Pesquisar

terça-feira, 22 de março de 2011

22 de março de 2011 - JORNAL DA SENADO


COMISSÕES – CMA
Programa nuclear brasileiro é tema de dois debates amanhã

A segurança das usinas atômicas brasileiras e o programa para geração de energia nuclear no país serão discutidos em duas audiências públicas que reunirão senadores das comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de Serviços de Infraestrutura (CI), e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O primeiro debate acontece amanhã, às 9h, quando serão ouvidos o diretor-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, e o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Laercio Antonio Vinhas.
A segunda audiência pública será no mesmo dia, às 14h. Participam do segundo debate o ex-presidente da Eletrobras Luiz Pinguelli Rosa; o ex-ministro da Educação José Goldemberg; e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Aquilino Senra Martinez.
Essa rodada de discussões com autoridades públicas e renomados cientistas será muito importante para obtermos um retrato da questão nuclear no país e acompanharmos esse tema com muita responsabilidade — explica o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que preside a CMA.
Rollemberg, Lúcia Vânia (PSDB-GO), que preside a CI, e Eduardo Braga (PMDB-AM), presidente da CCT, também querem discutir por que ampliar o número de usinas nucleares, qual a melhor tecnologia nessa área, quais as medidas de segurança adotadas no país e qual a importância do desenvolvimento tecnológico nesse setor para o Brasil.


PLENÁRIO
Ferraço elogia secretaria de aviação civil

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) elogiou ontem a criação da Secretaria Nacional de Aviação Civil, com status de ministério, por meio da Medida Provisória 527/11.
Para ele, foi uma decisão acertada da presidente Dilma Rousseff desvincular a estrutura aeroportuária do Ministério da Defesa, já que a Infraero, estatal responsável pelo setor, não tem produzido resultados satisfatórios.
FONTE: JORNAL DO SENADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário