Pesquisar

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

24 de fevereiro de 2011 - CORREIO DO POVO - RS


OPERAÇÃO ARCANJO
Tropa do Sul atuará em morros cariocas

Unidade de Santa Cruz do Sul foi uma das convocadas para participar da Operação Arcanjo
O 7º Batalhão de Infantaria Blindado, de Santa Cruz do Sul, enviará uma tropa formada por 695 homens ao Rio de Janeiro em junho. A unidade foi convocada pelo Comando do Exército para integrar a Operação Arcanjo, um conjunto de ações de pacificação nos complexos do Alemão e da Penha. Os militares vão atuar durante 70 dias a fim de preservar a ordem pública nas comunidades que eram reféns de traficantes e foram retomadas pelo Estado.
Uma tropa do 29 Batalhão de Infantaria Blindado, de Santa Maria, também será integrada à missão, comandada por um general. Somadas as companhias de fuzileiros e equipes de inteligência e logística, serão 1,8 mil soldados. O batalhão do Sul substituirá um grupo especializado de São Paulo que está em ação atualmente. O comandante do 7 BIB, tenente-coronel José Herculano, que estará à frente da tropa na capital fluminense, diz que os militares estão preparados para enfrentar os possíveis riscos da operação nas áreas marcadas pela instabilidade. "Tenho certeza de que a missão será cumprida excelentemente, porque os soldados são ótimos e adquiriram conhecimento quando atuaram em situações de calamidade, como nas enchentes do ano passado aqui na cidade", afirma.
Com a confirmação da convocação, o comando prepara agora o encaminhamento dos nomes dos militares que integrarão a tropa de forma voluntária. Como a missão exige conhecimento, serão aceitas apenas pessoas do Núcleo-base, que já atuem no Exército por pelo menos um ano. Guarnições de cidades vizinhas vão ser acionadas para reforçar a tropa, que deve ser formada em sua maioria por militares que tenham experiências no exterior, como nas missões no Haiti.
O batalhão inicia agora a preparação para patrulhamento ostensivo, operações de busca e apreensão, primeiros socorros, desobstrução de vias públicas, utilização de algemas e óculos de visão noturna e outras instruções. O treinamento começa em maio, no Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem, em Campinas. Após, haverá um período de reconhecimento da área de operação. O deslocamento da tropa ocorre entre 13 e 20 de junho, quando se inicia oficialmente a missão. Os militares atuarão em conjunto com as polícias Militar, Civil e Federal, para garantir a livre circulação dos moradores dos morros.


REVISÃO DE BENEFÍCIOS
Governo discute revisão de anistia

Os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o advogado-geral da União (AGU), Luis Adams, estiveram reunidos ontem, em Brasília, para tratar da revisão de 2.530 anistias de ex-cabos da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma portaria publicada na semana passada no Diário Oficial da União determinou a criação de um grupo de trabalho interministerial - formado por nove pessoas - para rever cada uma das anistias, concedidas durante os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Jobim, que não faz parte da comissão, o grupo de trabalho vai verificar "o enquadramento da hipótese constitucional de perseguição política".

FONTE: CORREIO DO POVO - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário