DANÇA DOS ASSENTOS
Avião ultrapassa o ônibus no Brasil
Facilidades impulsionam transporte aéreo para viagens interestaduais
A ascensão da classe C está levando o avião a ultrapassar o ônibus. Nos trechos interestaduais, o número de passageiros transportados via aérea está superando o tradicional modal rodoviário.
O número de pessoas que viajaram de avião entre dois Estados ano passado foi próximo de 66 milhões, e o total de passageiros que se deslocaram por ônibus foi de 67 milhões, segundo um estudo encomendado para a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Como o tráfego do transporte aéreo já cresceu 10% no primeiro bimestre em comparação ao mesmo período do ano passado e a ocupação dos ônibus no país apresenta um movimento de queda desde 2003, a utilização dos aviões já seria superior neste início de 2011, projeta reportagem publicada ontem pelo jornal Folha de S.Paulo.
Embora a ANTT não tenha divulgado os dados por Estado, a tendência estaria se repetindo no Rio Grande do Sul. No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o número de embarques e desembarques domésticos subiu 90% desde 2005, chegando a 6,22 milhões de passageiros em 2010.
Enquanto isso, a procura pelo ônibus como forma de se deslocar entre dois Estados estaria diminuindo em razão aumento da renda da população, das condições facilitadas oferecidas pelas aéreas para compra de passagens e da maior rapidez para chegar ao destino. Mesmo sem dados que confirmem o movimento, a administração da rodoviária da Capital nota a retração.
– Ao longo dos últimos 10 anos, houve uma queda (nas viagens interestaduais) – atesta Giovanni Luigi, diretor da Veppo, concessionária da rodoviária de Porto Alegre.
GOLPE VIRTUAL
Suposta fraude faz sumir milhas aéreas
Uma suposta fraude pela internet causou prejuízos a um grupo de médicos. Na segunda-feira, o cardiologista gaúcho Leandro Zimerman tentou entrar no site do programa TAM Fidelidade, mas a senha dele havia sido trocada.
Ao entrar em contato com a companhia aérea, Zimerman descobriu que as 130 mil milhas que acumulava haviam sumido.
– Retirei uma passagem para meu filho em dezembro e estava tudo normal. Em janeiro, alguém retirou 13 passagens em trechos nacionais usando a minha conta – afirma.
Zimerman descobriu que o sumiço do bônus ocorreu com pelo menos outros cinco profissionais da mesma especialidade em São Paulo, Goiás, Bahia e Pernambuco. Segundo o médico, todos os casos tiveram características semelhantes: o e-mail registrado no cadastro foi alterado e o “.br” foi retirado. A manobra teria tornado possível a alguém reservar os bilhetes sem chamar atenção, já que a mensagem confirmando a operação nunca chegou às vítimas.
A TAM prometeu investigar o caso, mas não garante o ressarcimento das passagens. Um outro médico de Salvador, que descobriu o sumiço de 120 mil milhas em agosto, não recebeu compensação e acionou a Justiça.
Em nota, a TAM afirma que adota procedimentos para manter em segurança as informações dos clientes. Para resgatar passagens, seria preciso informar duas senhas que, em caso de extravio, são reenviadas ao e-mail cadastrado no sistema.
Dicas de segurança
- Não compartilhar a senha com ninguém.
- Desconfiar de e-mails promocionais. Em vez de clicar no link que vem na mensagem, é melhor visitar o site oficial da companhia ou ligar para o atendimento ao cliente.
- Evitar fornecer cópias de documentos (RG, CPF, carteira de habilitação) que permitam a golpistas assumirem uma identidade falsa.
- Não acessar programas de milhagens de lan houses, ou computadores públicos.
- Em redes Wi-Fi desprotegidas (shoppings, aeroportos, parques), só colocar login e senha em sites que comecem com “https” em vez de “http”.
O vice-presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros em Transporte Aéreo (Andep), Alcebíades Santini, recomenda que as vítimas do golpe tentem uma solução com a empresa aérea:
– Caso o assunto não se resolva amigavelmente, é importante ter o registro do saque indevido das milhas, como extratos e comprovantes.
ÁREA ESTRATÉGICA
Dilma deve investir em programa espacial
A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que o governo federal prevê investimentos para fortalecer o programa espacial brasileiro. Para ela, o Brasil não pode desistir de sua meta de construir, lançar e operar satélites.
“Vamos investir no Programa Espacial Brasileiro por meio da contratação de novos profissionais para a Agência Espacial Brasileira e para os órgãos executores desse programa”, escreveu a presidente em uma coluna semanal distribuída para jornais regionais na qual responde a perguntas de cidadãos.
“O uso de satélites para monitorar o território, auxiliar na previsão do tempo e prevenir e mitigar danos causados por desastres naturais é imprescindível para que ações venham a ser tomadas no tempo devido. Da mesma forma, políticas públicas como as de defesa, segurança hídrica e alimentar e de comunicações de governo, por exemplo, dependem igualmente desses equipamentos”, escreveu Dilma.
Dilma negou que o Brasil tenha suspendido seu programa espacial após a explosão ocorrida em 2003 que destruiu parte da base espacial de Alcântara, no Maranhão, e que provocou a morte de 21 cientistas.
Segundo a presidente, os novos investimentos permitirão alcançar as metas propostas. Ela ressaltou que o objetivo é ter um programa espacial autônomo, capaz de atender às demandas da sociedade brasileira e de fortalecer a soberania do país.
AEROPORTO EM OBRAS
Avança projeto do edifício-garagem
Infraero deve lançar no próximo mês a licitação para definir empresa que construirá prédio com vagas para 4 mil veículos
Três anos depois de anunciar a intenção de ampliar o estacionamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a Infraero começa a concretizar o projeto. No mês que vem, a estatal que administra os principais aeroportos do país deve lançar o edital da licitação para definir a empresa que construirá um edifício-garagem com 4 mil vagas.
Aempresa Power Tech Brasil Energia e Sistemas já concluiu estudos de viabilidade do projeto. O objetivo, conforme o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, é construir, ao lado do edifício-garagem existente, um outro prédio. A construção deve ter 10 andares.
Diferentemente do atual edifício-garagem, que é circular, o novo prédio deverá ser retangular, para permitir maior aproveitamento do espaço. Atualmente, o aeroporto tem 144 vagas gratuitas no entorno e 2.020 pagas, que são insuficientes.
O custo do novo edifício-garagem, estimado em R$ 50 milhões, será arcado pela iniciativa privada. A empresa que executar a obra em um prazo de 12 meses receberia concessão para explorar o empreendimento por um período de tempo a ser definido.
No país, a Infraero planeja a construção de outros edifícios-garagem junto a terminais aeroviários. Herdina explica que o projeto-piloto está sendo realizado em Guarulhos, onde a licitação foi suspensa para a realização de nova audiência pública, no dia 14:
– O nosso modelo de licitação será o mesmo de Guarulhos. Por isso, lançaremos o edital depois que for exaurido o processo em São Paulo. Queremos eliminar todas as dúvidas do mercado. Nossa expectativa é começar as obras em Porto Alegre até agosto.
A cronologia
- Junho de 2008, a Infraero anuncia a intenção de construir um novo edifício-garagem, com 2,5 mil vagas. A obra começaria no segundo semestre de 2008 e acabaria em 2009
- Julho de 2009, ainda sem obras, a estatal justifica o atraso a mudanças na concepção do projeto. O novo prédio poderia ter entre 3 mil e 4 mil vagas. Expectativa era lançar a licitação no mês seguinte
- Outubro de 2010, a Infraero contrata consultoria para realizar estudos de viabilidade e promete começar no primeiro semestre de 2011 as obras do edifício-garagem para 4 mil veículos. O custo estimado é de R$ 50 milhões
AEROPORTO EM OBRAS
Início da ampliação da pista terá atraso
A expectativa de começar as obras de extensão da pista do aeroporto até junho sofreu um revés. Ontem, a Infraero informou que, devido a uma análise do Exército, a nova previsão é começar as obras no fim deste ano ou início do próximo.
Por meio de convênio formalizado com a Infraero no início do ano, o Exército tem prazo até outubro para revisar o projeto executivo da ampliação. Somente depois da análise, será possível elaborar e publicar o edital da licitação que definirá a empresa que estenderá a pista em 920 metros (de 2,28 mil metros para 3,2 mil metros).
Em dezembro passado, a expectativa era dar início aos trabalhos durante o primeiro semestre de 2011. A previsão de conclusão continua sendo o primeiro semestre de 2013, meses antes da realização da Copa das Confederações, competição que testará a infraestrutura de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014.
O custo da extensão da pista é estimado em R$ 212,9 milhões. A partir da conclusão, a nova pista permitirá pousos e decolagens de aviões maiores. Como aeronaves mais pesadas necessitam de pistas mais longas, aviões de grande porte como Boeing 747 só podem partir do Salgado Filho com cerca de 70% de sua capacidade, incluindo combustível.
O principal terminal gaúcho teria condições, inclusive, de receber o A380 – com 72,7 metros de comprimento e capacidade para transportar até 845 passageiros. O gigante da Airbus é o maior avião comercial do mundo.
FONTE: JORNAL ZERO HORA
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