DIA DA VITÓRIA
Ato do Exército lembra o fim da 2ª Guerra Mundial
Dia da Vitória foi celebrado em frente ao Monumento ao Expedicionário, em Porto Alegre
O Comando Militar do Sul (CMS) festejou, na manhã desta sexta-feira, o 66º aniversário do Dia da Vitória, que será comemorado no domingo. A data foi instituída para lembrar o fim da 2ª Guerra Mundial e homenagear os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram pela democracia e pela liberdade no território italiano. A cerimônia ocorreu no Parque Farroupilha, em frente ao Monumento ao Expedicionário, e foi presidida pelo comandante militar do Sul, general-de Exército Carlos Bolivar Goellner.
Durante o evento, nove personalidades foram homenageadas com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes. Entre os agraciados, estavam o professor de História e técnico em Pesquisa Arqueológica Juliano Silva Cunha e o comandante do Colégio Militar de Porto Alegre, coronel Antônio Augusto Vianna de Souza.
O presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB - Regional Porto Alegre, Jorge Krieger de Mello, destacou os feitos dos ex-combatentes. “Depois de quase seis anos de pesadas lutas que ensanguentaram todos os quadrantes da Europa, fazendo profundas cicatrizes no seu progresso e civilização, em 8 de maio de 1945, os pracinhas fizeram reviver a paz nos campos e cidades que antes estremeciam com as explosões das granadas”, salientou.
Os confrontos nos campos de batalha provocaram a morte de 465 combatentes. Oito pilotos da Força Aérea Brasileira foram abatidos. Lembrou que os pracinhas lutaram pela democracia e pela liberdade no território italiano.
A FEB desembarcou em Nápoles em 16 de julho de 1944 e combateu por 239 dias. Foram vitórias em Camaiore, Monte Prano, Monte Castello, Montese e Fornovo , finalizando a atuação com a rendição da 148ª Divisão de Infantaria da Alemanha. O Brasil foi o único país sul-americano a enviar tropa para combater na 2ª Guerra Mundial. Durante a solenidade, houve o Toque de Silêncio em homenagem aos pracinhas mortos e também o Toque da Vitória, sinalizando o êxito dos combatentes que representaram o Brasil nos campos de batalha.
O comandante do CMS, Krieger de Mello, e o coronel aviador Sidnei Pozenato Campanharo, do V Comando Aéreo Regional (V Comar), depositaram uma corbelha de flores no Monumento ao Expedicionário. A cerimônia reuniu militares do Exército, Marinha e Aeronáutica e atraiu a atenção de frequentadores do parque. Alguns suspenderam a caminhada matinal para também entoar a Canção do Expedicionário, emocionando os pracinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário