurdecedor”, disse o designer gráfico Filipe Marino Siciliano, de 25 anos, que conseguiu registrar em vídeo a passagem dos aviões sobre a Ilha da Gigóia, onde mora. “Meu filho, de sete meses, estava dormindo na hora e acordou assustado, chorando muito”, completou.
Outro morador da ilha, o aposentado Roberto Moura Antunes, de 71 anos, também se assustou com a movimentação aérea na tarde deste domingo. “Pensei que fosse ter um infarto, com toda a certeza minha pressão arterial disparou”, afirmou.
“Foi assustador, desesperador, um pânico geral. Nunca ouvi tanto barulho na minha vida. Parecia um terremoto”, disse, acrescentando que portas, janelas e objetos da casa tremeram com a passagem dos aviões.
Tanto Filipe quanto Roberto disseram que não é a primeira vez que isso ocorre na região. “Na semana passada, minha mulher estava passeando com as minhas netas e os aviões passaram também. Ela ficaram muito assustadas, estão traumatizadas. Hoje começaram a chorar e não querem mais sair de casa”, afirmou o aposentado.
“Espero, sinceramente, que isso não se repita”, concluiu Roberto.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Aeronáutica confirmou o sobrevoo dos caças no Rio de Janeiro, mas não soube informar a razão da movimentação.


17/04/2011 21h52 - Atualizado em 17/04/2011 22h13
Vítima de tráfico de pessoas, garoto do Haiti vem parar no Brasil
Menino de 11 anos foi encontrado no metrô, em SP, em dezembro de 2009.
'Nunca deixei de pensar neles em momento algum', diz a mãe, Dieula Goin.

Do G1, com informações do Fantástico

No dia 21 de dezembro de 2009, um garoto estrangeiro, na época com 11 anos, foi encontrado sozinho na Estação Corinthians-Itaquera, na zona leste de São Paulo. O garoto e sua família foram vítimas de uma rede internacional de extorsão e tráfico de pessoas. A reportagem do Fantástico investigou esta história que começa no Haiti, passa pelo Brasil e chega à Guiana Francesa.
A família hoje está partida em três pedaços, dividida em três países. “Todos esses anos eu nunca deixei de pensar neles. Meus filhos não saem do meu pensamento”, diz Dieula Goin, mãe do garoto encontrado na estação de metrô. São oito longos anos de distância, saudade e dor.
Em 2003, a haitiana Dieula Goin ficou viúva e, sem ter como sustentar a família, imigrou para a Guiana Francesa. No país, ela casou-se novamente e, com melhores condições de vida, resolveu contratar uma pessoa para buscar os dois filhos que tinham ficado no Haiti. Sem saber, Dieula estava caindo em uma rede internacional de extorsão e tráfico de pessoas.
O fio da meada que permitiu esclarecer a ação da quadrilha foi encontrado no metrô de São Paulo. “A gente foi interrogando: ‘Você é da África’?”, lembra o agente de segurança Reinaldo Carneiro.
Um intérprete chegou a ser chamado, mas a criança não falou muito. “Ela estava confusa, porém muito tranquila. Até sorriu um pouco”, comenta o agente de segurança Marcelo Rossi.
O garoto foi recolhido a um abrigo. Uma semana depois, durante uma inspeção de rotina, o juiz da Vara da Infância e Juventude Paulo Fadigas perguntou quem era aquele menino que não falava português. “É um menino africano do Haiti que fala inglês. Espera aí! Primeiro: Haiti não é na África e se fala francês ou outra língua”, lembra o juiz.
No início, todo mundo pensava que era um caso de desaparecimento. “Criança perdida. Jamais tínhamos cogitado em criança objeto de tráfico de pessoas”, disse Fadigas. Aos poucos, porém, os sinais de que havia algo errado começaram a aparecer. O garoto ficava nervoso ao entrar em um carro e se recusava a comer sem que alguém provasse a refeição antes.
“Ele pode ter, sim, em alguns momentos, sido dopado ou mesmo ter ficado em local fechado muito tempo para que ele pudesse não reclamar de tudo aquilo também”, acredita a promotora de Justiça de São Paulo Eliana Vendramini.
Na mochila do garoto foi encontrado o passaporte da haitiana Mirlande Stinvill. Quando o garoto contou que a mulher não estava sozinha e que outras pessoas viajavam com ele pela América Latina, a Polícia Federal e a Interpol passaram a investigar o caso.
“Principalmente, quando uma das pessoas que provavelmente trouxe o menino para o Brasil veio procurar o menino no Fórum”, destaca o juiz Fadigas.
O haitiano Smith Moise foi o homem que procurou o juiz. Moise tentou reaver o menino, dizendo que Mirlande era tia dele, o que, segundo o juiz, não é verdade. Dois outros haitianos também são suspeitos: Jean Pierre Samuel e Nozyle Liz.
O delegado responsável pelo caso pediu a prisão dos envolvidos, mas o pedido foi negado, porque o Ministério Público Federal considerou as provas insuficientes. O juiz mandou reforçar a segurança do garoto. O Fantástico tentou contato com todos os suspeitos, mas apenas a ex-namorada de Jean Pierre Samuel atendeu dizendo que ele voltou para o Haiti.
“O Samuel não conhecia o garoto, mas o amigo do Samuel, acho, que conhecia do Haiti, mas eles encontraram por acaso. Não tem nada a ver que trouxeram ele. Encontraram o garoto por acaso, alguma coisa assim, foi. Eu não sei direito”, contou a ex-namorada.
A investigação rastreou os passos do que seria uma quadrilha de coiotes, os traficantes de pessoas. “Mapeamos os lugares, os endereços e as casas. Deu para mapear tudo”, disse o juiz Paulo Fadigas.

Haiti
A história começa quando o menino é buscado em casa, no vilarejo de Fundo dos Negros, no interior do Haiti. No dia 1º de dezembro de 2009, ele embarcou em Porto Príncipe, a capital haitiana, em companhia de três adultos: Jean Paul Samuel Myrtill, Jean Pierre Sainvil e Sandra Lorthe. Eles fazem conexão no Panamá e seguem para Lima, no Peru. No dia 15 de dezembro, já estão na Argentina e, no dia 21, o garoto é encontrado na Estação Corinthians-Itaquera, no metrô de São Paulo.
Uma estatística estarrecedora indica que, entre 2009 e 2010, outras 50 crianças haitianas entraram no Brasil, passando pelos guichês de imigração dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo; de Confins, em Minas; do Galeão, no Rio de Janeiro; e de Manaus, sem que ninguém fosse barrado.
Dessas 50 crianças, pelo menos 30 são meninas. Todas têm registro de entrada no Brasil, mas nenhuma tem registro de saída.
“Essa é uma dúvida que também me perturba, porque nós conseguimos mapear, pelo menos, uma. Uma conseguimos mapear. Essa nunca chegou à Guiana. Ela saiu e nunca chegou. Se estaria viva? Isso não sei”, diz o juiz Paulo Fadigas, questionado sobre onde estariam essas crianças.
Em nota, o Ministério Público Federal diz que é preocupante a situação nos aeroportos brasileiros, porque a entrada dos suspeitos não foi detectada. Não descarta a hipótese de exploração sexual e teme que as crianças ainda estejam retidas no país para que a quadrilha possa extorquir mais dinheiro dos pais.
Depois que fez contato com a mãe, na Guiana Francesa, o juiz se convenceu de que ela foi enganada pela quadrilha. Ficou claro também que Dieula era imigrante clandestina, o que tornava tudo mais difícil.
“O próximo passo é conseguir a permissão para que o menino entre em território francês. Isso depende do governo francês exclusivamente. Da nossa parte, o menino tem que ir para as mãos da mãe”, afirma o juiz Paulo Fadigas.

Guiana Francesa
A Guiana Francesa faz fronteira com o Brasil. Caiena, a capital, abriga dois mundos. O dos imigrantes legais é limpo, rico e próspero. O dos clandestinos mergulha na pobreza das favelas.
Todo dia de manhã, em frente à prefeitura de Caiena, se forma uma pequena fila. São imigrantes tentando o visto de trabalho. Vem gente de todo lugar: do Brasil, de Suriname, da outra Guiana, a de colonização inglesa, e do Haiti. Os haitianos formam hoje, seguramente, a colônia de imigrantes que mais cresce na Guiana Francesa. São quase 60 mil imigrantes haitianos, o dobro dos brasileiros.
Em Kourou, no interior da Guiana, o repórter Marcelo Canelas procura uma comunidade haitiana, onde encontra a estudante Rose Martin falando português. “Aprendi na escola e na rua, com os amigos brasileiros”, conta ela, que hoje tem 16 anos, mas quando tinha 10 foi trazida por coiotes. A mãe de Rose estava ilegal na época e teve de contratá-los. Ela revela que veio trazida por dois homens e que havia outras crianças na viagem.
O consulado brasileiro na Guiana Francesa recebe frequentes pedidos de visto para que haitianos possam cruzar o Brasil e buscar seus filhos em outros países da América Latina, como a Bolívia. “Sem dúvida que fazemos parte de uma rota e fazemos parte especial de uma rota”, afirma Ana Lélia Beltrame, cônsul-geral do Brasil na Guiana Francesa.
A reportagem do Fantástico vai à procura de Dieula Goin no bairro de Matouri, na periferia de Caiena. François Estimilorme, marido de Dieula e padrasto do garoto, aparece. A caminho de casa, onde está a mulher, ele explica que estão todos ansiosos por receber o garoto, que a mãe chora todos os dias esperando por ele e que a família inteira aguarda notícias.
François está feliz, porque tem muitos filhos e vai ter mais um. “São nove, ao todo”, ele diz. François conta que conheceu o coiote em Caiena. Pagou US$ 2 mil, quase R$ 3,5 mil, mas era para trazer os dois filhos de Dieula. O homem, além de só viajar com um dos garotos, pedia dinheiro a cada parada e depois telefonou do Brasil pedindo mais. “US$ 2 mil”, conta François.
O casal nos recebe numa casa simples, mas muito bem equipada, com forno digital, geladeira, fogão e televisão. Tiveram cinco filhos. François tem mais quatro, todos na escola. Por isso, a família recebe o equivalente a R$ 4 mil de ajuda do governo francês.
Pedreiro, François está legalizado, com visto de trabalho recém renovado por dez anos, mas a mulher dele não – e é por isso que ela teve de recorrer aos coiotes. Dieula conta que está tentando reunir os filhos desde 2009 e que se desesperou quando a extorsão começou, temendo sempre pelo pior. Ela chegou a pensar que o filho tinha morrido.
François não entende como uma criança pode ser abandonada no metrô de uma grande cidade estrangeira. “A senhora deixou um menino, uma criança muito pequena lá no Haiti. Hoje ele é um adolescente. Como que a senhora imagina que ele esteja hoje?”, pergunta o repórter. “Uma mãe nunca se engana. Eu vou reconhecê-lo. Os dois, meus dois filhos. Eu nunca deixei de pensar neles em momento algum”, afirma a mãe.
A reportagem vai ao Palácio do Governo, em Caiena, para saber como está o processo de regularização de Dieula e é recebida pelo governador Daniel Ferrey, um francês enviado de Paris para administrar a Guiana. A autoridade liga para o serviço de imigração e manda regularizar em três dias a situação da mãe do garoto.
Dieula Goin não tinha passagem pela polícia, o companheiro dela está legalizado. Então não há motivo, até por razões humanitárias, que ela permaneça ilegal. Quando perguntado, então, quando o garoto poderia vir, o governador é claro: “Da parte da França, imediatamente. A bola agora está com o Brasil”.
Ao conhecer a posição da França, o juiz Paulo Fadigas mandou providenciar a documentação da viagem, mas ainda esbarra em procedimentos legais. “Temos toda uma comunicação oficial, muito demorada, muito lenta, que exige muita formalidade, e o tempo da infância é outro. O tempo da infância é muito rápido, porque um ano é uma eternidade para uma criança”, observa o juiz Paulo Fadigas.

Corinthians
O garoto é louco por futebol, já fala português e torce pelo Corinthians, mas não vê a hora de reencontrar a mãe e, principalmente, o irmão que ficou no Haiti. “Ele fala muito desse irmão, que é um laço forte e identificado também pela idade e pelas atividades em comum”, conta a promotora de Justiça de São Paulo, Eliana Vendramini.
No Fundo dos Negros, no Haiti, moram o avô e o irmão do garoto. Todos conhecem o pai de Dieula. Um rapaz diz que é um velho mestre vodu, liderança do lugarejo, e nos leva até ele.
Tibredé Goin diz que esperava notícias do neto no Brasil e que quer vê-lo com a mãe. Conta que o outro neto pergunta muito do irmão. Tibredé diz que que não tem mais idade nem saúde para cuidar do neto. Para ele, os dois meninos têm que ficar com a mãe. “É claro, eu tenho 92 anos”, diz.
Manél Goin, de 14 anos, chega da escola. O irmão mais velho diz que se lembra do dia em que o irmão partiu, mas não sabe como ele foi parar no Brasil. “Eu não. Será que ele foi passear na floresta?”, pergunta.
“Eu vou abraçar muito meu irmão e minha mãe”, comenta Manél, que não hesita: quer ir para a Guiana Francesa. O filho distante tem a memória afetiva povoada de gestos maternos. O que ele mais lembra é de ser alimentado, banhado e cuidado pela mãe.
Manél espera ansiosamente pelo dia em que vai bater bola com o irmão corintiano na Guiana, o que pode acontecer muito em breve. Se depender do juiz que cuida do caso, pelo menos o irmão dele já pode ir fazendo as malas. “Eu gostaria que fosse no mês das mães, no mês de maio, para passar o Dia das Mães lá. Isso é possível, sem dúvida”, afirma o juiz Paulo Fadigas.
Ninguém espera mais por esse dia do que Dieula. Pedimos para que ela imaginasse cada um dos filhos no lugar da câmera. O resultado foi um desconcertante recado de mãe. “Eu te amo, meu filho”, disse.


17/04/2011 11h51 - Atualizado em 17/04/2011 16h42
Aécio Neves tem habilitação apreendida em blitz da Lei Seca no Rio
Assessoria diz que senador não sabia que documento estava vencido.
Tucano também se recusou a fazer teste do bafômetro, diz governo do RJ.
Bernardo Tabak

Do G1 RJ

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve a carteira de habilitação apreendida por estar com o documento vencido e por se recusar a fazer o teste do bafômetro numa Operação Lei Seca na Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Aécio foi parado na blitz na madrugada deste domingo (17). As informações são da Secretaria de Estado de Governo do Rio.
De acordo com a Secretaria de Governo, Aécio Neves foi multado. O senador não teve o carro apreendido, pois apresentou um condutor habilitado, e foi liberado.
A assessoria de imprensa de Aécio Neves informou que o senador não sabia que a carteira de habilitação estava vencida. De acordo com a assessoria, o tucano tinha saído da casa de amigos e voltava para sua residência, no Leblon, com a namorada.
Ainda segundo a assessoria, os policiais reconheceram o senador e solicitaram a documentação, que foi imediatamente apresentada. Quando os policiais alertaram que a habilitação estava vencida, Aécio Neves disse que não sabia que estava vencida.
A recusa do teste de bafômetro é considerada uma infração gravíssima, representa 7 pontos na carteira e vale multa de R$ 957. Dirigir com a carteira de habilitação vencida também é uma infração gravíssima e representa 7 pontos. A multa de R$ 191,54.

Confira a nota na íntegra:
"A assessoria de imprensa do senador Aécio Neves informa que:
Na noite deste sábado para domingo (17-04-11), o senador Aécio Neves jantou nas redondezas de seu apartamento no Rio de Janeiro.
Ao retornar à sua residência, foi abordado durante blitz policial quando foi constatado o vencimento da validade do seu documento de habilitação como motorista.
Em respeito à legislação vigente, o senador entregou a habilitação ao agente e, seguindo as orientações recebidas, providenciou um condutor habilitado - um taxista que se encontrava no local - que dirigiu seu veículo até sua residência a poucos quarteirões.
Com relação às notícias veiculadas sobre o uso ou não do bafômetro, essa assessoria informa que, uma vez constatado o vencimento do documento de habilitação e providenciado outro motorista para condução do veículo, o mesmo não foi realizado.
O senador cumprimentou a equipe policial responsável pelo profissionalismo e correção na abordagem feita aos motoristas durante a blitz."


17/04/2011 14h00 - Atualizado em 17/04/2011 16h37
Estação de Tratamento de Esgoto se rompe e deixa feridos em Niterói
Correnteza arrastou carros que estavam estacionados perto do local.
Bombeiros socorreram vítimas que foram arrastadas pela força do esgoto.

Do G1 RJ

Uma parede da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Toque-Toque da concessionária Águas de Niterói se rompeu, na tarde deste domingo (17), na Rua Visconde do Rio Branco, esquina com a Praça Doutor Azevedo Cruz, próximo ao Mercado de São Pedro, em Ponta A'areia, Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
De acordo com a assessoria da concessionária, a força da correnteza do esgoto que vazou fez com que carros estacionados próximos ao local boiassem e batessem uns nos outros.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Niterói, que enviou quatro carros ao local, há informações de feridos, mas ainda não se sabe o número exato de vítimas. A corporação informou ainda que, a princípio, pedestres teriam sofrido ferimentos leves ao serem arrastados pela forte correnteza de esgoto.
De acordo com a PM, que faz o isolamento do local para a realização da perícia, pelo menos oito pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital Azevedo Lima, em Niterói. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
O site da concessionária informa que o sistema de coleta e tratamento de esgoto de Niterói é composto por sete estações, sendo que a ETE Toque-Toque atende, atualmente, a uma população de aproximadamente 110 mil pessoas.


MUNDO

18/04/2011 07h35 - Atualizado em 18/04/2011 07h35
Filho de Kadhafi diz que regime não cometeu crimes contra o povo
Saif al-Islam comparou acusações às de que governo do Iraque tinha armas.
Filho de ditado disse ainda que rebelião no país é controlada pela Al-Qaeda.
Da France Presse

Saif al-Islam Kadhafi, filho de Muamar Kadhafi, negou que o regime líbio tenha cometido qualquer crime contra o povo, em uma entrevista ao jornal norte-americano "Washington Post".
"Não cometemos nenhum crime contra nosso povo", declarou Kadhafi, 38 anos, ao desmentir as acusações de que as forças líbias estão bombardeando os manifestantes antigovernamentais.
Ele comparou as acusações aos relatórios prévios à guerra no Iraque que afirmavam que o regime de Saddam Hussein escondia armas de destruição em massa.
"É exatamente como as armas de destruição em massa. Armas de destruição em massa, armas de destruição em massa, armas de destruição em massa! Vai e ataca o Iraque. Civis, civis, civis! Vai e ataca a Líbia. É a mesma coisa", disse.
A Otan comanda a ação de uma zona de exclusão aérea aprovada pela ONU para defender os civiles e pede a Kadhafi que abandone o poder.
O filho do ditador líbio afirmou ainda ter nomeado para o governo muitos reformistas, mas destacou que vários passaram para o lado da rebelião e têm papéis importantes no Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão insurgente.
Saif disse ainda que a rebelião é controlada pela Al-Qaeda e negou as acusações de ataques do regime contra civis em Misrata.




17/04/2011 19h15 - Atualizado em 17/04/2011 19h26
Tempestades e tornados deixam mais de 40 mortos no sul dos EUA
Na Carolina do Norte foi declarado estado de emergência.
Tempestade fez primeiras vítimas na quinta-feira em Oklahoma.

Do G1, em São Paulo, com informações de agências internacionais*

As buscas por vítimas elevaram o número de mortos pelos tornados que atingem o sul dos Estados Unidos desde quinta-feira (14). Segundo as autoridades, 43 mortos foram confirmados até o momento. Os três dias de tempestades também derrubaram linhas de energia e destruíram centenas de edifícios.
O estado da Carolina do Norte foi responsável pela maior parte das vítimas, com 22 pessoas mortas e mais de 80 feridos. Danos significativos foram relatados em pelo menos 15 municípios e a falta de energia afetou mais de 200 mil pessoas. Equipes de emergência procuravam vítimas nos trechos mais atingidos da Carolina do Norte, na pior tempestade registrada no estado em duas décadas.
O fenômeno fez as primeiras vítimas na noite de quinta-feira (14) em Oklahoma. Mais de 100 tornados ocorreram como consequência de uma forte tempestade que afetou os estados de Oklahoma, Texas, Arkansas, Mississipi, Alabama, Carolina do Norte e Kansas.
Na Carolina do Norte, a governadora Beverly Perdue declarou estado de emergência após o registro de mortes em pelo menos quatro municípios. Ela disse que os 62 tornados foram o maior número desde março de 1984, quando uma tempestade gerou 22 tornados na Carolina do Norte, matando 57 pessoas – 42 no estado – e deixando centenas de feridos.
A tempestade dirigiu-se posteriormente para o leste, em direção a uma região chamada de "corredor dos tornados" pela frequência com que ocorre este tipo de fenômeno. A intensidade da tempestade diminuía neste domingo (17), após chegar à costa do Atlântico.


(* Com informações da AP, AFP e Reuters)
17/04/2011 18h33 - Atualizado em 17/04/2011 18h52
Forças de Kadhafi deixam seis mortos em Misrata, dizem rebeldes
Cidade é o único grande bastião dos opositores na parte ocidental do país.
Pelo menos 47 pessoas foram feridas em bombardeios, afirmou porta-voz.

Rebeldes líbios disseram que as forças do chefe de Estado, Muammar Kadhafi, bombardearam Misrata neste domingo (17), matando seis pessoas. Refugiados afirmaram que as condições dentro da sitiada cidade líbia estão se tornando cada vez mais desesperadoras.
Porta-voz dos rebeldes, Abdel Basset Mezerik afirmou à emissora de televisão Al Jazeera que pelo menos 47 pessoas foram feridas pela manhã em bombardeios no único grande reduto rebelde do oeste do país. A terceira maior cidade da Líbia está sitiada por tropas de apoio a Kadhafi há cerca de sete semanas. Acredita-se que centenas de pessoas morreram no local.
Outro porta-voz dos rebeldes disse à Reuters que havia conflitos nos arredores da principal via da cidade, a Rua Trípoli, e em uma estrada usada por pesados caminhões de transporte no leste, agora fechada para o tráfego devido aos combates.
Os rebeldes afirmaram no sábado (16) que as forças do governo castigaram a cidade com bombas disparadas por morteiros e foguetes. O alvo foi uma fábrica de laticínios, um dia depois de um grupo ocidental de defesa dos direitos humanos ter acusado homens de Kadhafi de usar as perigosas bombas de cacho. A Líbia negou tal acusação.
Autoridades líbias dizem que estão enfrentando milícias armadas, ligadas à Al Qaeda e que têm como objetivo destruir o país. Elas negaram que as tropas do governo estejam bombardeando Misrata. Porém, refugiados que chegaram à vizinha Tunísia no fim de semana, incluindo pelo menos um rebelde ferido, disseram que a cidade é alvo dia e noite.
"Todos os dias pessoas estão morrendo", afirmou um adolescente deitado em uma cama de hospital na cidade de Sfax, na Tunísia. Ele e outras dezenas de feridos foram levados à nação vizinha por um barco operado pela entidade "Médicos Sem Fronteiras", que retirou 99 pessoas da cidade na sexta-feira (15), das quais 64 estavam feridas, a maioria por tiros ou estilhaços de metralhadoras.


17/04/2011 04h52 - Atualizado em 17/04/2011 09h50
Operadora espera começar a esfriar reatores de Fukushima em 3 meses
Estabilização completa deve levar entre 6 e 9 meses.
Anúncio foi feito neste domingo (17) pelo presidente da Tepco.
Do G1, com agências internacionais*

A empresa japonesa Tokyo Electric Power (Tepco) informou neste domingo (17) que os reatores danificados da usina nuclear de Fukushima e as piscinas de combustível nuclear serão resfriados em um prazo de três meses, apesar de sua estabilização completa levar entre seis e nove meses. O complexo foi danificado após o terremoto do dia 11 de março.
O presidente de honra da companhia, Tsunehisa Katsumata, apresentou seu plano para encerrar a crise na unidade, cujos reatores ficaram sem sistema de refrigeração por causa do devastador tsunami, que seguiu ao terremoto, deixando mais de 13 mil mortos no Japão.
Famílias que deixaram região de Fukushima receberão US$ 12 mil Imagens mostram rua recuperada um mês após terremoto no Japão O plano estabelece dois períodos, um primeiro de três meses no qual os reatores nucleares e as piscinas de combustível usado poderão ser esfriados. Em uma segunda etapa, de entre seis e nove meses, os reatores serão estabilizados totalmente, de acordo com a Tepco.
"Calculamos que serão necessários três meses para que o nível de radiação comece a baixar", explicou Tsunehisa Katsumata, presidente da Tepco. "Depois de terminar esta primeira etapa, serão necessários ainda mais seis meses antes que possamos reduzir os vazamentos radioativos a um nível bem baixo, diminuindo a temperatura dos reatores", acrescentou.
A empresa afirma que esta segunda etapa procurará "apagar a frio" os reatores para permitir aos técnicos que intervenham na central.
Para o ministro do Comércio e Indústria, Banri Kaieda, este plano de ação servirá para passar da atual fase de emergência para a de estabilização.
As autoridades pressionam a Tepco há vários dias para que a empresa apresente um calendário preciso, mais de um mês depois que o terremoto de magnitude 9. Os sistemas de esfriamento deixaram de funcionar, provocando explosões e vazamentos radioativos.
Cerca de 60 mil toneladas de água altamente radioativa impedem que os técnicos ingressem nas instalações para restabelecer o fornecimento de eletricidade das bombas de água.
As autoridades do Japão situaram em 12 de abril o acidente nuclear de Fukushima no mesmo nível de gravidade que o de Chernobyl, apesar de garantirem que as emissões radioativas eram, no momento, inferiores às da central da Ucrânia que explodiu em abril de 1986.


ECONOMIA

18/04/2011 08h28 - Atualizado em 18/04/2011 08h44
Mercado prevê subida dos juros para 12,25% ao ano nesta semana
Atualmente, taxa básica da economia está em 11,75% ao ano.
Copom do BC se reúne nesta terça e quarta-feiras para definir juros.

Alexandro Martello
Do G1, em Brasília

A maior parte dos economistas das instituições financeiras manteve a previsão de que a taxa básica de juros da economia, definida pelo Banco Central, subirá dos atuais 11,75% ao ano para 12,25% ao ano nesta semana, quando se reúne o Comitê de Política Monetária (Copom).
A informação foi divulgada pelo próprio BC nesta segunda-feira (18) por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus - documento que é fruto de pesquisa com os economistas dos bancos na semana passada. A decisão do Copom sobre a taxa básica de juros da economia será anunciada na próxima quarta-feira (20) após as 18h.
Se confirmado, este será o terceiro aumento consecutivo na taxa básica de juros da economia, que já avançou em janeiro e março deste ano. O objetivo do BC, ao elevar os juros, é conter as pressões inflacionárias.
Com isso, a instituição tenta cumprir a meta central de inflação, que é de 4,5% para este ano, tendo por base o IPCA. Entretanto, há um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, de modo que o IPCA oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Inflação
O BC também informou nesta segunda-feira, entretanto, que os economistas do mercado financeiro subiram a sua previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2011 de 6,26% para 6,29%. Com isso, a estimativa já se encontra bem próxima ao teto do sistema de metas de inflação para este ano.Trata-se do sexto aumento seguido na previsão de inflação do mercado para 2011. Para 2012, por sua vez, a previsão do mercado para o IPCA permaneceu estável em 5%.

Crescimento econômico e câmbio
O mercado financeiro manteve, na semana passada, a sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011, estável em 4%. Para 2012, a previsão do mercado de crescimento da economia brasileira subiu de 4,24% para 4,25%.
Nesta edição do relatório Focus, a projeção do mercado financeiro para a taxa de câmbio no fim de 2011 caiu de R$ 1,68 para R$1,65 por dólar. Para o fechamento de 2012, a previsão do mercado financeiro para a taxa de câmbio recuou de R$ 1,72 para R$ 1,71 por dólar.

Balança comercial
A projeção dos economistas do mercado financeiro para o superávit da balança comercial (exportações menos importações) em 2011 subiu de US$ 17,01 bilhões para US$ 17,2 bilhões na semana passada.
Para 2012, o BC revelou nesta segunda-feira que a previsão dos economistas para o saldo da balança comercial subiu de US$ 9,9 bilhões para US$ 10 bilhões de superávit.
No caso dos investimentos estrangeiros diretos, a expectativa do mercado para o ingresso de 2011 permaneceu estável em US$ 45 bilhões. Para 2012, a projeção de entrada de investimentos no Brasil avançou de US$ 44,85 bilhões para US$ 45 bilhões.


18/04/2011 06h33 - Atualizado em 18/04/2011 06h35
Abrimos as portas para a China, diz Dilma após visita ao país asiático
Presidente disse que parcerias vão gerar milhares de emprego no Brasil.
Viagem à China gerou 20 acordos comerciais e a venda de 35 novos aviões.
Do G1, em São Paulo

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (18), em seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, que a visita feita por ela à China na semana passada novas oportunidades para o fortalecimento da economia brasileira. "Nós alcançamos os nossos principais objetivos, o de abrir as portas para que mais produtos brasileiros", disse.
"São investimentos que, além de trazer dinheiro e novas tecnologias, também vão gerar emprego para milhares de trabalhadores", afirmou. A viagem de Dilma ao país asiático resultou na venda de 35 novos aviões e na assinatura de 20 acordos comerciais, principalmente na área de ciência e tecnologia.
Dilma também afirmou que é preciso investir em capacitação para atender às novas demandas. "Nós vamos ter muito trabalho pela frente, vamos ter de formar brasileiros e brasileiras capacitados para trabalhar nesta área de tecnologia de informação".
A presidenta valorizou a reunião com os países que compõem o Brics, o grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Para ela, as discussões foram importantes na luta contra a pobreza, por um comércio mundial mais equilibrado e pelo controle da especulação financeira.

