Pesquisar

segunda-feira, 23 de maio de 2011

22 de maio de 2011 - JORNAL DE BRASILIA


MEIO AMBIENTE
Cortes de despedida aceleram 
Ofício liga Código Florestal a aumento de desmatamento na Amazônia 

O aumento do ritmo das motosserras na Amazônia está relacionado à reforma do Código Florestal em discussão no Congresso Nacional. É o que afirma documento oficial submetido ao gabinete de crise criado semana passada pelo Governo Federal para combater o desmatamento na Amazônia.
Ofício assinado pelo secretário do Meio Ambiente de Mato Grosso, Alexander Torres Maia, relata que o Código Florestal criou a expectativa entre proprietários de terra de que não seriam concedidas novas autorizações para desmatamento. Outra expectativa criada foi de que os responsáveis seriam anistiados. Mato Grosso lidera o ranking dos que mais derrubam árvores.
"Não há como negar a forte vinculação entre o desmatamento e os processos de discussão da legislação ambiental", diz o ofício. O documento faz referência ao Código Florestal e ao Zoneamento Econômico Ecológico de Mato Grosso. Vínculo esse, confirmado pelo secretário.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, confirmou o recebimento do ofício. Ao anunciar que as áreas de alerta de desmate produzidas por imagens de satélite haviam mais que quintuplicado em março e abril, em relação ao mesmo período de 2010, Izabella preferiu não apontar eventuais responsáveis. Caberia ao gabinete de crise, segundo ela, identificar as causas.
Nos nove primeiros meses de coleta da taxa anual de desmatamento de 2011, o ritmo de abate das árvores cresceu 27%, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O governo tem menos de três meses para evitar uma taxa anual maior que a de 2010.

FISCALIZAÇÃO
Na quinta-feira, o relator da reforma do Código, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), atribuiu o aumento do desmatamento à ineficácia da fiscalização. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) chegou a negar que o desmatamento tivesse aumentado.
Mato Grosso concentrou 81% dos 593 km² do desmate registrado pelos satélites na Amazônia em março e abril. As motosserras funcionaram num ritmo que não era visto lá desde agosto de 2008, segundo levantamento do Ibama, e se concentraram numa área correspondente a 15% dos municípios do estado.
Além de rápido, o desmatamento mudou de perfil. "Os últimos dados mostram uma retomada dos grandes desmates, com até 17 quilômetros de extensão", diz o documento assinado pelo secretário. Segundo ele, o Estado já aplicou R$ 42 milhões em multas neste ano e vai suspender o Cadastro Ambiental Rural dos proprietários rurais responsáveis por desmatamento irregular.
No documento encaminhado ao gabinete de crise, o secretário Alexander Torres Maia afirma que produtores rurais foram influenciados a realizar desmatamentos ilegais por conta da discussão da reforma do Código Florestal, de das novas regras ambientais fixadas no Mato Grosso.

Perfil dos desmates mudou
Alto Boa Vista, em Mato Grosso, recordista no desmatamento recente, será a primeira cidade a integrar a nova lista de áreas críticas de avanço das motosserras. Lá e em outros locais onde há desmate descontrolado, ficarão suspensas novas autorizações para o corte de vegetação nativa, além de demais punições aos destruidores de florestas, como o embargo da produção e multas.
Entre agosto do ano passado e abril deste ano, apenas esse município teria desmatado uma área de cerca de 98 km² de vegetação nativa, segundo dados de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Alto Boa Vista superou Nova Ubiratã, no mesmo estado, que teve 86 km² de novos desmates detectados, mas já faz parte da lista de 41 municípios sob fiscalização.
A reportagem obteve nomes de sete dos municípios que serão incluídos na lista dos maiores desmatadores. Quatro deles ficam em Mato Grosso: além de Alto Boa Vista, estão na lista Cláudia, Santa Carmem e Tapurah. A relação também incluirá Boca do Acre, no Amazonas; Moju, no Pará; e Grajaú, no Maranhão.
                       

MAIORES
O Ministério do Meio Ambiente analisa a inclusão de outros cinco municípios na lista dos maiores desmatadores. Na quinta-feira passada, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) indicou que a lista passaria a contar com 50 municípios, mas esse número ainda pode subir.
O perfil de produção dos municípios que mais desmatam não indica uma causa única para o avanço das motosserras. Alto Boa Vista, por exemplo, é dominado por pastagens. Nova Ubiratã é área de produção de soja. No município de Querência, o prefeito Fernando Gorgen contesta os dados dos satélites. "Aqui houve um pequeno desmatamento em assentamento, o resto é conversão de pastagem degradada em lavoura", alega. Querência deixou em abril a lista dos municípios que mais desmatam.


CAÇA A JATO
Mulher no comando
A aviadora paulista de 28 anos é a primeira brasileira a ocupar esse posto

De todos os pilotos de combate de primeira linha da Força Aérea Brasileira (FAB), a tenente- aviadora Carla Alexandre Borges é a única que ajeita os brincos e prende o cabelo ao tirar o capacete depois de um voo. No início do mês, aos 28 anos, a paulista de Jundiaí se tornou a primeira mulher brasileira a assumir o comando de um caça a jato, realizando um sonho que tinha desde a infância, quando pedia que a família a levasse para ver os aviões no aeroclube da cidade.
"Minha tia me levava para feiras de aviação desde que eu tinha cinco anos e eu pedia para ver os aviões no aeroporto nos fins de semana", conta ao retornar de um voo de instrução de combate na Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. "Meu quarto era cheio de pôsteres e miniaturas de aviões. Quando eu pilotei sozinha um caça a jato pela primeira vez, realizei um sonho," diz a tenente- aviadora Carla Borges.
Até o início de outubro, Carla deve concluir o curso de aviação de caça de primeira linha, como são classificadas as aeronaves A-1 – especializadas em ataques a alvos em solo, com velocidades de até 900 km/h e capazes de carregar mísseis e munição 30 mm. Com uma preparação de oito anos em quatro cidades, conquistou a função de líder de esquadrão de caça.
"Os únicos tratamentos diferentes que ela recebe são um vestiário e um banheiro próprios", declara o Major Martire, subcomandante do esquadrão de que Carla faz parte. A piloto confirma que recebe a mesma cobrança que seus colegas homens, apesar dos brincos de brilhantes que usa debaixo do capacete.

FEMINILIDADE
"Mesmo sendo um ambiente masculino, eu não perco a feminilidade", diz, rindo. "Eu recebo um tratamento profissional, tanto no voo como no solo, e me sinto como qualquer outro piloto em formação," assegura a tenente-aviadora.
Carla fez parte da primeira turma da Academia da Força Aérea que passou a aceitar mulheres entre seus integrantes, Em 2002, desistiu de tentar ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), passou no concurso da Academia da Força Aérea (AFA) e mudou-se para Pirassununga, a 160 km de Jundiaí.
"Eu fazia cursinho para entrar no ITA porque eu queria fazer engenharia aeronáutica, mas quando abriram concurso para mulheres na AFA, prestei e passei para a primeira turma", conta. "Foram 20 mulheres na minha turma. Onze se formaram e três escolheram pilotar caças."
Cerca de cem aviadores se formam por ano na AFA. Carla passou quatro anos em Pirassununga, onde pilotou o Neiva T-25 e o T-27. Das três mulheres que pilotam caças na FAB, Carla foi a primeira a realizar voos solo com aeronaves a jato, "considerados aviões de primeira linha". As outras duas pilotos comandam turboélices Super Tucanos, em Campo Grande.
"Voar em um caça a jato dá uma sensação enorme de liberdade. Eu estava muito ansiosa, porque batalhei muito, me preparei e me dediquei para chegar até lá", afirma Carla Alexandre Borges.  


ACIDENTE DA TAM
Inquérito deve ser concluído até julho

O resultado do inquérito conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF) que apura as causas do acidente com o avião da TAM, que fazia o voo JJ 3054, deve ser concluído até julho, segundo o advogado que representa os parentes das vítimas, Ronaldo Marzagão. “Acre - dito que antes do quarto aniversário desse trágico acidente tenhamos uma solução final do inquérito”, disse ontem, antes de se reunir com os parentes dos mortos no acidente em um hotel na capital paulista.
No dia 17 de julho de 2007 o avião da TAM percorreu toda a pista do Aeroporto de Congonhas sem conseguir parar, atravessou a Avenida Washington Luís e atingiu um edifício da companhia aérea e um posto de gasolina. Entre passageiros e tripulação, 199 pessoas morreram.
De acordo com o presidente da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ 3054 (Afavitam), Dario Scott, o fim da investigação é o maior anseio dos parentes. “O objetivo da associação sempre foi trazer as informações sobre a investigação criminal do acidente”, ressaltou.
Para ele, caso o inquérito seja concluído, a luta dos parentes entrará em uma nova fase. “Se inicia um novo ciclo. Existindo a denúncia, se começa o processo criminal. Começa tudo novamente.”

CULPADOS
Na opinião de Marzagão, o MPF deverá indicar vários culpados pela tragédia, principalmente em relação aos erros de procedimento, que mais tarde, foram revistos. “O suposto erro dos pilotos na posição dos manetes não seria o início da tragédia e, sim, o fim dela”, afirmou.
Além dos rumos da investigação, a reunião de ontem da Afavitam discutiu a proposta da prefeitura de São Paulo para o memorial que será construído no local do acidente. O projeto apresentado propõe a criação de uma praça para lembrar as vítimas da tragédia.


SERVIÇO PÚBLICO
Editais nas Forças Armadas
2.693 vagas abertas em cargos de todos os níveis na área militar

As Forças Armadas estão com concursos abertos para 2.693 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. São oito concursos lançados. Em sete deles as inscrições já estão abertas e se encerram entre este mês e junho. Na Aeronáutica são 335 vagas em cargos de níveis fundamental e médio. No Exército são 1.877 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior. Já na Marinha são 481 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior.
Os candidatos farão cursos de instrução e adaptação para os cargos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na Aeronáutica, as oportunidades são para o exame de admissão aos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria. Os candidatos devem ter Ensino Médio completo.

PRÉ-REQUISITOS
São 70 vagas para aviação (ambos os sexos), 30 para intendência (ambos os sexos) e 20 para infantaria (sexo masculino). Os candidatos devem ter entre 17 e 22 anos até 31 de dezembro de 2012 (ano da matrícula no curso) – devem ter nascido entre 1º de janeiro de 1990 e 31 de dezembro de 1995.
As inscrições devem ser feitas até as 15h do dia 9 de junho pelo site www.fab.mil.br. A taxa é R$ 70. O processo seletivo é composto por prova de escolaridade (língua portuguesa, física, matemática e língua inglesa), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de aptidão à pilotagem militar – somente para os candidatos que optaram pelo curso de formação de oficiais aviadores, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso.
Se aprovado em todas as etapas, o candidato irá realizar o curso de formação na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP). Tem duração de quatro anos e após a sua conclusão o cadete será nomeado aspirante-a-oficial e poderá seguir na carreira militar na Força Aérea.

Marinha também seleciona
A Diretoria de Ensino da Marinha também abriu concurso para 234 vagas para o Curso de Graduação da Escola Naval, que será realizado no Colégio Naval. O Colégio Naval é um estabelecimento de ensino da Marinha, sediado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, cujo propósito é selecionar alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval.
O aluno tem direito a alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. O curso, denominado Curso de Preparação de Aspirantes, é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno para o ingresso na Escola Naval, ministrando o ensino básico em nível médio, além do ensino militar-naval.
O candidato deve ser do sexo masculino, ser solteiro e não ter união estável; ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2012; e ter concluído, com aproveitamento, o 9º ano do Ensino Fundamental, ou estar em fase de conclusão.
As inscrições devem ser feitas no site www.ensino.mar.mil.br até o dia 27 de maio. A taxa é R$ 45. O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: prova escrita objetiva de matemática; prova escrita objetiva de estudos sociais, ciências e português; prova de expressão escrita; e eventos complementares constituídos de seleção psicofísica; e teste de suficiência física.
 A prova escrita objetiva de matemática será no dia 31 de julho, e as provas escrita objetiva de estudos sociais, ciências e português e de expressão escrita serão no dia 18 de setembro.  Concurso no Exército SAIBA + Além das chances para a Escola Naval, a Marinha tem outros editais abertos. Um deles é para 95 vagas para ingresso no Corpo de Saúde. Outro edital é para 32 vagas para admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais na Marinha. Além disso, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) da Marinha Mercante abriu processo seletivo para 120 vagas para cursos de adaptação a segundo oficial de máquinas (60 vagas) e segundo oficial de náutica (60 postos).

Concurso no Exército
O Exército abriu concurso para 520 vagas de nível médio para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Podem participar candidatos do sexo masculino que tenham nível médio.
Os candidatos devem ser do sexo masculino, brasileiros, ter nível médio completo, ter altura mínima de 1,60m, ter entre 17 e 22 anos (completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro no ato da matrícula), estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e não ter sido considerado isento.
É exigido, ainda, que o candidato seja solteiro e não tenha filhos. As inscrições podem ser feitas até 22 de junho por meio do site www.espcex. ensino.eb.br, onde o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e imprimir o boleto bancário (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa. Quem não tiver acesso à internet, poderá fazer a inscrição via telefone, fax, carta ou pessoalmente, conforme edital de abertura. O valor da taxa de inscrição é R$ 75.
O processo seletivo terá duas fases. A primeira, em âmbito nacional, abrange o exame intelectual. A segunda fase destina-se à verificação dos requisitos biográficos exigidos aos candidatos e à realização da inspeção de saúde e do exame de aptidão física.
As provas de matemática, português e redação serão aplicadas nos dias 17 e 18 de setembro. As provas de física, química, geografia, história e inglês serão aplicadas nos dias 24 e 25 de setembro.

Formação
O curso tem duração de um ano, em regime de internato, e inclui o terceiro ano do Ensino Médio, além das disciplinas necessárias à iniciação militar profissional. A escola fica em Campinas (SP).
Além disso, o Exército abriu processo seletivo para 1.357 vagas no curso de formação de sargentos. As áreas são de combatente/logística- técnica, aviação, música e saúde, que exigem nível técnico e superior. A área com maior número de vagas é a de combatente/logística-técnica, com 1.170. O curso terá início em 2012 e término em 2013.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho. A taxa de inscrição é R$ 70. O processo seletivo é composto de exame intelectual, valoração de títulos, avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário