Pesquisar

quarta-feira, 30 de março de 2011

30 de março de 2011 - INFOREL


AGENDA
Senado cobra informações sobre adidos militares e de inteligência

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal vota nesta quinta-feira, 31, requerimento do senador Fernando Collor (PTB-AL), que pede informações do ministério da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), sobre os adidos militares e de inteligência que atuam no exterior.
Collor também apresentou requerimento para que os ministérios da Justiça, Fazenda e Agricultura, esclareçam os critérios, as necessidades e o amparo legal que norteiam, demandam e determinam a abertura das adidâncias policial, tributária e agrícola nas embaixadas brasileiras.
O senador quer ainda a relação de todos os adidos militares e de inteligência em exercício, suas estruturas administrativas e funcional; as normas, os requisitos e a forma de indicação, designação e/ou nomeação dos titulares destes postos, bem como de seus adjuntos e auxiliares.
Além disso, cobra do ministério das Relações Exteriores, informações acerca do papel que desempenha na criação de adidâncias.


POLÍTICA EXTERNA
Brasil e Bolívia firmam cooperação na luta contra o narcotráfico

O governo brasileiro vai compartilhar com a Bolívia sua experiência tecnológica na luta contra o crime organizado e o narcotráfico com equipamentos e laboratórios.
A informação é do embaixador do país em La Paz, Marcel Biato que participou da 7ª reunião da Comissão Mista sobre Drogas na Bolívia, nesta segunda-feira.
Biato explicou que o Brasil firmará uma série de acordos que permitirão à Bolívia, a utilização de software, laboratórios para a luta contra a lavagem de dinheiro e o emprego de tecnologia avançada para o monitoramento da fronteira comum.
Os dois países compartilham mais de três mil quilômetros de fronteira.
De acordo com o embaixador, a cooperação bilateral é parte da regionalização da luta antinarcóticos no âmbito da União dos Países Sul-Americanos (UNASUL) e o Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (UNODC).
Os dois países também pretendem reforçar a parceria em segurança pública, desenvolvimento fronteiriço, defesa dos direitos humanos, capacitação de policiais e a regularização dos fluxos migratórios.
A cooperação implica ainda a doação pelo Brasil de quatro helicópteros para que a Bolívia implemente a vigilância territorial e as operações de interdição aérea.
Nesta terça-feira, 29, os ministros da Justiça do Brasil, José Eduardo Dutra, e do Interior da Bolívia, Sacha Llorenti, acompanharão uma demonstração de vôo do Veículo Aéreo Não-tripulado (VANT) que o Brasil entregará ao país vizinho.
A embaixada do Brasil em La Paz confirmou ainda que a cooperação com a Bolívia envolve os Estados Unidos, país que teve sua agência antidrogas expulsa da Bolívia em 2008.
 FONTE: INFOREL

Nenhum comentário:

Postar um comentário