Viagem à China
A comitiva brasileira realizou uma viagem de seis dias à China. Dilma e o presidente chinês, Hu Jintao, assinaram uma série de acordos de cooperação nas áreas de política, defesa, ciência e tecnologia, recursos hídricos, inspeção e quarentena, esporte, educação, agricultura, energia, telecomunicações e aeronáutica.
Em um comunicado conjunto, Dilma e Hu Jintao reiteraram o compromisso de promover "o desenvolvimento das relações bilaterais com visão estratégica e de longo alcance".


17/04/2011 11h58 - Atualizado em 17/04/2011 12h06
Apartamento mais caro do mundo é vendido por R$ 348 milhões, diz jornal
Comprador é um ucraniano que usou fundos offshore para adquirir o imóvel.
Proprietário terá de gastar 60 milhões de libras em reforma e decoração.

Do G1, em São Paulo

O apartamento mais caro do mundo, no condomínio 'One Hyde Park’, foi vendido por 135,4 milhões de libras (R$ 348 milhões) a um ucraniano, de acordo com informações do site do jornal britânico 'The Telegraph'. O comprador adquiriu o imóvel em dinheiro em 2007.
O 'One Hyde Park’ tem 86 apartamentos e é localizado em um dos melhores bairros de Londres, no bairro de Knightsbridge. Ele tem ainda hotel cinco estrelas, luxuosas butiques, spas, quadras de squash, entre outros diferenciais luxuosos.
O ucraniano usou uma empresa de offshore para comprar o apartamento, que ocupa três andares do prédio. Aliás, quase todos os apartamentos foram comprados por meio de fundos offshore.
O comprador terá de gastar cerca de 60 milhões de libras (R$ 154,3 milhões) em reforma e decoração, segundo o jornal. O empreendimento residencial tornou-se o mais caro do mundo, com quase R$ 1 bilhão de vendas de 45 apartamentos.

17/04/2011 16h31 - Atualizado em 17/04/2011 16h31
Artesãs de palha do PI incrementam produção e já atendem a Finlândia
Vendas para exterior são viabilizadas por meio de visita a feiras de negócios.
Artesanatos são feitos à base de carnaúba e com rendas de bilrro.
Anay Cury

Do G1, em Parnaíba (PI) - a repórter viajou a convite do Sebrae

Da palha da carnaúba, árvore nativa do nordeste brasileiro, artesãos de Parnaíba, cidade ao norte do Piauí, já começam a receber o pagamento de parte das peças que vendem em outras moedas de países distantes e de culturas distintas à da brasileira. A associação dos artesãos especializados nesse tipo de trabalho, além de ver crescerem as vendas para o mercado interno, também vislumbra estreitar seus negócios com países como Finlândia e Alemanha, para os quais já entregou encomendas de seus produtos.

Mulheres fazem renda de bilrro em Parnaíba.
(Foto: Anay Cury/G1)A produção ainda é pequena – são fabricadas perto de mil peças por mês, como balaios, redes e utensílios para cozinha – porém, a demanda de cidades de outros estados tem crescido, fazendo com que as artesãs busquem acelerar o ritmo de produção, feita dentro da sede da entidade, em Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba, no Piauí.
A participação da associação em feiras específicas organizadas nas grandes capitais do país tem contribuído para que o negócio cresça de forma mais acelerada. Segundo Serrate Maria Souza Gonçalves, 43 anos, presidente da associação, grandes lojas começam a se interessar em revender seus produtos.
Em regime de cooperativa, os associados recolhem 20% da renda arrecadada para um fundo, a fim de que nenhuma eventualidade fique descoberta. Serve também para melhorar a estrutura de trabalho dos cooperados, como a recente construção da sede da associação.

Boneca de cerâmica da Associação
Artesanal do Barro Vermelho
(Foto: Anay Cury/G1)Destino internacional também tiveram os artesanatos em renda de bilrro feitos por mulheres da região do Delta do Parnaíba. As peças produzidas por 16 mulheres e 1 rapaz já chegaram à Portugal e Estados Unidos, devido à visita dos turistas. No entanto, não é somente do mercado internacional e dos visitantes do Delta do Parnaíba – a sede da instituição fica ao lado – que as rendeiras vivem.
Além desses mercados locais e externos, a cooperativa, que tem apenas um ano, começa a receber encomenda de grandes redes de lojas para a fabricação das peças.
“Estamos fazendo o pedido para uma loja de roupas masculinas. Eles pediram dez peças, dez lenços”, contou a presidente da associação, Alessandra Costa Silva.
Apesar de a produção do artesanato em renda levar até três meses para ficar pronta, dependendo da peça, os preços compensam o esforço despendido. Uma toalha de mesa decorada com rendas típicas da região chega a custar R$ 800. “Estamos nos especializando em cursos dados pelo Sebrae e apostando em qualidade, sempre”, disse Alessandra, que é de uma geração de artesãos que viveram na região.
No mesmo circuito de turismo artesanal está a Associação Artesanal do Barro Vermelho, que produz peças em cerâmica utilizando a carnaúba e argila, e contribui para o sustento de 70 famílias da região. A organização ainda tem de passar por um reordenamento de suas atividades comerciais. Lá, a venda das peças ainda é absorvida pelo mercado local. De tudo o que é comercializado, 70% são vendas locais.


17/04/2011 19h04 - Atualizado em 17/04/2011 19h35
Greenspan defende fim em corte de impostos
Ex-dirigente do Fed apoiou os cortes feitos por George W. Bush em 2001.
Embora indique risco de crise 'iminente', Greenspan se diz 'mais otimista'.

Da Agência Estado

O ex-dirigente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Alan Greenspan, que apoiou os cortes nos impostos feitos por George W. Bush em 2001, disse neste domingo (17) que agora ele é a favor do fim da isenção fiscal, porque o risco de uma crise da dívida dos Estados Unidos ficou muito grande.
"Esta crise é tão iminente e tão difícil que eu penso que precisamos deixar que todos os chamados 'cortes de impostos do Bush' expirem", disse Greenspan, em entrevista ao programa "Meet the Press, da emissora NBC.
Questionado sobre quanto o governo americano economizaria se os impostos voltassem ao que eram sob o presidente Bill Clinton, que governou na década de 1990, ele respondeu: " É um número muito grande".
Mesmo com o alerta, Greenspan se disse "bem mais otimista" atualmente de que os EUA conseguirão resolver seus problemas fiscais, em comparação há alguns meses. Ele citou acordos recentes firmados entre republicanos e democratas para reduzir e cortar gastos do governo americano.
Mas ele alertou para o risco de o governo ser "complacente". "Nós vamos fazer isso realisticamente - e eu espero que mais cedo que mais tarde", disse Greenspan.


17/04/2011 13h23 - Atualizado em 17/04/2011 13h23
China vai aumentar depósito compulsório para bancos novamente
Banco Central da China disse que ajuste seria de 50 pontos básicos.
Medida do governo é para absorver a liquidez e conter a inflação.
Da Reuters

Da Reuters

O Banco Central da China disse neste domingo (17) que iria aumentar o depósito compulsório em 50 pontos básicos, pela quarta vez neste ano. A medida aumenta a quantidade proporcional de reserva exigida para os maiores bancos do país para um recorde de 20,5%, outra medida do governo para absorver a liquidez e conter a inflação.
A medida irá congelar cerca de 350 bilhões de iuans em caixa que os bancos iriam emprestar caso não houvesse essa decisão, transformando-a em uma medida importante para desacelerar o crescimento do crédito disponível.
Em breve comunicado publicado em seu site, o Banco do Povo da China disse que o aumento entrará em vigor a partir de 21 de abril.


16/04/2011 10h26 - Atualizado em 16/04/2011 10h52
Petrobras suspende reajuste do preço do gás natural
Empresa diz que reavalia o aumento que ocorreria no próximo mês.
Por contrato, o reajuste no gás nacional ocorre a cada três meses.

Da Agência Estado

A Petrobras enviou comunicado às concessionárias estaduais de gás natural, esta semana, em que suspende temporariamente o reajuste no preço do gás nacional em 1º de maio, previsto no contrato entre a estatal e as distribuidoras. No documento, a empresa diz que reavalia o aumento que ocorreria no próximo mês, sob justificativa de que analisa o impacto da alta do preço internacional do petróleo na competitividade do gás no país.
Ainda que a Petrobras não tenha tomado a decisão definitiva, algumas distribuidoras do Nordeste, abastecidas pelo insumo produzido no país, já dão como certo de que a estatal não aplicará o reajuste. "A medida foi muito bem recebida pelas empresas", disse o presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), José Rego Freitas, que já trabalha com a perspectiva de não haver o reajuste.
Ponto que chama a atenção de importante fonte do setor de gás é que o comunicado da Petrobras evoca o conceito jurídico de "novação contratual". Ou seja, na hipótese de que não seja aplicado o reajuste no gás nacional em maio, isso não significa que as condições originais do contrato foram alteradas.
Por contrato, o reajuste no gás nacional ocorre a cada três meses, em fevereiro, maio, agosto e novembro. Desde 2008, a formação de preços considera duas parcelas: uma variável, atrelada a uma cesta de óleos internacional, e uma fixa, indexada ao Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M). Se confirmada a decisão, não será a primeira vez que a Petrobras decide congelar o valor do insumo produzido no país. A estatal já havia adotado a estratégia entre 2003 e 2005 - mesma época em que manteve inalterado o preço do gás boliviano -, para estimular a expansão do mercado de gás no Brasil.

 FONTE: O GLOBO-ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário