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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

15 de fevereiro de 2011 - O GLOBO


DESTAQUE DE CAPA
Crise na polícia se amplia com novos investigados

A pressão do chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski, contra um delegado apoiada pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, somada ao desdobramento da Operação Guilhotina, na qual foram presos 30 policiais civis e militares acusados de corrupção, aumentou a crise na Polícia Civil do Rio, aberta na sexta-feira. A PF pode prender nos próximos dias mais três delegados com cargos de comando na Polícia Civil e outros agentes. Em entrevista a TV Globo, Turnowski disse que exoneraria o delegado Cláudio Ferraz; o titular da Draco, se este estivesse sob seu comando, devido a supostas denúncias de extorsão, já investigadas pela Corregedoria. Ferraz ajudou na operação da PF que prendeu policiais ligados a Allan.


LIVRO BRANCO DE DEFESA NACIONAL
Estratégia das Forças Armadas reunida em livro
Texto, elaborado por grupo interministerial, terá informações sobre orçamento, planejamento e armas

Evandro Éboli

BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff criou, por decreto, um grupo interministerial que vai elaborar o Livro Branco de Defesa Nacional, que servirá como uma radiografia das Forças Armadas. Prevista para ser lançada no primeiro mandato do ex-presidente Lula, só agora o governo toma iniciativa de criar essa publicação. O Livro Branco conterá informações estratégicas sobre o planejamento dos militares, suas normas, e o orçamento das Forças Armadas.
Apesar de ter sido uma ideia do governo petista em 2003, coube a um deputado de oposição cobrar a criação da publicação. Ano passado, o então deputado Raul Jungmann (PPS-PE) relatou e apresentou emenda ao projeto da Estratégia Nacional de Defesa prevendo inclusão do Livro Branco no texto, sancionado por Lula. Jungmann disse que até os tipos de armas, os blindados e os aviões constarão no livro. Esse tipo de publicação existe no mundo inteiro, e a decisão de implantá-lo, segundo Jungmann, chega com atraso no Brasil:
- É um grande glossário, uma radiografia dos militares. Vai trazer não só as tecnologias que estão sendo empregadas, os equipamentos, como a política pacifista do Brasil. Vai demonstrar que o país não está desguarnecido. O Livro Branco abre a caixa-preta das Forças Armadas.
A publicação deverá ser enviada ao Congresso e votada a cada quatro anos. Pelo decreto, o grupo de trabalho, que será integrado por representantes de 11 ministérios, definirá os temas que estarão inseridos no livro. A equipe se reunirá a cada três meses, e a previsão do governo é que o acesso ao Livro Branco esteja liberado numa "perspectiva de médio e longo prazos".
O indicado pelo Ministério da Defesa presidirá o grupo, que terá poderes até para convidar entidades da sociedade para participar desse trabalho.


AEROPORTOS
Liminar suspende restrições no Santos Dumont
Presidente do Inea diz que aumentará rigor das exigências ambientais para dar fim a ruído de avião na Zona Sul

Cláudio Motta

As restrições impostas ao número de pousos e decolagens no aeroporto Santos Dumont, que deveriam vigorar a partir desta quinta-feira, não vão valer, por enquanto. A Infraero conseguiu, na última sexta-feira, uma liminar, junto à Justiça Federal, para manter os horários e número de voos atuais. A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, disse que vai recorrer da decisão e aumentar o rigor das exigências ambientais para permitir a operação no aeroporto. Segundo Marilene, será feito novo estudo sobre o barulho dos aviões em bairros vizinhos e o Inea exigirá que os níveis de ruído sejam controlados.
- Queremos garantir que o ruído produzido pelos aviões na rota 2 (que passa sobre os bairros da Zona Sul), que incomoda a vizinhança do aeroporto, fique dentro dos limites aceitáveis. Além de agir judicialmente, vamos fazer uma averbação na licença de operação, explicitando a necessidade de a operação do aeroporto limitar o ruído aeroportuário. Se (o limite) não for em função do número de voos, será em função do nível de ruído. Pode atrasar, mas acho que a Infraero não escapará e (o limite) poderá ficar ainda restrito - disse Marilene.

Barulho em seis bairros será medido daqui a dez dias
O estado vai contratar uma equipe especializada para medir, daqui a cerca de dez dias, o barulho de aviões em seis bairros: Santa Teresa, Laranjeiras, Flamengo, Botafogo, Cosme Velho e Urca. O Inea tinha estabelecido que as operações de pouso e decolagem deveriam ser reduzidas de 23 por hora para 14 por hora nos intervalos entre 6h e 8h e entre 20h e 22h30m.
A presidente da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo, Regina Chiaradia, lamentou a liminar que suspende as restrições à operação do Santos Dumont:
- Acho um desrespeito. Quando um avião passa na rota 2, o barulho é enlouquecedor. Recebo muitas reclamações.
O juiz que assinou a liminar, Marcello Enes Figueira, explica que identificou uma sobreposição de competências:
- Não afirmei nada conclusivamente. Duas condições impostas pelo Inea aparentemente eram tema de regulação da Anac (Agência Nacional de Avião Civil). Ainda sequer ouvi o Inea, que será citado para apresentar contestação. A decisão foi tomada por conta do risco imediato. Dependendo do que o Inea alegar, a Infraero pode ter direito à replica e, salvo engano, sentença. Antes do final do ano, será resolvido
Procurada pelo GLOBO, a Infraero emitiu nota afirmando que a movimentação de aeronaves é regulada pelo órgão e fiscalizada pela Agência Nacional de Aviação (Anac). A Anac não se pronunciou sobre o caso, informando que a liminar foi concedida em favor da Infraero. A polêmica com o barulho dos aviões do Santos Dumont se arrasta desde 2009. Os problemas se agravaram quando o aeroporto retomou as operações de algumas rotas regionais, além da Ponte Aérea (Rio-São Paulo).


COPA 2014
Novo aeroporto depende do TCU
Por enquanto, apenas o Exército Brasileiro trabalha em São Gonçalo do Amarante

NATAL. A construção do novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a 36 km de Natal, ainda continua sendo executada pelo Exército, que já concluiu a pista de pouso e está pavimentando as pistas de taxiamento das aeronaves e o pátio. Segundo o gerente da obra, Ibernon Martins Gomes, a parte de infraestrutura da pista de pouso e de deslocamento dos aviões até o pátio de embarque e desembarque deve ficar pronta até 2013.
Já os terminais de passageiros e cargas, com investimentos estimados em R$450 milhões, deverão ser construídos pela empresa que vencer a licitação da concessão. O edital ainda se encontra em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) esteve na última quinta-feira com o ministro do TCU, Benjamin Zymler, solicitando agilidade do órgão na liberação do edital, que está sob análise desde dezembro passado. Na quarta-feira, a governadora se encontrou com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.
- A presidenta foi taxativa. O aeroporto de São Gonçalo é uma questão de honra para o governo - afirmou Rosalba. De concreto, o edital de concessão para construção e gerenciamento dos terminais de passageiros e cargas ainda depende do TCU para ser publicado. O edital prevê que a empresa ou consórcio vencedor construa e faça toda a manutenção e exploração do complexo aeroportuário.
Pelo edital, a concessão terá validade por 28 anos, sendo três para a construção e 25 anos para a exploração comercial dos terminais de passageiros e cargas. A previsão é de que até o início do segundo semestre de 2011 o processo licitatório esteja concluído e o consórcio vencedor possa dar inicio às obras ainda este ano. De 2004 até agora, o governo Federal já investiu na implantação do aeroporto cerca de R$150 milhões. Os recursos foram aplicados na elaboração de estudos do projeto, terraplanagem, e na construção da pista principal, que tem 3.000 metros de extensão e 60 metros de largura, planejada para pouso do gigante Airbus 380, o avião para 550 passageiros.
A conclusão do aeroporto e a rede hoteleira de Natal, com cerca de 25 mil leitos, foram peças importantes na formulação da proposta do governo do Rio Grande do Norte para ser uma das 12 subsedes da Copa de 2014. Com posição geográfica privilegiada, Natal está a dez horas de voo da Europa.
AVIAÇÃO
Procura por voo doméstico cresce em ritmo mais lento

O crescimento do mercado aéreo no Brasil se deu em ritmo menor mês passado. Segundo dados divulgados ontem pela Agência Nacional de aviação Civil (Anac), a procura por voos domésticos avançou 16,4% em janeiro de 2011, ante o mesmo mês do ano passado. Em janeiro de 2010, a alta fora de 31,6%. A taxa de ocupação, no entanto, continua a crescer em ritmo acelerado: saiu de 76,87% em janeiro de 2010 para 78,65% no mês passado.
No mercado internacional, houve alta de 11,4% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2010. A TAM se mantém na liderança, com 85,2% do mercado internacional e 43,35% do doméstico. Em segundo, vem a Gol/Varig, com 37,27% nos voos domésticos e 13,35% nos internacionais. A Webjet foi a única a registrar queda de demanda em janeiro: 2,64%.


Novo Boeing leva 467 passageiros

Anthony Bolante/Reuters

SEATTLE. A Boeing apresentou seu novo avião de grande porte, com o qual espera  turbinar suas vendas e reviver o glamour do nascimento do modelo 747, lançado há 43 anos. O chamado 747-8 Intercontinental tem capacidade para 467 passageiros, 51 a mais que a versão atual do jumbo, e, de acordo com o fabricante, consome menos combustível.
O 747-8  Intercontinental  foi exibido anteontem no mesmo hangar da cidade de Everett, nos Estados Unidos, que se tornou palco da apresentação do primeiro jumbo da empresa, em 1968. Cerca de 10 mil funcionários da Boeing, além de empresários de vários setores da indústria, participaram do evento. Joe Sutter, engenheiro que ficou conhecido como “pai” do 747 original, estava entre os presentes e recebeu homenagens.
O novo avião, pintado de vermelho e branco, mostrou grandes diferenças em relação ao primeiro 747, que se tornou o jato de passageiros mais conhecido do mundo e  transformou a  indústria global de viagens. De acordo com a  revista especializada “Flight International”, a cabine de dois andares, os 69 metros de envergadura e os desenhos das asas e da cauda tornam o modelo “irreconhecível, se comparado ao 747 original”. Seu preço de tabela é US$317,5 milhões.
O 747 perdeu o  título de maior  jato comercial do mundo em 2005, quando a Airbus  lançou o A-380, uma gigantesca aeronave com 525 assentos. Mas o novo modelo da Boeing já é a aeronave de maior comprimento do mundo, com 19 pés (5,8 metros) a mais que o “rival”.

Apesar do otimismo, poucas encomendas
Por enquanto, o  tamanho do avião ainda não é sinônimo de grandes vendas. Apesar das expectativas de vida  longa para a  família 747, a Boeing só conseguiu 33 encomendas da versão recém-lançada,  incluindo pedidos  feitos pelas companhias Lufthansa e Korean Air Lines.
A primeira entrega de um 747-8 Intercontinental será feita a um cliente VIP não identificado, no fim deste ano. Mas a Boeing afirmou estar confiante de que conseguirá várias encomendas nos próximos meses.


PANORAMA POLÍTICO
Ilimar Franco

PROMOVIDO. O embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman, está sendo transferido para a embaixada brasileira de Nova Déli, na Índia.


NEGÓCIOS & CIA
Flávia Oliveira

Água de beber
Wagner Victer, presidente da Cedae, assina convênio amanhã com o Ministério da Defesa. A estatal fluminense será a fornecedora oficial dos Jogos Militares, em junho, no Rio. A empresa fez acordo semelhante no Pan 2007. Na ocasião, distribuiu 1,5 milhão de copos de água aos atletas. Deve repetir a marca.

Fonte: Jornal o Globo

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