Pesquisar

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O ESTADO DE SÃO PAULO


 

 

 

Manchete: Apuração liga mulher de ministro a verba irregular

 

TCE de Santa Catarina constatou despesa ‘ilegítima’ em convênio firmado com recurso do Trabalho

 

O Tribunal de Contas de Santa Catarina pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar denúncias que ligam a mulher e o chefe de gabinete do ministro do Trabalho, Manoel Dias, a irregularidades em convênios firmados no Estado e abastecidos por dinheiro da própria pasta, informam os repórteres Fábio Fabrini e Andreza Matais. Santa Catarina é a base eleitoral de Dias. Relatórios do órgão apontam suposto dano ao erário e favorecimento de três entidades, uma delas ligada ao PDT, partido do ministro, em parcerias de R$ 2,1 milhões, firmadas nas gestões de Dalva Maria de Luca Dias, como secretária estadual de Assistência Social, e de Rodrigo Minotto, então coordenador do Sistema Nacional do Emprego (SINE) no Estado. A investigação foi solicitada no mesmo dia em que a Polícia Federal prendeu três funcionários do ministério acusados de desviar recursos. Dalva Dias nega irregularidades e diz que “não há no Brasil um gestor público que não tenha processo”. (Págs. 1 e Política A4)

 

PF detecta lobby sobre Gilberto Carvalho

 

A Operação Pronto Emprego, da PF, revela que um grupo acusado de desviar R$ 18 milhões de convênio com o Ministério do Trabalho buscou apoio do ministro Gilberto Carvalho para tentar obter novos repasses de verba. O ministro diz que recomendou a ONG a pedido de cardeais. (Págs. 1 e A5)

 

Último voto do STF pode livrar réus do mensalão

 

A retomada do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal, na quarta-feira, poderá iniciar uma nova etapa do processo que já dura 8 anos. Se o ministro Celso de Mello votar pela admissão do embargo infringente, previsto no regimento interno do tribunal, desempatando o placar de 5 a 5 da última sessão, abrirá a possibilidade da reanálise de crimes de 12 dos 25 condenados. Entre os beneficiados por um novo julgamento estão o petista José Dirceu e o empresário Marcos Valério. (Págs. 1 e A6)

 

Obama mantém ameaça de ataque ao Irã

 

O presidente Barack Obama disse ontem que o acordo sobre a Síria não afasta a possibilidade de ataque ao Irã porque a questão nuclear é “muito maior” que o problema do arsenal químico. Ele pediu confiança aos aliados da região. (Págs. 1 e Internacional A8)

 

ONU tem indícios de mais 5 ataques

 

Relatório da ONU que será divulgado hoje aponta indícios de mais 5 ataques químicos na Síria. Ontem, a aviação de guerra voltou a bombardear redutos rebeldes. (Págs. 1, A8 e A9)

 

Saúde da família tem baixa adesão (Págs. 1 e Metrópole A14)

 

 

SP construirá prisões com parceria privada (Págs. 1 e Metrópole A17)

 

 

Carlos Alberto Di Franco

 

Democracia sem censura

Não existe democracia sem pluralismo, debate livre e discussão aberta. Tirem a máscara! A defesa das ideias demanda transparência. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

 

José Roberto de Toledo

 

Pluralidade desconexa

O debate sobre Mais Médicos nas redes é monólogo coletivo. Os que conseguem furar o bloqueio são veículos da velha mídia, como jornais. (Págs. 1 e Política A6)

 

Lúcia Guimarães

 

Notícias da terrinha

Quando parti daqui, um presidente do tribunal máximo do País não sonharia em ser grosso com a presidente da República na frente do papa. (Págs. 1 e Caderno 2, C10)

 

Notas & Informações

 

Continua a lambança fiscal

A política de incentivos fracassou e as desonerações resultaram em pura perda para o Tesouro. (Págs. 1 e A3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário