Pesquisar

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ESTADO DE MINAS


Manchete: Seca mata rios

 

Reportagem Especial - Cursos d’água são extintos pela desertificação que muda a paisagem no noroeste de Minas

 

Ribeirões que eram perenes agora correm como filetes apenas no período chuvoso. Outros simplesmente desapareceram, como o Campo Grande, morto desde 2007. Esse é um dos trágicos efeitos do processo de desertificação na Região Noroeste, como mostra a segunda parte da série de reportagens do Estado de Minas. A paisagem verde com rios cheios de peixes, descrita por Guimarães Rosa em Grande sertão: veredas, vai dando lugar à aridez, devido à exploração desordenada. O problema extrapola o Noroeste. O Ribeirão Campo Grande, em cujo leito hoje passam carros e ônibus, era afluente de primeira grandeza do Rio Urucuia, por sua vez um dos três maiores tributários do São Francisco. E o Velho Chico perdeu 35% de sua vazão entre 1948 e 2004, segundo estudo internacional com os 925 maiores rios do planeta. (Págs. 1 e 17 a 19)

 

Computadores: Pane tira do ar sistema do governo

 

Todos os portais, sites e correios eletrônicos do governo estadual foram bloqueados ontem entre as 15h e as 19h30, aproximadamente, atingindo bombeiros e polícias Militar e Civil. Houve transtorno no HPS com todas as fichas de exames e prescrições de medicamentos tendo de ser feitas à mão. Responsável pelo sistema, a Prodemge descartou a ação de hackers e atribuiu o problema a uma pane elétrica. (Págs. 1 e 20)

 

No Rio, hackers divulgamos endereços de 50 mil PMS (Págs. 1 e 7)

 

 

Corrupção: Situação de deputado se complica na Câmara

 

Suspeito de ser dono de ONG pivô do desvio de R$ 400 milhões em convênios do Ministério do Trabalho, Ademir Camilo (PSD-MG) pode ser chamado a se explicar e processado por quebra de decoro. (Págs. 1 e 3)

 

Chegam os cubanos

 

Vinte e quatro médicos de Cuba desembarcaram ontem no aeroporto da Pampulha distribuindo sorrisos e apertos de mão a cerca de 100 militantes apoiadores de sua vinda. Outros dois deles haviam chegado na madrugada da véspera. Eles vão trabalhar em 21 municípios mineiros no programa Mais Médicos, do governo federal. (Págs. 1 e 20)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário