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quarta-feira, 11 de maio de 2011

11 de maio de 2011 - FOLHA DE SÃO PAULO


DESTAQUE DE CAPA
Conselhos dão renda para aliados de Kassab

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, "engorda" os rendimentos de aliados e secretários com cargos nas oito empresas municipais. São 75 conselheiros administrativos, que ganham R$ 6.000, e 36 conselheiros fiscais, R$ 3.000 cada, somando gastos de R$ 534 mil. Dos 29 secretários, 17 integram conselhos. Entre os aliados nomeados, estão Marco Maciel (DEM) e Raul Jungmann (PPS).


TENDÊNCIAS | DEBATES
Ampliar Guarulhos ou covardia?

Paulo Maluf

Os críticos diziam que o aeroporto de Guarulhos "era obra faraônica, desnecessária"; hoje, ele precisa urgentemente passar por uma ampliação O aeroporto Internacional de Guarulhos começou a ser construído quando eu era governador de São Paulo (1979-1982).
Foi possível fazê-lo porque meu governo fez uma parceria com o Ministério da Aeronáutica.
Aproveitou-se a experiência dos militares, a ampla área existente no lugar onde já funcionava a Base Aérea de Cumbica e os recursos do governo de São Paulo.
O aeroporto Internacional precisava de 14 milhões de metros quadrados. A base aérea de Cumbica tinha 10 milhões de metros quadrados. Foi preciso desapropriar só 4 milhões de metros quadrados, o que, com o terreno plano, barateou brutalmente o investimento. Como comparação, aeroporto equivalente no Japão custou US$ 26 bilhões. Guarulhos custou US$ 1,5 bilhão.
O governo anterior ao meu pretendia construir o aeroporto no município de Cotia, distrito de Caucaia do Alto, o que só em serviço de terraplanagem dobraria o custo da obra. Refizemos os planos optando pela área de Guarulhos, ao mesmo tempo em que construíamos também a rodovia dos Trabalhadores (hoje Ayrton Senna), permitindo rápida ligação do novo aeroporto à capital paulista.
Mesmo assim, a construção do aeroporto em Cumbica foi alvo de uma enorme campanha negativa.
Houve até uma ação popular contra o investimento. Os críticos diziam que "era uma obra faraônica, desnecessária". E hoje ele precisa ser ampliado urgentemente.
Um vereador de Guarulhos promovia semanalmente um espetáculo midiático, diante das câmeras de TV e jornais, deitando-se diante das máquinas escavadeiras para evitar que elas trabalhassem.
Apesar de tudo, o aeroporto foi feito, e hoje está ultrapassado. Lotado. Com filas e mais filas, a tal ponto que algumas das empresas aéreas pedem a seus passageiros que cheguem para embarcar com quatro horas de antecedência.
Cumbica aproxima-se da situação de Heathrow, em Londres, onde há trafego o dia inteiro, apesar de o aeroporto de Guarulhos ser menor. Entretanto, os planos originais do aeroporto previam uma terceira pista, que meus sucessores não fizeram. O lugar da terceira pista foi invadido. Agora, como opção, fala-se apenas em fazer um terceiro terminal.
Mas é preciso fazer a terceira pista, construindo um projeto Cingapura para os eventuais desalojados.
Dizem que Cumbica, hoje, está com movimento 30% além de sua capacidade. O projeto faraônico se tornou uma miniatura.
Felizmente, temos muitos projetos. O que falta é coragem para realizá-los. O mal de alguns executivos é a covardia em ousar.
Não há mais tempo a perder. Temos que ampliar Guarulhos e viabilizar Viracopos como verdadeiro aeroporto tanto internacional como para voos domésticos. Desafogaria toda a demanda proveniente do interior. E não se use o falso argumento de falta de verbas. Se tem para o trem-bala, não há que faltar para o transporte aéreo.
PAULO MALUF, engenheiro, é deputado federal pelo PP-SP. Foi governador de São Paulo (1979-1982) e prefeito da cidade de São Paulo (1969-1971, 1993-1996).


OS ARQUIVOS DAS FARC
Documentos apontam elo entre Chávez e guerrilha
Afirmação é baseada na análise de papéis encontrados com as Farc
Divulgação ocorre no momento em que são boas as relações entre o presidente venezuelano e o governo colombiano

FLÁVIA MARREIRO
DE CARACAS

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) mantinham estreitas ligações com a inteligência da Venezuela e chegaram a treinar guerrilheiros urbanos aliados de Hugo Chávez.
A afirmação surge em dossiê divulgado ontem pelo centro de estudos britânico Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês) com base em documentos que pertenceriam ao número 2 da guerrilha, Raúl Reyes, morto em 2008, no Equador.
O informe aponta a existência de informações "impressionantes" mas não comprovadas que indicam que as Farc possam ter cometido assassinatos "a pedido do Estado Venezuelano".
A divulgação faz reemergir o tema dos laços entre o governo Chávez e as Farc, num momento de ótimas relações entre Bogotá e Caracas.
O governo da Colômbia se recusou a comentar o material, e a chancelaria do país lembrou a cooperação entre a gestão de Juan Manuel Santos e Chávez. Caracas classificou o estudo como um ataque "agressivo" e voltou a questionar sua veracidade.
A maior parte dos dados que comprovariam o elo do governo venezuelano com as Farc já havia sido divulgada por Bogotá há dois anos.
A Interpol (polícia internacional) afirmou que a Colômbia não adulterara os papéis.
O estudo vem a público num momento em que Chávez enfrenta críticas de sua base à esquerda por haver extraditado à Colômbia, em abril, o cidadão sueco Joaquín Pérez Becerra, que comanda uma agência de notícias ligada às Farc.
Para analistas venezuelanos, foi a primeira vez, desde 1999, que Chávez rompeu o caráter de "neutralidade" no conflito colombiano. Em reação às críticas dos apoiadores, o venezuelano admitiu pela primeira vez que seus aliados tentaram dar refúgio às Farc sem que ele soubesse.


Patriota tem reunião com chanceler venezuelano e minimiza informação

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) minimizou o impacto do relatório divulgado ontem sobre a atuação das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) na Venezuela, afirmando que hoje há um "clima de entendimento" entre os dois países.
Patriota estava reunido no Itamaraty com o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, quando começou a circular a notícia do relatório.
Os dois discutiram a melhoria da relação entre Venezuela e Colômbia, depois que Álvaro Uribe, com quem Chávez tinha convivência conflituosa, transmitiu a Presidência a Juan Manuel Santos, que tem dado sinais de aproximação com a Venezuela.
"Não li esse estudo, [que] até foi mencionado na conversa [com Maduro]. O que é muito importante sublinhar é o novo ambiente de entendimento entre Colômbia e Venezuela", disse Patriota.
O ministro citou o esforço diplomático conjunto dos dois países para garantir a volta do ex-presidente Manuel Zelaya a Honduras e o acordo de extradição mútua de criminosos, incluindo narcotraficantes.


TODA MÍDIA
NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

"The Farc Files" Horas depois de Hugo Chávez cancelar sua visita ao Brasil, "NYT" e agências noticiavam o lançamento de "Os Arquivos das Farc", do Instituto de Estudos Estratégicos de Londres. Os documentos revelados apontam vínculos entre o governo venezuelano e a guerrilha colombiana, "embora não haja evidência de que Chávez sabia".

TRAGÉDIA DO VOO 447
França não vai resgatar todos os corpos de vítimas do voo 447
Dois juízes decidiram que não serão trazidos para a superfície corpos muito degradados

DA FRANCE PRESSE

Os corpos das vítimas do voo 447 que estiverem muito degradados não serão resgatados, decidiram dois juízes de instrução franceses, segundo uma carta enviada às famílias das vítimas a qual a agência de notícias France Presse teve acesso ontem. Com isso, ficou decidido que apenas dois corpos em diferentes estados de conservação seriam retirados. O objetivo é determinar, dessa forma, se é possível identifica-los após tanto tempo no fundo do oceano.
No final de semana passado, dois corpos de vítimas do voo Rio-Paris da Air France, que caiu no Atlântico em junho de 2009, foram recuperados a 3.900 metros de profundidade .
"Os restos mortais das vítimas que estão no fundo do mar estão inelutavelmente em um estado degradado após o choque particularmente violento, devido ao tempo transcorrido e ao entorno", prosseguem. Para os magistrados, trazer os corpos à superfície é mais um fator para a degradação. "Só resgataremos as vítimas que possam ser entregues de forma decente às famílias", advertem. O acidente matou todos os 228 ocupantes da aeronave.
Os restos mortais resgatados estão sendo levados a bordo do navio francês Ile de Sein e serão transportados para Paris na próxima semana. Segundo a polícia francesa, os corpos serão encaminhados a um laboratório a fim de determinar a possibilidade de realização do DNA. "Os corpos estão bem preservados no fundo do mar por conta da pressão e da temperatura, mas trazê-los para cima, para águas mais quentes, provoca a decomposição", afirmou um porta-voz da polícia francesa. Na ocasião da tragédia, cerca de 50 corpos foram resgatados do oceano.


AVIAÇÃO
Gol tem lucro líquido de R$ 31,9 mi no 1º trimestre

DA REUTERS, EM SÃO PAULO

A Gol anunciou nesta terça-feira um lucro líquido de R$ 31,9 milhões de janeiro a março, ante um resultado positivo de R$ 23,9 milhões no primeiro trimestre do ano passado. A companhia aérea também divulgou um lucro ajustado de R$ 110,5 milhões de reais. A empresa já havia divulgado no início do mês que o resultado do primeiro trimestre seria impactado por despesas não recorrentes de R$ 120 milhões. As despesas foram geradas pela implantação de novo sistema de contabilização de receitas e controle de passagens emitidas.
A Gol apurou uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing de aeronaves (Ebitda, na sigla em inglês) de R$ 296,9 milhões, queda de 26,7% na comparação anual. No período, a margem passou de 23,4% para 16,1%. Enquanto isso, o lucro operacional da empresa medido pelo Ebit, de lucro antes de juros e impostos, caiu 59%, para R$ 78,5 milhões.
A companhia, que disputa a primeira posição no mercado de aviação brasileiro com a TAM, apurou receita operacional líquida de R$ 1,84 bilhão de janeiro a março, aumento de 6,3% ante igual período há um ano. Já os custos e despesas operacionais somaram R$ 1,76 bilhão. O yield líquido ajustado da companhia, índice que mede o preço cobrado por passagens aéreas que representa o valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro, ficou em R$ 0,1983 no primeito trimestre, recuo de 0,9% sobre um ano antes.


PAINEL DO LEITOR

STF
Ao contrário do que disse Eliane Cantanhêde (Opinião, 6/5), o STF não defende interesses políticos. Lewandowski e Britto (ditos "lulistas") votaram pela reinterpretação da Lei da Anistia (contrariando Lula); Gilmar Mendes e Ellen Gracie (indicados por FHC) foram contra. Gilmar, Peluso e Toffoli (os últimos, indicados por Lula) foram contra a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa; Ellen (com Lewandowski e Britto), a favor. O STF tomou muitas decisões unânimes, entre as quais a que determina que o Executivo pague remédios fora da lista oficial, a que derrubou o aumento do PIS/Cofins e a que derrubou a responsabilização solidária de sócios de empresas devedoras do INSS.
RAFAEL GABAS THOMÉ DE SOUZA (Araçatuba, SP)


Novo estudo corrobora previsão de Amazônia mais quente e seca
Pesquisa do Inpe dá mais peso a risco de alterações na mata

SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO

A floresta amazônica ficará mais quente e com eventos naturais extremos ""como grandes secas ou inundações"" cada vez mais comuns.
Esse tipo de projeção já vinha aparecendo em pesquisas anteriores. Mas o cenário pessimista foi corroborado agora por um modelo climático mais sofisticado, levando em conta as características específicas da Amazônia.
O trabalho, feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pelo Centro Hadley, do Reino Unido, também incorporou na análise o ciclo do carbono e a dinâmica da vegetação diante das mudanças climáticas.
"Os modelos anteriores consideravam uma vegetação estática, que não reagia às alterações no clima", explica o climatologista do Inpe José Marengo, um dos autores.
Por exemplo, na seca de 2010, estima-se que a mortalidade das árvores tenha liberado 5 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
O cenário agora é de mais secas no sul da Amazônia nos próximos anos e chuvas mais intensas no norte da floresta. Além disso, a mata deve ficar mais rala e aberta, processo chamado de savanização.
Tudo isso, claro, será agravado se o desmatamento não for contido. "Se o desmate aumentar, os impactos na floresta também ficarão mais intensos", diz Marengo.
Os resultados dos novos modelos sugerem que, quando o desmatamento atingir mais de 40% da extensão original da floresta amazônica, a precipitação (ou seja, o índice de chuvas) diminuirá de forma significativa no leste.
Isso provocaria um aquecimento de mais de 4ºC na parte oriental da floresta, com redução significativa das precipitações na área.

INCERTEZAS
De acordo com Marengo, há muitas dúvidas na produção de cenários futuros.
Isso porque não há como saber com precisão qual será a eficácia das políticas de redução dos impactos das mudanças climáticas ao longo dos próximos anos.
"Os tomadores de decisão precisam saber dessas previsões. É preciso reconhecer que o problema pode ter impactos na economia e sociedade", diz Marengo.
Por exemplo, no caso da importante malha fluvial amazônica, "secas extremas deixarão os rios intrafegáveis. Os políticos precisam saber disso", afirma o cientista.
De acordo com o especialista, a publicação dos resultados em forma de relatório, e não em uma revista científica, como seria praxe, foi a forma encontrada pelo grupo para que a informação chegasse aos políticos.
"Aldo Rebelo [relator da proposta do Código Florestal] diz que faltam estudos científicos. Aqui temos um estudo científico afinado com a realidade nacional. A evidência está aí", conclui ele.

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