Pesquisar

segunda-feira, 23 de maio de 2011

21 de maio de 2011 - JORNAL DO COMMERCIO


VOO 447
Recomeça retirada de corpos

PARIS – A operação de resgate dos corpos do voo 447 será retomada hoje. A informação foi divulgada ontem pela direção do Instituto de Investigações da Polícia militar da França (IRCGN). O Airbus A330 da Air France caiu no Oceano Atlântico quando fazia a rota entre o Rio e Paris, em 31 de maio de 2009, matando as 228 pessoas a bordo.
Os trabalhos haviam sido interrompidos há pouco menos de duas semanas, pois a polícia aguardava o resultado dos primeiros testes de DNA, feitos a partir de amostras retiradas dos corpos de dois passageiros, retirados do fundo do mar no início do mês.
Na semana passada, o diretor do IRCGN, François Daust, havia explicado que, caso os restos mortais não pudessem ser identificados, os corpos seriam deixados no Atlântico. Porém, resultados de análises concluídas na última quarta permitiram extrair o DNA das vítimas.
A identificação ainda não foi realizada. Os especialistas aguardam dados genéticos que devem ser enviados pelas autoridades brasileiras para iniciar o processo. Duas equipes vão se revezar 24 horas por dia para a retirada dos corpos. Nesse ritmo, o resgate pode ser finalizado antes do início de junho, explicou a direção do IRCGN.
Os peritos acreditam que poderão içar cerca de 50 corpos. Os outros, em estado de degradação avançada, provavelmente ficarão no mar, pois há o risco de que os restos mortais se desintegrem durante a manipulação.

ANTECIPAÇÃO
Também ontem, o Escritório de Investigações e Análise para a Aviação Civil (BEA, na sigla em francês), responsável pela avaliação dos dados das caixas-pretas, decidiu divulgar na próxima sexta-feira (27) as circunstâncias do acidente. Os investigadores optaram por avançar em parte seu calendário em razão “das informações desencontradas e mais ou menos contraditórias apresentadas pela imprensa esta semana”.
Apesar de divulgar a cadeia de eventos registrados nas caixas-pretas, os investigadores não vão emitir um parecer sobre as causas do acidente. Para isso, o BEA mantém o prazo divulgado anteriormente, junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário