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segunda-feira, 23 de maio de 2011

23 de maio de 2011 - JORNAL DO SENADO


AGENDA

Fronteira-Segurança nacional — 9h
Fronteiras e segurança nacional são tema de audiência pública da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, ligada à CRE. Convidado o oficial de Inteligência da Abin, Glauco Costa de Moraes, entre outros.


COMISSÕES - CRE
Mercosul é tema de audiência às 18h

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional realiza hoje, às 18h, o sexto painel do ciclo de debates sobre os rumos da política externa brasileira em 2011 e 2012. Dessa vez, serão discutidos os 20 anos do Tratado de Assunção (criação do Mercosul), o cenário no entorno da América do Sul, a rodovia interoceânica e a relação comercial com Peru e Bolívia, países associados ao Mercosul.
Foram convidados o embaixador Rubens Barbosa, o empresário Roberto Teixeira da Costa, a consultora legislativa Maria Cláudia Drummond, José Tavares de Araujo Jr., do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento, e o professor José Flávio Saraiva, da UnB.


COMISSÕES - CMA
Copa de 2014: obras em Belo Horizonte estão em dia

Os preparativos, em Belo Horizonte, para a Copa do Mundo de 2014 estão dentro do cronograma, disseram gestores do governo estadual e da prefeitura, em audiência na Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
O secretário estadual extraordinário para a Copa de 2014, Sérgio Barroso, destacou a reforma do estádio Magalhães Pinto (Mineirão), a reforma do aeroporto de Confins (MG) e a construção de corredores de tráfego.
Segundo ele, o novo Mineirão terá capacidade para 64 mil torcedores e 3 mil jornalistas. A reforma custará R$ 665,7 milhões, dos quais R$ 11,7 milhões caberão ao governo do estado. O restante será arcado pelo consórcio Minas Arena, que ganhou a licitação para reconstrução e gerenciamento do estádio pelos próximos 25 anos.
A reforma do terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, terá um custo de R$ 295 milhões e possibilitará a ampliação da capacidade de 5 milhões para 8,5 milhões de passageiros por ano. O secretário destacou a ampliação da área de pátio para o estacionamento de aeronaves, que foi um problema na África do Sul. Disse ainda que um novo terminal deve estar parcialmente construído em maio de 2014, elevando a capacidade para 13 milhões de passageiros. O projeto executivo, informou, será elaborado pelo governo de Minas e repassado gratuitamente à Infraero.
A gerente do Comitê Executivo da Copa do Mundo da Prefeitura, Stella Kleinrath, previu investimentos de R$ 1,43 bilhão para a construção de corredores de ônibus articulados (BRTs), dos quais R$ 411 milhões serão gastos apenas com desapropriações. Ela destacou também a previsão de investimentos de R$ 1,6 bilhão no setor hoteleiro, o que deve ampliar a capacidade de hospedagem em mais de 7 mil leitos.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), ex-governador do estado, afirmou que a sinergia entre governo e prefeitura é a maior vantagem dos mineiros, mas que há "grande omissão do governo federal", principalmente nas obras de infraestrutura aeroportuária e de mobilidade urbana.
Clésio Andrade (PR-MG) afirmou que a presidente Dilma Rousseff tomou a frente do processo de reestruturação aeroportuária e que "Minas não vai perder o trem". O presidente da subcomissão, Blairo Maggi (PR-MT), indagou aos palestrantes se os financiamentos prometidos pelo governo federal estavam disponíveis. Barroso respondeu que sim, mas esclareceu que há um financiamento de R$ 400 milhões, a cargo do BNDES, de responsabilidade exclusiva do Consórcio Minas Arena. Stella Kleinrath complementou que o financiamento dos BRTs, feito pela Caixa Econômica Federal, é de responsabilidade da prefeitura e garantiu não saber de atrasos nos repasses.
A subcomissão, vinculada à Comissão de Meio Ambiente (CMA), já ouviu representantes de três cidades-sede: Curitiba, São Paulo e Natal. Apenas os gestores da capital paulista manifestaram preocupação com os prazos.


COMISSÕES - CDH
Apoio a dois novos aeroportos gaúchos

A construção de um novo aeroporto internacional no Rio Grande do Sul foi elogiada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) na sexta-feira. Sem espaço para ser ampliado, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, continuará funcionando paralelamente ao novo terminal.
— Um projeto como esse tem o apoio de todo o povo gaúcho — declarou, elogiando ainda a decisão do governador Tarso Genro de construir um aeroporto internacional em Caxias do Sul.

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