Pesquisar

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

25 de fevereiro de 2011 - JORNAL ZERO HORA


INFOME ECONÔMICO
Maria Isabel Hammes

Uma luz para o voo da TAP
Depois da notícia publicada aqui ontem sobre o risco de a Capital perder o voo direto da TAP para Lisboa a partir de junho, a situação melhorou. Em contato telefônico com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o governador Tarso Genro recebeu notícia tranquilizadora sobre o caso, que está entravado pela falta de autorização da Anac para o voo. O ministro explicou que existe uma negociação em andamento entre o Brasil e União Europeia para abrir mais uma linha aérea – hoje, esse número de concessões estaria esgotado. Com essa liberação, prevista para sair ainda esta semana, explicou Jobim ao governador, a Anac abrirá o processo para autorizar o voo da companhia portuguesa.
Após esse contato, instruído por Tarso, o secretário do Planejamento, João Motta, telefonou ao vice-presidente da TAP, o gaúcho Luiz da Gama Mór (foto), confirmando a negociação. Na quarta-feira, o executivo havia dito ao secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, que, se a autorização não fosse liberada esta semana, o início do voo seria cancelado. Em encontro na Bolsa de Turismo Lisboa, maior feira do setor daquele país, Mór lembrou que a TAP pretendia já estar agora vendendo os bilhetes dos quatro voos semanais que teria entre o Salgado Filho e Lisboa para aproveitar a alta temporada.
Ontem, tanto a presidente da Abav gaúcha, Rita Vasconcelos, quanto o vice-presidente da entidade, Francisco Weinmann, manifestaram sua preocupação com a possibilidade de o Estado perder o voo, o que acarretaria graves prejuízos para o desenvolvimento do setor de turismo gaúcho.
A Anac já aprovou, porém, um outro destino internacional para a Capital em direção à cidade do Panamá com a Copa a partir de 15 de junho.

Mudanças na Infraero
O ministro do Esporte, Orlando Silva, foi direto na resposta ontem e anunciou mudanças em breve, ao ser questionado sobre por que as obras nos aeroportos não andam:
– Em poucas semanas, a presidente Dilma vai anunciar alterações importantes no setor aeroportuário, que possam impactar em mudanças de gestão na Infraero. Mudanças que cumprirão a meta de acelerar as obras para 2014.


MAPA DA VIOLÊNCIA 2011
Governo vai retomar políticas de desarmamento

Após a divulgação dos números do Mapa da Violência 2011, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que vai retomar “com muito vigor’’ a política de desarmamento no país em curto espaço de tempo.
Em 2003, foi instituído o Estatuto do Desarmamento, seguido pela promoção de campanha para a entrega voluntária de armas, o que contribuiu para a taxa de homicídios nacional cair de 28,9 em 100 mil habitantes para 25,8, em dois anos.
A taxa, no entanto, voltou a subir entre 2007 e 2008, passando de 25,2 para 26,4 homicídios em 100 mil habitantes.
– Se alguém tinha alguma dúvida de que a política de desarmamento tinha resultados, os números mostram isso de forma clara. Isso quebra os argumentos daqueles que acham que o armamento da população é uma boa política de segurança. É o desarmamento que leva à queda dos índices – afirmou Cardozo.
O discurso do ministro refere-se a campanhas publicitárias, já que a entrega voluntária de armas segue sendo feita à Polícia Federal (PF). Dependendo do tipo, o portador pode receber de R$ 100 a R$ 300. Já foram recolhidas mais de 500 mil armas, que foram destruídas pelo Exército, informou a assessoria da PF.
FONTE: JORNAL ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário