SEGURANÇA PÚBLICA
Secretários do Norte discutem segurança pública na Amazônia
Os secretários de Segurança Pública dos sete estados da Região Norte se reúnem pela primeira 1ª vez, para discutir as estratégias integradas para desenvolver de forma mais efetiva a segurança nas regiões de fronteira. O secretário de Segurança de Roraima, Eliéser Girão Monteiro Filho, participa do evento que acontece nesta segunda-feira, 30, em Porto Velho (RO).
Está prevista a participação no evento do Coordenador da Estratégia Nacional de Fronteira (ENAFRON), – antigo Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron) que teve a nomenclatura alterada - José Altair Gomes Benites.
Na pauta, segundo o secretário Eliéser Monteiro, serão amplamente discutidas as ações integradas para desenvolver de forma mais efetiva a segurança nas regiões de fronteira, a proposta de criação do Conselho de Secretários de Segurança da Amazônia Legal e, a viabilidade de acordo de cooperação ou convênio entre os Estados da Amazônia Legal e até mesmo com Secretarias do Estado de São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais.
Os secretários da Região Norte vão estudar também a celebração de um acordo cooperativo técnico-operacional ou convênio com Governo dos EUA, DEA, ONU ou outros governos e entidades que se julgue necessário ou possível. Tais acordos e/ou financiamentos objetivam o combate ao narcotráfico, tráfico de armas e munições, tal qual é realizado no México, Colômbia, entre outros países.
Outro assunto a ser debatido é a possível revisão ou reformulação do acordo cooperativo ou convênio PEFRON/SENASP, com cronogramas mais rígidos e irrevogáveis, além de regionalizar ações especificamente para o Estado conveniado, criando-se grupo de estudo, trabalho e supervisão e coordenação das ações a serem implementadas.
“Os secretários de Segurança da Região Norte pretendem definir ações conjuntas dos Estados, reforçando a segurança na faixa de fronteira, bem como criação de Unidades específicas para segurança nas fronteiras de forma continuada e estudar possibilidade de celebrar convênio ou acordo com países fronteiriços a fim de realizar ações de segurança de fronteira mais eficientes nos países envolvidos”, disse Eliéser Monteiro.
Durante a reunião, os secretários debatem também a possibilidade de realização de ações que venham estimular o envolvimento dos municípios localizados na faixa de fronteira. Além disso, de um possível acordo ou convênio com as Forças Armadas (FFAA), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para integrar ações de patrulhamento voltadas à Segurança Pública e, também para coordenar ações sociais na faixa de fronteira conforme densidade demográfica de cada localidade a ser atendida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário