Pesquisar

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

14 de fevereiro de 2012 - Uma grave incompreensão da esquerda

 OPINIÃO

JULIO ROCHA


Incrível a dificuldade de interpretação e o esforço na tentativa de distorção do legado de Vargas, por boa parte da esquerda brasileira. Saí há pouco de um debate onde tive que defender as posições trabalhistas, onde estavam presentes 4 siglas de esquerda. Ainda hoje estão tentando derrubar as conquistas da Era Vargas, como a CLT, que o empresariado jamais engoliu, e que, novamente está sendo alvo de ataques no Congresso. E também querem derrubar a Voz do Brasil, aqui com ajuda de setores da esquerda com flertes com a ideologia liberal, pois trata-se do único programa de rádio que leva informações ao povão, em todos os grotões, sem as distorções da ditadura de mercado que controla o rádio comercial. É, portanto, uma positiva experiência de regulamentação informativa e estes segmentos da esquerda que querem torná-la inaudível e oferecer o espaço de 1 hora aos magnatas da comunicação, confessam assim a sinceridade de sua pregação em defesa da regulamentação comunicacional. Pregam regulamentação, mas votam pela desregulamentação!
É duro ouvir um representante da esquerda falar desse período, especialmente quando fala que o segundo governo Vargas foi democrático e positivo, passando uma idéia de que o primeiro governo não teve conquistas aos trabalhadores. A Previdência Social, a CLT, o direito de voto às mulheres, a licença meternidade, a criação da Vale do Rio Doce, o Conselho Nacional do Petróleo e a nacionalização do subsolo, a Cia Siderúrgia Nacional, o salário-mínimo, tudo isto é do primeiro governo. A criação do Ministério do Trabalho, do Instituto Nacional do Cinema, do Instituto Nacional do Cinema Educativo, com Humberto Mauro e Roquete Pinto à frente, do Instituto Nacional de Música, dirigido por Villa-Lobos, tudo isto é do primeiro governo. O contexto internacional na época era do fortalecimento do nazi-fascismo, muitos países fora do Eixo também tiveram seus direitos democráticos suspensos. O grave erro dos comunistas - Prestes foi convidado por Vargas para dirigir militarmente a Revoluçao de 30 (aceitou inicialmente e depois recusou) - levou a grave divisão no movimento popular. Depois os comunistas combateram Vargas, pediram sua renúncia, aproximaram-se das teses da UDN, situação que volta a repertir-se hoje no posicionamento do PPS junto dos liberais na oposição a Lula-Dilma. Os comunistas não entenderam Peron, nem Alvarado, nem Torrijos, nem Cárdenas, não entenderam os Sandinistas, tampouco  Chávez. Vale ler o livro de Entrevistas de Fidel a Ramonet que toca na questão da incompreensão dos comunistas na América Latina frente ao nacionalismo revolucionário.
Por fim, vale lembrar que Trotsky propunhua que os revolucionários fizessem uma aliança com Vargas, assim como também com Cárdenas no México, mas o stalinismo, tanto lá como cá, somou-se aos liberais e ajudou a destabilizar esses dois governos populares. No dia 24 de agosto de 1954, o jornal Tribuna Popular, do PCB, trazia uma entrevista de Prestes pedindo a renúncia de Vargas. Diante da fúria popular que atacou os jornais da direita e também a Tribuna, os dirigentes comunistas determinaram, envergonhados, o recolhimento do seu jornal das bancas, temendo pela reação popular, que estava, esta sim, sintonizada com a história! Páginas que não se podem apagar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário