Pesquisar

quinta-feira, 31 de março de 2011

31 de março de 2011 - FORÇAS ARMADAS - SITES



30/03/2011
MARINHA DO BRASIL

Parceria facilita acesso dos alunos da rede pública de ensino aos navios da Marinha
Por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) - Porto Alegre firmou uma parceria com a Carris Porto-Alegrense, companhia que administra o transporte público na capital gaúcha há 139 anos. A iniciativa irá disponibilizar o acesso gratuito dos alunos da rede pública de ensino aos navios da Marinha do Brasil.
Para efetivar a parceria, no dia 23 de março, o Delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, Capitão-de-Fragata Jayme Alves Tavares Filho, recebeu para um almoço o Presidente da SOAMAR - Porto Alegre, Geraldo Sperb, o Assessor de Relações Externas da Carris, Luciano Fagundes e a Chefe de Gabinete da empresa, Lenise Cantarutti. A ideia é ter uma programação prévia para que os navios da Marinha que atracarem em Porto Alegre possam sempre receber uma escola por turno.
O Delegado Jayme agradeceu a iniciativa e o apoio das entidades e ressaltou a importância dessas parcerias para ampliar o acesso dos jovens à rotina de bordo, o que pode despertar o civismo e o interesse por uma carreira naval.


Alunos do Colégio Naval embarcam na Fragata “Independência”
Oito alunos do Colégio Naval, instituição de Ensino Médio da Marinha, localizada em Angra dos Reis (RJ), embarcaram na Fragata “Independência”, no período de 28 de fevereiro a 01 de março, para participar da Comissão de Alinhamentos de Sensores do Navio.
Durante a travessia do Porto de Vitória (ES) até a atracação na Base Naval do Rio de Janeiro, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar as atividades conduzidas a bordo de um meio operativo da Esquadra. A participação nos diversos exercícios realizados no mar contribuiu para o incremento da motivação pela carreira naval desses jovens.


Navio-Patrulha “Guaíba” realiza Inspeção Naval no litoral nordestino
Durante a Operação “Verão” 2010/2011, realizada de dezembro de 2010 a março deste ano, o Navio-Patrulha “Guaíba” realizou atividades de Inspeção Naval no litoral da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas, quando foram inspecionadas 24 embarcações de pequeno e médio porte, sendo 18 notificadas por infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, especialmente por irregularidades na documentação ou pela ausência de equipamentos de segurança.


Voluntárias “Cisne Branco” promovem curso de Doces de Pelotas
Com o propósito de complementar as atividades de apoio social desenvolvidas pela Marinha do Brasil para a Família Naval no Rio Grande (RS), as Voluntárias “Cisne Branco” – Seccional Rio Grande, em parceria com o SENAC-RG, promoveram o curso de “Doces de Pelotas”, de 14 a 25 de março, no Centro de Convivência dos Meninos do Mar da Universidade Federal do Rio Grande.
O curso faz parte do Projeto “Agenda Ativa” e deu a 20 esposas de Praças a oportunidade de aprender as técnicas e os critérios de qualidade, que envolvem os famosos doces da cidade de Pelotas. Entre os 54 tipos de doces ensinados, os mais apreciados foram os “Ninhos de Fios de Ovos”, “Camafeus”, “Queijadinhas”, “Trufas” e “Bombons de Frutas”.


Posse da Diretoria da SOAMAR-Pará eleita para o biênio 2011-2012
No dia 24 de março, a Diretoria da Sociedade Amigos da Marinha – Pará (SOAMAR-PA), eleita para o biênio 2011-2012, tomou posse em cerimônia presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval e Presidente do Conselho Superior da SOAMAR, Vice-Almirante Rodrigo Otávio Fernandes de Hônkis. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Crowne Plaza Hotel, em Belém, e contou com inúmeras autoridades civis e militares.
A SOAMAR-PA foi fundada em 19 de outubro de 1989 e teve Alfredo Paes Barreto como primeiro Presidente. Desde então, alcançou o número expressivo de 750 integrantes e tem trabalhado, incansavelmente, para a divulgação da Marinha e da vocação natural do Estado do Pará para os assuntos inerentes às navegações fluvial e marítima. Além disso, possui, entre outras, a finalidade de difundir os conceitos doutrinários e culturais relacionados com o desenvolvimento e o progresso do Brasil, sobretudo, no que diz respeito aos assuntos do mar e das vias navegáveis, sendo, portanto, um importante elo de ligação entre a Marinha do Brasil e a sociedade paraense.
A atual Diretoria é presidida por Raul Ramos Moreira, funcionário da Companhia Docas do Pará e Amigo da Marinha há 29 anos.


Comemoração do 203º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, em Ladário 
Várias cerimônias marcaram o 203° Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais. No dia 14 de março, o evento ocorreu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, no Mato Grosso do Sul, e consistiu da leitura da Ordem do Dia do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante-de-Esquadra (FN) Marco Antônio Corrêa Guimarães, imposição da Medalha Mérito Anfíbio, aos militares agraciados, e canto da canção “Na Vanguarda”. Após a cerimônia, os convidados visitaram uma exposição de materiais de Comunicações Navais e Emprego Individual, no pátio do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa).
O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) é uma unidade da Marinha do Brasil presente em todo o território nacional, tanto no litoral, quanto nas regiões ribeirinhas da Amazônia e do Pantanal. O CFN atua em tempos de paz na segurança das instalações da Marinha e no auxílio as populações carentes por meio de ações cívico-sociais, desenvolvidas regionalmente pelos Distritos Navais. Entre as ações do GptFNLa se destaca o Assalto de Desembarque Ribeirinho.



30/03/2011
EXÉRCITO BRASILEIRO

Comandante do Exército participa do Diálogo Internacional de Defesa de Jacarta

Jacarta (Indonésia) – No período de 23 a 25 de março, o Comandante do Exército, General de Exército ENZO MARTINS PERI, participou do Diálogo Internacional de Defesa de Jacarta – JIDD.
Durante o evento, Chefes de Estado, Ministros da Defesa, Comandantes militares e civis de 34 países, da ONU, da OTAN e de outros organismos internacionais discutiram assuntos relativos a offset, transferência de tecnologia, segurança e contraterrorismo.
A iniciativa da JIDD partiu da Universidade de Defesa Indonésia e contou com inúmeros palestrantes internacionais, que trouxeram experiências de seus países nos temas em questão. Juntamente com os eventos, ocorreu uma exposição de material da indústria militar de Defesa, a Asia Pacific Security & Defense Expo – APSDEX, no Centro de Convenções de Jacarta.
O Brasil foi convidado para participar da JIDD como um dos palestrantes principais do evento. Com o tema Visão e estratégias para a criação de planos para compensações e transferência de tecnologias para o futuro, o General ENZO expôs dados relativos ao Brasil, sua Política de Defesa Nacional, sua Estratégia Nacional de Defesa e sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, o SISFRON.
Após a exposição, o Comandante do Exército juntou-se a um painel onde a assistência pôde participar com perguntas relativas ao assunto. Cabe destacar, que o Sr. Alain Le Roy, Vice-Secretário Geral para Operações de Manutenção de Paz das Nações Unidas, realizou uma palestra sobre as atividades do Departamento de Missões de Paz no Mundo. Em suas palavras, o Sr. Le Roy ressaltou a participação do Brasil na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH), que obteve grandes êxitos nas fases mais críticas da Missão. A seguir, trecho das palavras do Sr. Alain Le-Roy:

 “Nos casos em que a capacidade e compromisso existem, nós podemos esperar um aumento de sucesso. Vou apontar dois exemplos. Em agosto de 2006, a MINUSTAH, Missão no Haiti, conduziu operações para restaurar a ordem em Port-au-Prince e em sua periferia. Isso exigiu que as tropas se deslocassem dentro das áreas de favelas de Cité Soleil, onde gangues de criminosos dominavam e o governo tinha pouco controle. Com efeito, as operações procuraram ampliar a autoridade do governo sobre a Capital. As tropas brasileiras, com o apoio de outras tropas, atingiram níveis eficazes na coleta local de dados de inteligência (informações), conquistando, com isso, um formato eficiente na configuração de suas tropas e de suas instalações. As operações foram realizadas com pessoal devidamente equipado,  treinado e dirigido. Isso aponta para a importância da inteligência nível tático para as modernas operações de manutenção de paz, aos sistemas de comando eficazes, capazes de operar em ambientes com ritmo elevado, e para a necessidade de tropas bem preparadas e equipadas.”

O Comandante do Exército realizou, ainda, uma visita ao Chefe do Estado-Maior do Exército Indonésio, cargo correspondente ao de Comandante da Força naquele país, participando de uma cerimônia no Quartel-General do Exército Indonésio, oportunidade em que o General ENZO recebeu as Honras Militares e tratou de assuntos de interesse das Forças Terrestres dos dois países.


Alistamento Militar 2011
 Brasília – O Ministério da Defesa começou a veicular nas mídias impressa, digital, radiofônica e televisiva a nova campanha publicitária, que divulga o Alistamento Militar 2011. A campanha reforça todos os passos necessários para os jovens cumprirem o seu dever, ingressando no serviço militar e fazendo parte da defesa do Brasil.
A campanha conta com a participação de jovens, informando o período de inscrição no Serviço Militar Obrigatório em todo o país. As peças trazem uma linguagem simples, direta e uma mensagem que busca identificar as propostas do Serviço Militar com a juventude atual. A nova campanha será difundida por meio de spot de rádio, filme para televisão e cinema, peças para mídia digital, além de cartazes que serão distribuídos para fixação nas juntas militares de todo o Brasil. Também serão utilizadas as mídias sociais para veiculação do material publicitário.
A nova campanha contempla as diretrizes contidas na Estratégia Nacional de Defesa, principalmente a que fixa a necessidade de que o Serviço Militar Obrigatório reflita a diversidade sócio-étnica brasileira.
O Serviço Militar é coordenado pelo Ministério da Defesa, que atua em seu planejamento e execução, juntamente com os Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Inclui também outros órgãos e instituições que utilizam dados obtidos nas fases do Serviço Militar (Ministério da Educação, Ministério da Saúde, no caso da Campanha do MFDV na Amazônia e em outras áreas carentes; IBGE; Ministério das Cidades, em áreas carentes; além de prefeituras municipais).
No ano passado 1.650 milhão de jovens se alistaram para ingresso nas Forças Armadas nas 5.235 Juntas de Serviço Militar distribuídas por todo o território nacional. Depois de submetidos a uma seleção, a previsão de incorporação para este ano é de 90.646 mil jovens.

Documentação exigida
O alistamento militar é o ato prévio e obrigatório a que estão sujeitos todos os brasileiros do sexo masculino. O período de alistamento se inicia no primeiro dia útil de janeiro e vai até o último dia útil de abril. A documentação exigida é a certidão de nascimento ou prova equivalente e uma foto recente, tamanho 3x4.
O jovem deve se alistar no ano em que completar 18 anos de idade na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. A Junta de Serviço Militar é um órgão da administração municipal operada por funcionários designados pelo prefeito e segue horário de expediente determinado pela Prefeitura.
A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o serviço militar será feita pela seleção geral, o que não significa que o conscrito será atendido em sua pretensão.
Existem duas formas de ingresso nas Forças Armadas. A primeira é por meio de concurso público que habilita o aprovado a entrar nas escolas militares. A segunda é por intermédio do alistamento militar.


MD inicia as ações relativas à elaboração do "Livro Branco de Defesa Nacional"

Brasília – A sociedade brasileira e a comunidade internacional poderão ter acesso, numa única publicação, a  dados importantes sobre os principais assuntos relacionados à Defesa.  Informações sobre estratégia, planejamento, orçamento e equipamentos das Forças Armadas constarão do Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN).

O Livro Branco apresentará os assuntos de defesa da seguinte forma:
I - cenário estratégico para o século XXI;
II - política nacional de defesa;
III - estratégia nacional de defesa;
IV - modernização das Forças Armadas;
V - racionalização e adaptação das estruturas de defesa;
VI - suporte econômico da defesa nacional;
VII - as Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica; e
VIII - operações de paz e ajuda humanitária.

Documento público inédito no país, o LBDN começou a ser elaborado sob a coordenação do Ministério da Defesa. Uma série de iniciativas relacionadas a sua elaboração já estão em andamento.
Esse tipo de publicação, já editada por vários países do mundo, propiciará maior visibilidade à política de defesa do Estado Brasileiro.


Símbolos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas
 Brasília - A Portaria Nº 377/MD, de 3 de março de 2011, cria o Brasão e o Estandarte do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, bem como a Insígnia de Chefia do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). Além destes, segue o logotipo do EMCFA, que não está incluído na portaria supramencionada, mas que também será utilizado como símbolo oficial.

•Brasão do EMCFA



Escudo circular, terciado em palas: a central branca, carregada com um sabre, sobre a lâmina do mesmo a inscrição "BRASIL" e, abaixo do punho, a inscrição "EMCFA", ambas em ouro, conjunto encimado pelo símbolo da Marinha; a destra verde- oliva, carregada com símbolo do Exército; a sinistra azul, carregada com o símbolo da Força Aérea; escudo envolvido por uma corrente, simbolizando a união e a coesão das Forças Armadas, e ornamentado por uma coroa de louros dourada com um laço na mesma cor, carregado com a inscrição, em negro, "25 AGOSTO 2010", data de criação do EMCFA.

•Estandarte do EMCFA


Forma retangular, tipo bandeira universal e franjada de ouro; bordadura amarela, representando o Ministério da Defesa; campo terciado em faixas: a central branca, em chefe verdeoliva e em contrachefe azul, cores alusivas, respectivamente, à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro e à Força Aérea Brasileira; em abismo e em brocante, o brasão representativo do EMCFA: escudo circular, terciado em pala, a central branca, carregada com um sabre, sobre a lâmina do mesmo a inscrição "BRASIL" e, abaixo do punho, a inscrição "EMCFA", em ouro, conjunto encimado pelo símbolo da Marinha; destra verde-oliva, carregada com símbolo do Exército; sinistra azul, carregada com o símbolo da Força Aérea; escudo envolvido por uma corrente, simbolizando a união e a coesão das Forças Armadas, e ornamentado por uma coroa de louros dourada; encimando o brasão, em arco e de ouro, o dístico "ESTADO-MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS"; sotoposto ao brasão um listel dourado, carregado com a inscrição, em negro, "25 AGOSTO 2010", data de criação do EMCFA; laço militar nas cores verde e amarela, carregado com a inscrição "MINISTÉRIO DA DEFESA" e "EMCFA", em caracteres dourados.

•Insígnia de Chefia do EMCFA

•Logotipo do EMCFA




60ª Olimpíada da Academia Militar das Agulhas Negras

Resende (RJ) – No período de 18 a 25 de março, a Academia Militar das Agulhas Negras  (AMAN) realizou a 60ª Olimpíada Acadêmica. Essa competição desportiva congrega todos os cursos da Academia e a população da região das Agulhas Negras.
Durante a Olimpíada, foram disputados o Troféu Duque de Caxias, entre os Cursos das Armas, Quadro e Serviço, e o Troféu Agulhas Negras (AN), entre os Cursos Avançado e Básico. Foram realizadas competições em 13 modalidades desportivas: atletismo, basquete, esgrima, futebol, judô, natação, pentatlo militar, polo aquático, tiro de armas curtas, tiro de armas longas, voleibol, orientação e caratê.
A cerimônia de abertura da 60ª Olimpíada Acadêmica, ocorrida no Estádio Mark Clark, contou com a presença de atletas de alto rendimento do Exército e personalidades do esporte nacional, como o medalhista olímpico Lars Grael, além de todo o efetivo da AMAN.
Este ano, as competições desportivas foram acompanhadas pelos atletas de alto rendimento, que assistiram às provas e ministraram clínicas para os atletas da AMAN. Concomitantemente às atividades esportivas, foram programadas, pela Sociedade Acadêmica Militar, as seguintes atividades: muro de escalada, tirolesa e paintball. Essas atividades foram franqueadas ao público em geral, que participou da semana desportiva.
A Olimpíada Acadêmica tem suas origens na década de 1940. Naquela época, as competições ocorriam em um programa desportivo semanal, quando eram disputados, pelos cursos das Armas e do Serviço de Intendência, o Troféu Duque de Caxias, e, pelas subunidades do Curso Básico, o Troféu General Sampaio. Esse modelo perdurou até 1951. A partir de 1952, foi instituída a Semana Olímpica da AMAN, que, em 1960, passou a ser denominada Olimpíada Acadêmica.



30/03/2011
FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Aeronave da FAB transporta corpo de José Alencar
O corpo do ex-vice-presidente da República José Alencar chegou nesta quarta-feira (30/3), às 10h 11, à Base Aérea de Brasília a bordo de uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB). Cerca de 40 minutos antes, outro avião da FAB, um C-99, pousou trazendo familiares de José Alencar.
O corpo foi recepcionado por autoridades dos três poderes, entre elas o Presidente da República em exercício, Michel Temer, o Presidente do Senado Federal, José Sarney, o vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
A urna funerária foi colocada em um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e deixou a Base Aérea às 10h35 em direção ao Palácio do Planalto para ser velado. No traslado a urna foi escoltada por militares das três Forças Armadas.

  

Fonte: Agência Força Aérea


Foguete VSB-30 é lançado na Suécia
O lançamento do VSB-30 V15 - TEXUS 49 ocorreu com sucesso, no dia 29 de março, às 6h (horário local), a partir do Centro de Lançamento de Esrange, em Kiruna - Suécia. O voo foi nominal, perfeito, e a carga útil recuperada.
O foguete alcançou a altitude de 268 km e a carga útil que continha quatro experimentos científicos, ficou por 06 minutos em ambiente de microgravidade e foi recuperada a 90 km do local do lançamento. Neste lançamento, a ESA (Agência Espacial Européia) comemora 50 voos da carga útil TEXUS. A Operação Texus 49 teve início em 18 de março e o lançamento somente ocorreu nesta data em virtude de condições meteorológicas desfavoráveis (fortes ventos balísticos) nos dias anteriores.
O projeto foi iniciado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço, no ano de 2000, em parceria com a Agência Espacial Alemã. O primeiro lançamento ocorreu em 2004 e até a presente data já foram realizados 11 lançamentos, todos com sucesso.

 Principais dados
- Massa de carga útil: 379 kg;
- Apogeu: 268,2 km (nominal = 264,0 km);
- Tempo de microgravidade = 378 sec;
- Alcance = 92 km;
- ponto de impacto < 1 sigma;
- aceleração máxima do 1E = 7,9 g;
- aceleração máxima do 2E = 12,6 g.


Segunda Força Aérea homenageia herói de missão no Congo
A Segunda Força Aérea recebeu, nesta semana, a viúva do Suboficial Willebaldo Moreira Santos, Esmeralda Martins dos Santos, herói de missão no Congo. Dona Naná, como gosta de ser chamada, contou um pouco da história do marido, especialmente sobre o dia 3 de fevereiro de 1964, ocasião em que foi um dos protagonistas da missão heróica de salvamento de vários missionários naquele país africano.
Os relatos dão conta que ele arriscou a vida para garantir que outros pudessem viver, quando o H-19 tripulado pelo então Tenente Ércio Braga e pelo então Sargento Capela realizou um pouso de emergência e tornou-se alvo para os rebeldes congoleses. Além das histórias, Dona Naná trouxe muitas fotos do Suboficial Moreira, as quais serão digitalizadas para fazerem parte do acervo da Associação Brasileira de Equipagens Operacionais da Aviação de Asas Rotativas (ABRATAAR), responsável pelo contato, e das unidades de asas rotativas da FAE 2.
Na ocasião, durante a formatura de hasteamento da bandeira nacional, a Segunda Força Aérea fez uma homenagem ao vulto do SO Moreira que foi entregue à Dona Naná.Emocionada, ela agradeceu e disse ter certeza que “wile” (assim Dona Naná chamava o saudoso marido) estava ali presente e feliz.
Dona Naná e o Suboficial Moreira tiveram cinco filhas. Quatro moram no Brasil e uma, na Espanha, que é casada com um policial daquele país. Curiosamente, chegamos à Dona Naná por intermédio dessa filha, a que está mais distante. Dona Naná contou ainda que o Suboficial foi o terceiro colocado em sua turma de formação. Começou a carreira em Cumbica, onde fez curso de mecânico de H-13 e H-19, motivo pelo qual foi selecionado pela força para participar da missão de paz no Congo belga. No regresso, voou pelo CAN nos C-47, C-54, C-82, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário