Pesquisar

segunda-feira, 23 de maio de 2011

23 de maio de 2011 - JORNAL DO COMMERCIO


RÁPIDAS

Processos da ditadura on line
Ao mesmo tempo em que o Congresso discute a criação da Comissão da Verdade, que fará a narrativa dos crimes cometidos durante a ditadura, o Ministério Público Federal em São Paulo, decidiu colocar na internet um milhão de páginas de processos militares abertos contra presos políticos. A digitalização começará no mês que vem e o acervo deve entrar no ar em 2012. Atualmente, não há nenhuma base on line de processos da ditadura. Quem quer ler arquivos do período tem de pedi-los aos órgãos onde ficam armazenados, como o Superior Tribunal militar .

Novo vulcão ameaça a Europa
Uma nova erupção vulcânica na Islândia provocou o fechamento do espaço aéreo do país ontem. Há um ano, a erupção de outro vulcão no país, o Eyjafjoell, gerou um quadro de caos aéreo pela Europa. Especialistas e autoridades do setor de aviação dizem, porém, que o impacto da erupção do vulcão Grimsvoetn não deve ser tão abrangente. A agência de controle do espaço aéreo europeu, a Eurocontrol, advertiu que as cinzas do Grimsvoetn poderão chegar ao norte da Escócia amanhã e também à França e ao norte da Espanha até a quinta-feira.


CLÁUDIO HUMBERTO

Brasil com s
O general Augusto Heleno, da reserva, contou a amigos sua reação quando, a convite, fez palestra há alguns meses no National Security, o ministério da defesa nos Estados Unidos: "Eu me senti como o técnico do Bragantino dando aulas ao Barcelona..."


CONCURSOS
Sua chance de se tornar militar

As Forças Armadas estão oferecendo um total de 2.693 vagas através de oito concursos. Há oportunidade para todos os níveis de escolaridade, e as provas serão realizadas em várias cidades, incluindo o Recife. Na Aeronáutica, que está com 335 vagas de nível médio e fundamental, é possível se candidatar aos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria e cadetes do ar.
No Exército, são 1.877 vagas em cargos de nível médio, técnico e superior e incluem formação de cadetes, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), e sargentos, em diversas áreas como combatente/logística-técnica, aviação, música e saúde. Já a Marinha está oferecendo o Curso de Graduação da Escola Naval, que será realizado no Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ), equivale à formação de ensino médio e visa o ingresso na Escola Naval.
Há ainda 95 oportunidades para ingressar no corpo de saúde, para diversas profissões: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. Além disso, a instituição quer ampliar o comando do pessoal de fuzileiros navais e abriu concurso para admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos. Quem quiser pode se candidatar também ao cargo de segundo oficial de máquinas e de náutica da Marinha Mercante.




AMÉRICA CENTRAL
Acordo permite volta de Zelaya a Honduras
Após quase dois anos do golpe que depôs o então presidente, acordo assinado na Colômbia encerra crise e possibilita refiliação da nação à OEA. Zelaya volta dia 28

CARTAGENA (Colômbia) – O presidente de Honduras, Porfírio Lobo, assinou ontem o Acordo de Cartagena das Índias, que estabelece as condições para a readmissão do país centro-americano à Organização dos Estados Americanos (OEA) e permite o retorno a Honduras do presidente deposto José Manuel Zelaya. O texto foi assinado por Lobo e Zelaya em cerimônia na cidade de Cartagena. Zelaya, que vive exilado na República Dominicana, confirmou que voltará a Honduras em 28 de maio. “É um avanço extremamente importante, histórico, na restituição dos direitos democráticos para todos os hondurenhos”, declarou Zelaya.
O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, apresentará o acordo sobre Honduras à entidade hoje. Porfírio Lobo assegurou que Zelaya pode voltar a Honduras com todas as “garantias e direitos que a Constituição concede”. “Por parte do Estado, não há nenhum tipo de perseguição contra ninguém”, afirmou. Lobo explicou que todas as acusações contra Zelaya foram anuladas: “Tanto a Promotoria do Estado como a Procuradoria-Geral da República desistiram de apresentar qualquer apelação a estas decisões da Corte, de forma que os julgamentos estão totalmente anulados”.
Em relação às garantias e à proteção que Zelaya deve ter, Lobo disse: “Qualquer ex-presidente de Honduras tem direito a isso, e nós garantimos com toda a responsabilidade porque foram eleitos pelo povo e merecem o nosso respeito”.
Zelaya foi deposto e deportado no dia 28 de junho de 2009 por uma aliança político-militar-empresarial, o que motivou a suspensão de Honduras da OEA, que exige como requisito a reabilitação e o retorno do ex-presidente.
Ele voltou em segredo ao país e ficou quatro meses na embaixada brasileira em Tegucigalpa. Deixou o local no dia em que o novo presidente tomou posse, em 27 de janeiro de 2010, com um salvo conduto emitido pelo mandatário e se exilou na República Dominicana.
O acordo de ontem foi firmado na presença do presidente da Colômbia Juan Manuel Santos e do chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro. Foram os dois países que impulsionaram, desde abril, o processo de mediação para resolver a crise.
Um comunicado da Presidência de Honduras afirma que “com a assinatura deste acordo, o presidente cumpre com o mandato expressado pelo povo nas urnas em novembro de 2009, no sentido de obter a unidade e a reconciliação nacionais, para que vivamos em paz e tranquilidade”. O acordo tem quatro pontos: o fim das perseguições a Zelaya e seus partidários e a volta segura de todos a Honduras, garantias para que seja convocada uma constituinte, o respeito aos direitos humanos e a investigação de possíveis violências ocorridas logo após o golpe de 2009, e garantias para que os partidários de Zelaya possam participar da vida política. Cerca de 200 deles foram beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário