Pesquisar

quinta-feira, 31 de março de 2011

31 de março de 2011 - JORNAL O GLOBO


DESTAQUE DE CAPA
BC vê pressão gigantesca sobre os preços em 2011

O Banco Central jogou a toalha e admitiu ontem que não tem como atingir o centro da meta de inflação de 4,5% este ano. A previsão é que o custo de vida chegue a 5,6% em 2011. Pela regra atual, a inflação pode oscilar até dois pontos para cima ou para baixo, de 2,5% a 6.5%. O alerta foi feito na divulgação do primeiro Relatório de Inflação deste ano em que o BC adverte para um choque "gigantesco" de preços das commodities (matérias-primas). O diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, disse que o objetivo agora é impedir que o custo de vida ultrapasse 6%. Apenas em junho de 2012 poderia convergir para 4,4%. O Banco Central também enfatizou que a cultura da indexação ainda é forte no Brasil: "O Copom entende que há resistências importantes à queda da inflação no Brasil. Existem mecanismos quase automáticos de reajustes."


TRAGÉDIA AÉREA
Piloto do Legacy depõe sobre queda de Boeing

BRASÍLIA e LONG  ISLAND (EUA). Na primeira vez em que a Justiça federal usou o sistema de videoconferência para interrogar um réu em outro país, o piloto americano Jan Paul Paladino negou ontem que tenha cometido irregularidades na condução do Legacy que se chocou contra um Boeing da Gol, sobre Mato Grosso, em 2006. O Boeing caiu, e 154 pessoas morreram. Hoje, o juiz Murilo Mendes interrogará o co-piloto Joseph Lapore.
O  piloto  disse  que  tentou  entrar  em  contato  duas  vezes  com  a  torre  de  controle  do  aeroporto  de Brasília,  mas  os controladores não responderam. Ele disse que, se não fosse esse problema, o acidente poderia ter sido evitado. Para a procuradora Analícia Hertz, o acidente aconteceu porque os pilotos deixaram o  transponder e o TCASS, equipamentos anticolisão, desligados. Na saída, Paladino disse que ficou satisfeito com a oportunidade de se explicar.


GUERRILHA DO ARAGUAIA
Curió, um dos chefes da repressão à Guerrilha do Araguaia, é preso no DF
Major tinha armas sem o registro de porte; polícia apreendeu documentos

Tatiana Farah

SÃO PAULO. O oficial de reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, um dos chefes da repressão à Guerrilha do Araguaia, foi preso anteontem em sua casa em Brasília durante uma operação de busca e apreensão a documentos da ditadura. Os agentes federais buscavam documentos que pudessem ajudar na localização de corpos das vítimas da guerrilha. Segundo a Superintendência da Polícia Federal (PF) do Distrito Federal, o major Curió guardava em casa armas sem o devido registro de porte, o que resultou na prisão.
A PF não informou quantas armas e quais os modelos do armamento encontrado sem registro. Depois de prestar depoimento à Justiça Federal e aos policiais federais, Curió foi levado para o Batalhão de Polícia do Exército, uma vez que é militar, onde está preso.
Os agentes federais e o procurador da República Paulo Roberto Galvão foram até a casa de Curió para tentar resgatar documentos do período da ditadura (1964-1985), em especial de sua atuação durante a Guerrilha do Araguaia, nos anos 70. Nos últimos anos, Curió afirmou em entrevistas que possuía farto material com detalhes das mortes dos guerrilheiros. Em sua casa, foram apreendidos papéis, um computador e as armas. O Ministério Público Federal (MPF) vai submeter o computador a análise em busca de documentos que possam estar digitalizados. Entre os papéis encontrados pelo MPF, estão páginas de documentos antigos com o selo "confidencial". No entanto, a instituição não confirmou se o material pode ajudar na localização dos corpos dos guerrilheiros enterrados no Araguaia (TO).
A busca por documentos é uma resposta a uma ação movida na 1ª Vara Federal por 22 familiares de 25 vítimas da repressão à Guerrilha do Araguaia. Os familiares querem saber o destino dado a esses guerrilheiros, localizar os corpos e realizar seus funerais. Curió foi o principal nome dos militares na repressão à guerrilha movida pelo PCdoB e por camponeses da região do Araguaia. O governo federal já fez buscas em Tocantins, orientadas pelo Exército. Na região, impera a lei do silêncio entre pessoas que viveram o período e o MPF no Pará registra diversas denúncias de supostas ameaças de Curió para que as testemunhas não apontem os locais ondem possam estar essas ossadas.
- Era o que precisava ser feito desde a sentença da Justiça Federal, em 2007: essa busca aos documentos. E espero que sejam feitas outras mais - disse Crimeia de Almeida, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.
Segundo Crimeia, a busca na casa de Curió é resultado de uma ação movida por 22 familiares de 25 desaparecidos, entre eles o marido de Crimeia, André Grabois, um dos líderes da guerrilha.


AVIAÇÃO
TAM assina intenção de compra de 31% da Trip

SÃO PAULO. A TAM  anunciou  ontem  que  pretende  adquirir  cerca  de  um  terço  da  companhia  aérea  regional Trip, transformando um acordo de compartilhamento de voos, acertado em 2004, em uma aliança mais ampla. A companhia, que ao mesmo tenta fazer com que sua fusão com a chilena LAN seja aprovada por autoridades de Santiago, informou ontem que assinou na terça-feira uma carta de intenções com a Trip para criar uma união estratégica que poderá resultar na compra de 31% do capital da parceira.
Segundo a TAM, o acordo prevê que a maior companhia aérea do Brasil poderá comprar 25% das ações com direito a voto da Trip e o restante em papéis preferenciais. Não há, no momento, previsão apara o desfecho das negociações, ainda preliminares, de acordo com a companhia, que não informou o tamanho do investimento na aquisição. A Trip não comentou o assunto.
O objetivo da TAM, segundo comunicado postado no site da empresa, é capturar o crescimento do mercado e ter uma exposição  mais  significativa  nas  rotas  de  média  densidade. As  atuais  rotas  da TAM  e  da  Trip,  na  maioria,  são complementares.  “A  melhoria  da  conectividade  poderá  gerar  um  fluxo  de  passageiros  ainda  maior  para  as  duas companhias”, diz a nota.

Maior companhia regional da América do Sul
O anúncio de ontem  foi  feito depois de o presidente da TAM, Líbano Barroso, afirmar a analistas, em meados deste mês, que as negociações com Trip envolviam apenas uma ampliação do acordo de compartilhamento de voos.
A Trip  foi criada em 1998 e é controlada pelos grupos de  transporte  rodoviário Caprioli e Águia Branca. Em 2008, a empresa  firmou  sociedade com  a americana SkyWest. A empresa afirma  ser a maior  companhia aérea  regional da América do Sul, focada em aeronaves de até 110 lugares.
A Trip atende a 82 destinos do Brasil e tem uma frota de 43 aeronaves. Em 2012, a companhia estima elevar o número de aviões para 70 aeronaves, das quais 43 serão turboélices da francesa ATR e 27 serão jatos da Embraer.


COMBATE AO TRÁFICO
Brasil e Bolívia fecham acordo contra tráfico
Ação da PF apreendeu duas toneladas de cocaína na fronteira

Marcelo Remígio

Duas toneladas de cocaína foram apreendidas, 35 pessoas foram detidas e 22 imóveis acabaram confiscados durante operação conjunta entre Brasil e Bolívia de combate ao tráfico internacional de drogas. A ação, batizada de Operação Brasil-Bolívia (Brabo), começou na segunda-feira e se estendeu até ontem na cidade boliviana de Puerto Suárez, na fronteira com Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Também ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, firmou novos acordos de cooperação com a Bolívia para o combate ao tráfico e sobrevoou áreas de plantio de coca que estão sendo destruídas pelo governo local.
Além da droga, foram recolhidas armas e carros. A cocaína e os bens apreendidos, incluindo os imóveis, foram avaliados em US$5,8 milhões. A ação também coibiu o tráfico de pessoas e animais silvestres e reuniu Polícia Federal, Ministério da Justiça, Força Nacional de Segurança, Forças Armadas e órgãos de segurança da Bolívia.
O novo acordo assinado por Cardozo prevê o uso de avião não tripulado - de fabricação israelense e integrado à frota da PF há dois anos - para a fiscalização da fronteira, rastreamento das comunicações e monitoramento do deslocamento de traficantes. O acordo também incluiu, por parte do Brasil, treinamento e capacitação de policiais e militares bolivianos e o financiamento de equipamentos.
De acordo com as informações de órgãos de segurança da Bolívia, o Brasil é o principal mercado para a cocaína produzida naquele país. A droga é enviada pelo tráfico brasileiro para mercados da Europa e África. A fronteira entre os dois países tem 3.100 quilômetros.


PAN-2011
Aposta no bi em Guadalajara
Sétima do ranking mundial de pentatlo moderno, pernambucana Yane Marques treina em Recife e no Rio, para brilhar nos Jogos Militares e na competição continental, no México

Claudio Nogueira

Nadar, praticar esgrima, atirar, pedalar e correr. A soma dessas cinco ações faz surgir o pentatlo moderno, modalidade ainda  pouco  conhecida  no Brasil, mas  que  já  tem,  no  feminino,  uma  atleta  que  é  a  sétima  no  ranking mundial:  a pernambucana Yane Marques, que se prepara para os Jogos Mundiais Militares, em julho, no Rio, e para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro.

Escolinha em Recife
No último fim de semana, em São Paulo, ela venceu a seletiva para o Pan-2011, da qual nem precisava participar, por já ter vaga assegurada na competição continental.
— Meus objetivos principais este ano são os Jogos Mundiais Militares e o bi no Pan — anuncia ela, ouro na modalidade no Pan do Rio, em 2007, e 18ª nas Olimpíadas de Pequim-2008. — Espero estar bem preparada nos Jogos Militares e no Pan e chegar nessas competições no topo das minhas condições físicas. Resultado será consequência. Óbvio que vou tentar o ouro nas duas, sem subestimar rivais, porque querer o ouro, as outras também querem.
Yane, que se divide entre os treinos no Recife e no Rio, já está se acostumando a ser reconhecida nas ruas da capital pernambucana e até no exterior.
— Em Recife, as pessoas falam comigo na rua, no shopping. É um reconhecimento importante do público. Eles vêm me dizer que torcem por mim, e até na Alemanha, quando me preparava para uma Copa do Mundo, dois conterrâneos me viram e disseram: ‘Yane, menina, você por aqui?’ —  conta, num intervalo do treino no Centro de Capacitação em Educação Física do Exército (Cefex), na Urca.
Para ela, o pentatlo vive um momento especial no país:
— Em Recife, há um projeto de iniciação da confederação, que começa com o biatlo, isto é a natação e a corrida. São 35 crianças e jovens, que me têm como um exemplo. Acho que 60% das pessoas em Recife já conhecem o pentatlo.
Yane é a sétima do ranking mundial da Federação Internacional, tendo terminado em oitavo na última Copa do Mundo, em Palm Springs (EUA). A próxima Copa vai ser na Sardenha (Itália), de 13 a 19 de abril. Em seguida, haverá treinos, de 19 abril a 4 de maio na Hungria, sede da Copa, entre os dias 4 e 9 de maio.
Yane cumpriu toda a instrução militar e se tornou sargento do Exército, que lhe dá remuneração e estrutura:
— Sem o Exército, não sei se estaria treinando. Não sei como ficaria. Tive Bolsa Atleta até 2010, mas não tenho mais.
Na Urca, Yane  tem  treinado  forte  na  sala  de  esgrima  com  o  tenente  Thales Metre. Atualmente  ela  se  coloca  em competições internacionais entre o sétimo e o décimo lugares na esgrima. A meta é passar a ser uma das três melhores nesse esporte, o que é importante para a contagem geral. Recentemente, antes da Copa em Palm Springs, Yane e a seleção brasileira treinaram em Colorado Springs, no CT do Comitê Olímpico Americano (USOC).
— Na esgrima, a gente valoriza muito a chance de jogar com pessoas diferentes. Por isso, viajamos tanto para o exterior.
Temos pouca gente para a esgrima. Quando estou no Rio, é bom porque tenho a chance de jogar com esgrimistas — diz ela. — Não descarto mudar para o Rio, mas para este ano, meu planejamento de treinos está montado, e divido os treinos entre Recife e o Rio.
Caseira, namorando firme há seis anos o pentatleta Aloísio Santos, ela conta que não sai quando está no Rio. Prefere descansar. Afinal, a rotina de  treinos é pesada. Diariamente, são  três horas e meia de esgrima, uma hora e meia de natação e uma hora de corrida. Quando treina o tiro, faz uma hora, e no caso do hipismo, uma hora e meia.
— Não lembro a última vez em que comecei um treino sem dor — comenta ela, que se recupera de lesão no pé esquerdo.
Aos 27 anos, Yane cursa Educação Física na Faculdade Maurício de Nassau, em Recife:
— O pentatlo me deu a oportunidade de conhecer o mundo, além de muitas pessoas. O esporte mudou a minha vida.
Já não me imagino sem o pentatlo.


QUESTÃO NUCLEAR
Segurança em Angra: 4 píeres estão em estudo
Eletronuclear admite, porém, que ainda não há fonte de recursos para as obras, orçadas em R$49,1 milhões

Carla Rocha

O assessor da presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, anunciou ontem que a empresa estuda a construção de quatro píeres nas imediações das usinas nucleares de Angra dos Reis para reforçar o plano de evacuação - pelo mar - em caso de um desastre. A informação foi dada ontem durante a audiência pública sobre o assunto na Assembleia Legislativa (Alerj). Ele admitiu, porém, que ainda não foi decidida a fonte de recursos para a execução das obras. Para construir os quatro píeres, seria preciso investir R$49,1 milhões.
A preocupação da empresa em criar uma rota de fuga pelo mar foi antecipada pelo GLOBO, que revelou a existência de um estudo sobre dois píeres. A Eletronuclear chega a ter o detalhamento para a instalação de quatro. Porém, a empresa classificou três deles - nas praias Brava, Vermelha e do Frade - como de alta prioridade, por ficarem mais próximos da central. Os técnicos consideraram de prioridade média o projeto de um píer em Mambucaba. Os estudos serão apresentados ao governo do estado e à Coordenação da Proteção ao Programa Nuclear para buscar formas de financiar as obras.

Assessor da Eletronuclear fala em uso político
Leonam esteve na audiência para dar esclarecimentos sobre a segurança das usinas de Angra e o plano de evacuação. Muito questionado, principalmente sobre a fragilidade das encostas em toda a extensão da Rodovia Rio-Santos (BR-101), inclusive no trecho que passa pelo terreno das usinas, o assessor chamou atenção para o risco de se fazer uso político dos temores surgidos após o acidente em Fukushima, no Japão.
- Nossos esforços são sempre para melhorar a segurança. Mas não podemos concordar com a afirmativa de que a situação das usinas é insegura - rebateu.
O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, observou que a responsabilidade não é só da Eletronuclear, e que cada um deve assumir o seu papel nos problemas enfrentados no município.
- As usinas não são só de Angra, são do Brasil inteiro. A Rio-Santos é vulnerável. A responsabilidade sobre a rodovia não é da Eletronuclear, mas de um órgão federal horrível, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) - criticou. - Também precisamos de saída por mar e de um aeroporto para aeronaves maiores, além de um hospital bem aparelhado fora da zona de emergência.
Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, o deputado Átila Nunes (PSL) adiantou que marcará uma nova audiência pública, na qual serão ouvidos representantes da sociedade civil, como o Greenpeace e o movimento Sim para Angra 3 - que tem entre seus integrantes trabalhadores da Eletronuclear.

Licença de Angra 1 ainda depende de TAC
A Eletronuclear pediu à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e ao Ibama que emitam a licença de operação de Angra 2. Segundo a empresa, a demora não nada tem a ver com questões técnicas ligadas à operação, mas ao fato de o Ministério Público Federal, em Brasília, não ter oficializado o encerramento de um termo de ajustamento de conduta (TAC), cujas exigências já teriam sido atendidas pela empresa.

 FONTE: JORNAL O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário