DEFESA
Ministro da Defesa condecora Genoino
RIO – Por uma decisão pessoal do ministro da Defesa, Nelson Jobim, pela primeira vez no Brasil um ex-guerrilheiro foi condecorado, ontem, com a Medalha da Vitória – uma comenda concedida a militares e civis que contribuíram para difundir a atuação do País em defesa da liberdade e da paz mundial, em especial na 2ª Guerra Mundial. O agraciado foi o ex-deputado federal José Genoino (PT), que participou da Guerrilha do Araguaia na década de 1970 e que, recentemente, foi nomeado assessor especial do Ministério da Defesa. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), também foi agraciado com a honraria.
“Nós estamos todos olhando para frente, ou seja, o que nós estamos querendo fazer e que o Brasil deseja fazer é um grande ajuste de contas com o seu futuro. O Brasil não quer retaliar o seu passado”, disse Jobim, acrescentando que a decisão pela escolha de Genoino foi pessoal e que não houve objeções sobre o nome do ex-parlamentar.
A Medalha da Vitória foi entregue ao todo a 284 personalidades e instituições, entre eles seis ministros de Estado: além de Bezerra Coelho, receberam Antonio Palocci, da Casa Civil, José Eduardo Cardozo, da Justiça, Mario Negromonte, das Cidades, Luiza Bairros, da Igualdade Racial, e Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos.
Genoino não estava na lista resumida de agraciados que foi previamente distribuída à imprensa. O ex-deputado, que não se reelegeu nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados, disse que tem “uma relação muito tranquila e democrática com as Forças Armadas”. “Olha, já tem acontecido tanta coisa na minha vida e na história do Brasil que a gente só tem que acreditar no Brasil e no futuro, porque muita coisa surpreendente vem acontecendo positivamente”, disse.
Trecho da BR-101 será liberado hoje
Após a conclusão do trabalho do Exército e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), será liberado hoje o tráfego de veículos na ponte de ferro instalada sobre o Rio Santo Antônio, na BR-101, no município de Xexéu, Mata Sul do Estado. O acesso terrestre entre Pernambuco e o Sul do País está interditado desde a última terça-feira, quando uma das cabeceiras da antiga estrutura ruiu. Inicialmente, a ponte metálica iria suportar uma carga de até 60 toneladas. O Dnit reavaliou e decidiu fixar a capacidade em 50 toneladas.
A ponte metálica vai permitir que a maioria dos veículos siga pela BR-101 Sul. As carretas simples poderão passar. Apenas aquelas mais pesadas terão que fazer outro trajeto, informou o chefe do departamento de engenharia do Dnit, Euclides Bandeira.
São três rotas alternativas à ponte metálica. Uma delas é a PE-60, que deve ser acessada ainda no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Na divisa com Alagoas, a rodovia muda de nome para AL-101. Outra saída é pegar a BR-232 e seguir até Caruaru, no Agreste, onde o motorista deve acessar a BR-104 até chegar ao Estado vizinho. Nessa rota, o percurso aumenta cerca de 70 quilômetros.
O motorista pode, ainda, pegar a BR-232 e seguir até São Caetano, também no Agreste, onde acessa a BR-423. Em Garanhuns, na mesma região, é preciso pegar a BR-424. Na divisa com Alagoas, a rodovia muda de nome para AL-110. A viagem fica aproximadamente 100 quilômetros mais longa.
Com 80 metros de comprimento e pré-moldada, a estrutura é de fabricação inglesa. Encontrava-se em Natal, Rio Grande do Norte, onde estava guardada com outras sete pontes metálicas. Todas estão sob a responsabilidade do Exército.
CLÁUDIO HUMBERTO
Cala-te, boca
Da série Melhor não dizer: “O caos aéreo ficou para trás” (Nelson Jobim, ministro da Defesa).
RÁPIDAS
Piloto confirma que Marrone guiou helicóptero
O cantor Marrone pilotou o helicóptero que caiu na tarde de segunda-feira passada em São José do Rio Preto (SP) em alguns trechos do trajeto, segundo o piloto Almir Carlos Bezerra, 49 anos, que recebeu alta ontem. O piloto passou por uma cirurgia corretiva no braço esquerdo.
Ele perdeu o pé esquerdo e a perna foi amputada dez centímetros abaixo do joelho. O piloto se justifica afirmando que Marrone está aprendendo a pilotar. O cantor fez exames de saúde e provas teóricas, mas ainda não concluiu o curso, logo só poderia pilotar em um voo de instrução. A polícia investiga o caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário