Pesquisar

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ÚLTIMAS NOTÍCIAS 03/02/2012-19:29

FORÇAS ARMADAS

900 agentes reforçam a segurança no Estado do ceara
 

O Exército e a Força Nacional de Segurança disponibilizaram o efetivo para atuar em todo o Ceará durante a paralisação dos PMs.

Planejamento de ações será feito diariamente Setenta e nove homens do Exército desembarcaram ontem em Fortaleza para a Operação Ceará, deflagrada após a paralisação de policiais militares.

Com o reforço, o efetivo disponível para atuar no Estado - que inclui também integrantes da Força Nacional de Segurança - chega a cerca de 900 agentes.

0000O Comando da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro não divulgou detalhes de como o efetivo será empregado, mas garantiu que as decisões serão em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). “É um planejamento feito dia a dia, de acordo com a necessidade”, informa o tenente-coronel Charles Moura, chefe do setor de comunicação social da 10ª RM.

A idéia é que o Exército e a Força Nacional de Segurança atuem no policiamento nas ruas, enquanto durar o movimento dos PMs. “Eles podem fazer todas as ações de Polícia”. Por enquanto, serão utilizados veículos próprios do Exército. Dependendo da necessidade, também podem ser usados carros da PM.

Os cerca de 900 agentes disponíveis incluem os 79 que desembarcaram ontem; os 140 homens do Exército que haviam chegado anteriormente de Teresina, no Piauí, e de Crateús, no Ceará; os 173 da Força Nacional de Segurança; e os mais de 500 que já fazem parte do efetivo do Exército em Fortaleza. “Se for necessário, a gente pode convocar mais de outros estados”, afirma Charles. 

Greve
A paralisação dos policiais militares não é total. Os comandantes de algumas companhias conseguiram novas viaturas - já que as que pertenciam às unidades foram tomadas pelos manifestantes - e as rondas voltaram a ser realizadas. Ontem, O POVO viu PMs atuando nos bairros Conjunto Ceará e Parangaba. “Estamos com quatro viaturas circulando em comboio”, garante o comandante do 6º Batalhão da PM, tenente-coronel Hervano Macedo. A estratégia é para evitar que os manifestantes tomem as chaves dos veículos.

O POVO entrou em contato com o comandante geral da PM, coronel Werisleik Matias, mas ele não quis falar sobre os procedimentos que serão adotados pela Polícia. Ele disse que todas as informações sobre a operacionalização da segurança no Estado estão concentradas na 10ª Região Militar do Exército.

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA

A Força Nacional de Segurança e o Exército atuam quando é necessário reforço na área de segurança. No Ceará, a ajuda veio após ser deflagrada a paralisação de policiais militares na última quinta-feira, 29.

Serviço
Ocorrências policiais

Mesmo com a paralisação dos PMs, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) continua recebendo registros de ocorrências. Telefone 190 Números 173 È o número de homens da Força Nacional de Segurança disponibilizado para fazer policiamento no Ceará durante paralisação dos PMs 719 É a quantidade de militares do Exército disponível para ser empregada na Operação Ceará.

A Força Nacional de Segurança foi criada em 2004 e atende às necessidades emergenciais dos estados, em questões onde se faz necessária a interferência maior do poder público ou for detectada a urgência de reforço na área de segurança.

De acordo com o Ministério da Justiça, é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos estados, que passam por um rigoroso treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal), em Brasília.

O grupamento é acionado sempre que situações de distúrbio público, em qualquer ponto do Brasil, requerem sua presença. A utilização depende de aprovação do governador da unidade da federação.

Na noite de sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff assinou portaria, publicada em edição extra do Diário Oficial, autorizando a atuação do Exército no apoio à segurança pública do Ceará.

O reforço do Exército e da Força Nacional de Segurança foi utilizado na festa do Réveillon no aterro da Praia de Iracema. Foram cerca de 500 homens.

Fonte: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário