Pesquisar

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

13 de fevereiro de 2012 - JORNAL DO COMMERCIO


PRIMEIRA PÁGINA

COLUNAS
CLÁUDIO HUMBERTO

Líder do PT no frio europeu
Além de designar uma comissão de doze senadores para bater pernas pela cúpula Rio+20, o Senado Brasileiro vai mandar o novo líder do PT na Casa, Walter Pinheiro (BA), flanar no frio europeu. Pinheiro jura que visitará uma fábrica na Noruega, conhecerá o uso da faixa de 450 MHz em Estocolmo (Suécia), dará uma espiada no laboratório da B. Braun na Alemanha e marcará presença num evento em Barcelona, na Espanha. Toda essa programação acontece a partir de amanhã, e se estende o dia 1º de março. A conta será nossa.

Peluso deixa o STF em julho
No dia 25 de abril, o ministro Cezar Peluso (foto) deixa o comando do Supremo Tribunal Federal (STF), o mais importante tribunal do país. Assume em seu lugar o atual vice-presidente, Carlos Ayres Britto. Peluso completa 70 anos de idade apenas em 3 de setembro, mas já avisou aos colegas que vai se aposentar durante o recesso de julho. Com isso, não voltará ao STF no reinício dos trabalhos em 1º de agosto. Se for confirmada a aposentadoria antecipada de Cezar Peluso a presidenta Dilma vai nomear o terceiro ministro do STF em 18 meses.


Aviso prévio
O ex-presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini, não tem dúvida: se o ex-presidente Lula insistir na aliança com o PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, haverá uma rebelião no PT.

Blindagem
Os petistas acham que o interesse de Gilberto Kassab em aliar-se ao PT é para conter as criticas do partido à sua gestão na Prefeitura de São Paulo, durante a campanha.

Festa imodesta
A senadora Ana Rita (PT-ES) diz que “o PT é o resultado do esforço de milhões de brasileiras e brasileiros”. Dos que pagam impostos, claro.

Vale a paisagem
Com o clima fervendo na Bahia e no Rio de Janeiro, o Palácio da Alvorada ganhará um refresco: a Presidência da República reservou R$1,5 milhão para serviços de irrigação automática “racionalizada” da área verde, de 344 mil m2.


Pássaro, avião?
Piada nos corredores da FAB, após a França vender seus primeiros Rafales: os indianos estariam melhor servidos com tapete mágico.

Vai dar chabu
O semiditador da Venezuela, Hugo Chávez, festeja seu satélite, feito em conjunto com a China, “o primeiro que chegará a Marte”. Deveria se chamar “Chabúz!”.

Governadora
O governador petista Tarso Genro que se cuide. Além de liderar a lista das melhores revelações da nova safra de senadores, Ana Amélia Lemos (PP-RS) desponta como forte candidata ao governo gaúcho em 2014.

Arrogância
Ainda ecoa em Brasília a arrogância do presidente do PT, deputado Rui Falcão, em discurso na festa de 32 anos do partido, realizada sábado: “Não há nos municípios quem erga a voz contra o presidente Lula e a presidenta Dilma”, disse.
Frase
É uma greve não muito mobilizada”
Ministro José Eduardo Cardozo, sobre a paralisação da Polícia Militar do Rio de Janeiro

Uma bomba
Mais de 50 personalidades internacionais, inclusive o Nobel Alternativo Chico Whitaker, pediram ao governo alemão que cancele a verba para Angra 3, no Rio, após a Alemanha decidir fechar suas usinas até 2021. Temem uma Fukushima tupiniquim.

Quem manda
O gaúcho Sílvio Porto, diretor de Política Agrícola da Conab, é protegido do PT porque controla as operações com cestas básicas. O homem manda mais que o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento.

EDITORIAL
Difícil transposição

Uma coisa é ouvir falar da transposição de águas do Rio São Francisco, das dificuldades que o programa vem tendo, das reações contrárias, das denúncias de irregularidades, até do abandono das obras. Outra coisa, bem mais grave, é atravessar hoje as rodovias pernambucanas em trechos onde até meados do ano passado era possível ver homens e máquinas empenhados no que parecia realmente a obra redentora para milhões de pessoas que sofrem o impacto cíclico das secas.
Nossa reportagem foi ver esse cenário e o que viu é extremamente preocupante: percorreu vários canteiros de obras abandonados, áreas deterioradas, trechos iniciados e abandonados, desperdício de dinheiro público, dramas humanos. Isso pode ser facilmente visto e sentido em Floresta, Custódia, Sertânia, onde as obras do canal de transposição mostram rachaduras ou estão tomadas pelo matagal.
Aí o ouvir falar se transforma em espanto, tristeza, indignação, porque o que seria uma obra para dar mais esperança a 12 milhões de nordestinos que vivem no Semiárido está virando terra arrasada, mais uma das obras públicas que fazem a crônica histórica do desperdício de dinheiro do contribuinte, de todos os brasileiros que acionam a cada segundo aquele mecanismo criado pelas entidades de classe paulistas – o Impostômetro – que no começo deste mês já detectava uma arrecadação de tributos superior a R$ 170 bilhões.
O cenário documentado e mostrado por este jornal confirma os insistentes protestos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) que encara a transposição como mais uma obra da indústria da seca, como as que vêm elegendo políticos há mais de um século. Acompanhando o abandono dos grandes canteiros de obras que iluminaram o Nordeste até o ano passado, a CPT denuncia o encarecimento da obra em 36%.
Há, no caminho da transposição, incontáveis obstáculos que deveriam ter sido previstos, pela dimensão da obra e seu impacto na economia da região. São questões que deságuam no Tribunal de Contas da União (TCU) e, mesmo, na Controladoria Geral da União, ou que fazem as obras sofrer embargos por trâmites burocráticos, por questionamentos jurídicos.
O governo diz que as obras paralisadas e os desgastes daí decorrentes serão de responsabilidade das empreiteiras, que não haverá nenhum custo adicional para os cofres públicos. Não é o que parece o correr dessa história. O custo mais imediato é o mal que a paralisação da obra está fazendo a milhares de trabalhadores. O que vem a seguir é a expectativa da retomada das obras simultaneamente com a preocupação com o trabalho destinado a suprir de infraestrutura os dois grandes eventos esportivos internacionais que iremos sediar. É difícil imaginar que esses dois canteiros de obra gigantescos serão ativados ao mesmo tempo. Mas devemos, sim, aceitar a promessa do ministro Fernando Bezerra Coelho de que no segundo semestre teremos o impulso definitivo para a transposição. Uma promessa restauradora da esperança que o início das obras gerou no Nordeste.

POLITICA
Impasse no PT deve e prolongar até junho
Presidente do PT no Recife afirma que o partido vem trabalhando com o prazo das convenções, e deixa claro que o clima de confronto interno está longe de se resolver

Sheila Borges

Cansado de ser indagado sobre o prazo cada vez mais curto que o PT tem para resolver os problemas internos e mostrar aos aliados que está unido em torno da reeleição do prefeito João da Costa, o presidente do partido no Recife, Oscar Paes Barreto, admitiu ontem que as conversas dentro e fora da agremiação acontecerão até junho, prazo fixado pela legislação para a realização das convenções partidárias que homologam as candidaturas. Oscar deixou claro que quem aposta em uma decisão em março ou abril está apenas tentando “despistar”, e lembrou que, historicamente, as candidaturas são referendadas no último instante, quando todas as negociações se esgotam e os acordos são firmados.
“O nosso tempo é o da política. As conversas rolam até a convenção. Sempre foi assim”, lembrou Oscar, referindo-se a outros pleitos. Curiosamente, o dirigente do PT, que é o maior defensor do projeto de João da Costa e hoje é auxiliar de Eduardo Campos (PSB), utilizou uma expressão amplamente dita pelo governador quando indagado sobre as indefinições da Frente Popular no Recife. Oscar reconhece que a palavra final sobre a capital é de Eduardo, e que a homologação do projeto do PT passa, necessariamente, pela avaliação do ex-presidente Lula. Mesmo em tratamento contra um câncer, Lula tem trocado ideias com Eduardo. Os dois, inclusive, tinham agendado uma reunião para o início de março.
O presidente do PT frisou que as negociações não estão restritas à sucessão da capital. Em todos os municípios da Região Metropolitana do Recife, segundo ele, as conversas estão a pleno vapor porque os acordos passam pelas composições das chapas majoritárias e proporcionais. Sem citar nomes, Oscar falou que o quadro do Recife tem rebatimento direto não só na RMR, mas em todo o Estado. Ao mesmo tempo, ele deixou claro que a briga entre os joões fugiu ao controle do PT, que continua debitando a fatura ao rompimento pessoal. Mas o desgaste é político e pode resvalar na Frente. O impasse tem dado gás aos aliados, estimulando o debate sobre as múltiplas candidaturas.

RÁPIDAS
Ministra encara polêmica sobre aborto na ONU

A nova ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, estreia a “posição de governo” sobre o aborto na Organização das Nações Unidas, em Genebra, esta semana, quando participa de reunião do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres. Em documento enviado semana passada o governo se coloca contra projetos como o Estatuto do Nascituro, que proíbe o aborto inclusive nas situações atualmente permitidas pela lei.

RÁPIDAS
TRE do Paraná cancela títulos de 211 mil eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná cancelou 211.185 inscrições em Curitiba por não comparecimento ao recadastramento para identificação biométrica (digital). O processo abrangeu um total de 1.236.822 eleitores, dos quais 1.025.637 foram revisados, o equivalente a 82,93% do eleitorado, e 211.185, cancelados. Agora, para regularizar a inscrição, o eleitor faltoso deverá apresentar os mesmos documentos, mas pagará multa.

ECONOMIA

Rápidas - Fundos de renda fixa elevam riscos e ganham mais
Em busca de maior rendimento, alguns fundos de renda fixa – que sempre foram um sinônimo de fundos DI – passaram a aplicar em títulos de maior risco. Resultado: estão registrando ganhos médios até 5,3% superiores em relação aos convencionais, que continuam atrelados aos juros do governo e aos títulos públicos. Uma parcela de 10% de títulos privados nos fundos é capaz de elevar consideravelmente o ganho dos cotistas sem assumir um risco incompatível com o perfil conservador do público da renda fixa. O problema é que muitos investidores não sabem que correm algum risco com essa renda fixa turbinada. Por isso, os fundos agora também têm as classificações crédito livre (aberto para títulos de risco maior) e índices (como o IPCA).

CAPA DOIS
Rápidas - Delegados participam de assembleia

Delegados de Pernambuco reúnem-se em assembleia, hoje pela manhã, na sede da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe). Integrantes da Adeppe prometem mobilizar a categoria para cobrar do governo um posicionamento em relação aos valores que vêm sendo pagos pelas horas extras efetuadas.

BRASIL
Protesto no Rio exige libertação de grevistas

 Mesmo enfraquecidos com a volta de policiais civis ao trabalho, bombeiros e PMs organizaram uma manifestação em Copacabana, mas não obtiveram adesão popular
RIO – Mesmo divididos com a saída de um dos sindicatos de policiais civis do movimento, bombeiros e policiais militares e civis em greve fizeram manifestação, ontem, na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, para protestar contra a prisão de dirigentes no presídio de segurança máxima Bangu 1. No total, 25 policiais e bombeiros estão presos – 17 em Bangu 1 (nove PMs e oito bombeiros) e os outros 8 no Batalhão Especial Prisional (BEP), entre eles uma mulher. Outros 162 bombeiros estão em detenção administrativa por faltarem ao trabalho.
Cerca de 400 pessoas se reuniram na frente do hotel Copacabana Palace, entre grevistas e parentes. Ao contrário da greve anterior dos bombeiros, no ano passado, desta vez não houve adesão popular. O número de manifestantes também ficou aquém do esperado.
“Houve operação de desmonte na mobilização dos policiais e bombeiros, com a prisão das lideranças e aquele grampo fraudado, que distorceu as negociações dos grevistas com parlamentares”, afirmou a deputada Janira Rocha (PSOL), que aparece em escutas telefônicas, autorizadas judicialmente. “O governo está colocando tampa sobre panela de pressão. Esse movimento vai virar mobilização nacional e o Rio estará na vanguarda.”
Entre os manifestantes, havia agentes com prisão preventiva decretada e familiares de presos. O sargento Paulo Edson Nascimento disse que se apresentaria ainda ontem. “Eu me apresentei, prestei serviço e mesmo assim decretaram minha prisão. Vou me apresentar, mas quero afirmar que esse governo está rasgando a Constituição ao pôr bombeiros e policiais em Bangu 1.”
PMs também se queixaram de “punição geográfica”. No total, 151 PMs do batalhão de Volta Redonda, no Sul Fluminense, foram transferidos para quatro unidades na Baixada Fluminense. “Fica a mais de 100 km de casa”, reclamou um sargento. O porta-voz da PM, coronel Frederico Caldas, não confirmou a transferência, mas afirmou que a corporação vai fazer “o que quer que tenha de ser feito” para coibir a greve, inclusive dispersar envolvidos.
Durante a manifestação, um simpatizante do movimento dos bombeiros iniciou discurso contra a Rede Globo. Gritando palavras de ordem, liderou cerca de cem pessoas, que atacaram duas equipes de reportagem com garrafas de água e bolinhas de papel. As equipes foram perseguidas por um quarteirão e tiveram de deixar o local.
Ainda durante o protesto, Cristiane Daciolo, mulher do cabo dos bombeiros Benevenuto Daciolo, preso desde quarta-feira, informou que ele está em greve de fome. Ela contou que foi avisada pelo defensor público que o representa. Desde que chegou a Bangu 1, Daciolo teria recusado as refeições servidas no presídio. Cristiane disse não saber como está a saúde do marido, porque teve só um encontro com ele, de 15 minutos, na quinta-feira.

Fim da greve na Bahia não cessa violência

SALVADOR – O fim, na noite de sábado, da greve que a Polícia Militar da Bahia vinha promovendo desde o dia 31 não ajudou a diminuir os homicídios na Região Metropolitana de Salvador. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, na madrugada de ontem houve 13 assassinatos na região – nove na capital. Os números são idênticos aos da sexta-feira e seguem a média dos últimos cinco dias na região, de 12,8 casos.
Desde o início da greve, foram 178 assassinatos na região, média de 14,8 homicídios diários, mais que do que dobro da registrada no período imediatamente anterior ao início da greve, de 6,7 casos por dia.
Apesar do fim da greve, na manhã de ontem vários veículos do Exército ainda eram vistos circulando em Salvador. No Largo do Farol da Barra, onde se iniciam os desfiles carnavalescos do circuito Dodô, chamava atenção o carro blindado do Exército, modelo Urutu, estacionado ao lado de um parquinho infantil. Ao menos seis soldados armados com fuzis automáticos faziam guarda ao lado do Urutu, deixando confusas as pessoas que circulavam no local.
A periferia de Salvador também ainda não sentiu os efeitos do fim da paralisação. Nas comunidades mais pobres da cidade, onde ocorreu a maioria das mortes nos dias de paralisação, o policiamento continuava ausente ontem.
Reforço no policiamento era visto só nas áreas onde o Exército já estava: na orla e em pontos turísticos, lotados em dia de sol. O policiamento a pé da ainda não havia sido retomado. Ocorria apenas em locais como Pelourinho e o elevador Lacerda. A PM confirmou que o policiamento a pé ainda não havia sido normalizado, o que considerou normal para o momento.

INTERNACIONAL
VENEZUELA
Henrique Capriles enfrentará Chávez

Governador do Estado de Miranda foi considerado o vencedor das primárias organizadas pela oposição para escolher o candidato único do bloco para eleição presidencial
CARACAS – O governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles Radonski, foi eleito ontem candidato único da oposição para enfrentar o presidente Hugo Chávez, no poder há 13 anos, na eleição presidencial de 7 de outubro na Venezuela. Capriles, 39 anos, declara inspirar-se na esquerda moderada do PT brasileiro, e fez um discurso de reconciliação, num país profundamente polarizado entre pró e antichavistas. Os resultados da oficiais contagem não tinham sido anunciados até as 21h45 locais (23h15 de no Recife), porque ainda havia seções eleitorais abertas para atender às filas de votantes, mas a vitória de Capriles já era dada como certa.
Cinco pré-candidatos a presidente disputaram as primárias, nas quais foram escolhidos também 17 candidatos a governador e 250 a prefeito, que disputarão eleições em novembro. A frente oposicionista Mesa de Unidade Democrática (MUD) promete manter-se unida para enfrentar os chavistas.
A deputada María Corina Machado, única mulher dos cinco pré-candidatos, reconheceu a vitória de Capriles logo depois que o Conselho Nacional Eleitoral entregou o resultado da contagem de 95% dos votos à Comissão Eleitoral de Primárias da MUD. Ela prometeu apoiá-lo. “A luta amanhã (hoje) se intensifica”, disse a deputada. “Todos reunidos ao redor de um só comando.”
Em segundo lugar nas pesquisas vinha Pablo Pérez, 42, governador do Estado de Zulia, também definido como de centro-esquerda. Concorreram ainda o ex-senador e ex-chavista Pablo Medina e o diplomata Diego Arria.
Muitos venezuelanos desafiaram Chávez e saíram para votar. A previsão inicial era a de fechar as urnas às 16h locais, mas muitas seções permaneceram abertas até bem mais tarde, por causa das filas. Em algumas seções o comparecimento superou 50%. Pela primeira vez na história da Venezuela, todos os 18 milhões de eleitores podiam participar em primárias unificadas da oposição. “Em todo o país, o povo saiu para votar, superando as expectativas que tínhamos”, disse Teresa Albanes, presidente da Comissão Eleitoral.
O dia transcorreu com tranquilidade. As primárias tiveram o respaldo do Conselho Nacional Eleitoral, que forneceu as listas de eleitores, alugou urnas eletrônicas à oposição e contou os votos, e das Forças Armadas, que mobilizaram 90 mil homens para garantir a ordem. Apenas queixas localizadas de irregularidades, como propaganda nas seções eleitorais, foram registradas.
Tão importante quanto o resultado, para a oposição, era o comparecimento. Nas últimas eleições, para a Assembleia Nacional, em 2010, o comparecimento foi de 66%, e o país se mostrou dividido praticamente ao meio, com vitória por 51% a 49% para a oposição, que, mesmo assim, ficou com menos cadeiras no Parlamento, por causa do sistema proporcional de divisão por Estados.
A Comissão Eleitoral prometeu destruir as atas de votação 48 horas depois do fechamentos das urnas, e de dirimidos eventuais questionamentos dos resultados. Mesmo assim, muitos funcionários públicos não foram votar, com receio de perseguição pelo governo, e da formação de “listas negras”, como ocorreu no passado.
Parafraseando Simón Bolívar, herói da independência, o presidente declarou: “Independência ou nada. Não podemos permitir que se feche a porta de novo, que a Venezuela volte a perder sua independência”.

Rápidas - Brasil participará do resgate de reféns das Farc

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou ontem que o Brasil foi autorizado a colaborar na libertação de cinco policiais e um militar prometida em dezembro pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). “Demos luz verde ao Brasil para ajudar na libertação dos sequestrados. Por que a demora?”, questionou o presidente em sua conta no Twitter. As Farc anunciaram a libertação de seis oficiais – sequestrados há mais de 12 anos –, mas em 31 de janeiro adiou indefinidamente a libertação, argumentando que a área para a entrega tinha sido militarizada. O governo rejeitou o argumento. Além disso, as Farc criticaram o fato de o governo impedir a colaboração de um terceiro país para assegurar a logística das libertações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário