Pesquisar

sexta-feira, 25 de março de 2011

25 de março de 2011 - JORNAL DO SENADO


COMISSÕES - CRE
Acordo para produção de submarinos passa na CRE

O acordo sobre a produção de submarinos firmado por Brasil e França em dezembro de 2008 foi aprovado ontem pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O projeto de decreto legislativo (PDS 79/11) foi relatado pelo senador João Pedro (PT-AM) e vai ao Plenário.
O texto estabelece a cooperação bilateral no desenvolvimento e na construção de submarinos convencionais, assim como de um submarino com armamento convencional destinado a receber um reator nuclear a ser desenvolvido pela parte brasileira.
Prevê ainda a assistência francesa na concepção e na construção de um estaleiro para a construção dos submarinos e de uma base naval para abrigá-los. Inclui também transferência de tecnologia.
No parecer, João Pedro observa que dois aspectos tornaram atraente para o país a proposta francesa: a necessidade detectada pela Marinha do Brasil de submarinos de propulsão nuclear e a decisão da França de oferecer a sua tecnologia.


COMISSÕES - CI
Diretor da Anac será sabatinado na quinta-feira

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) vai sabatinar, na quinta-feira, Cláudio Passos Simão, indicado pela presidente Dilma Rousseff para continuar no cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que exerce desde outubro de 2008.
Ontem, o senador Blairo Maggi (PR-MT) leu relatório com o currículo de Simão. Em seguida, a presidente do colegiado, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), concedeu vista coletiva para que os demais membros da comissão possam analisar a indicação e se preparar para a sabatina até a próxima semana.
Os senadores discutiram vários problemas da aviação, entre os quais um acordo assinado entre os governos do Brasil e dos EUA para liberar o espaço aéreo nacional para aeronaves americanas.
Segundo Francisco Dornelles (PP-RJ), esse acordo pode trazer sérios riscos às empresas brasileiras.
fonte: JORNAL DO SENADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário